Inoculação na agricultura: a base para cultivos sustentáveis e produtivos
A Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) é um dos processos naturais mais importantes do planeta, ao lado da fotossíntese. O nitrogênio é um nutriente essencial e exigido em grande quantidade pelas plantas. Na FBN o nitrogênio presente no ar (N2) é transformado em formas que podem ser utilizadas pelas plantas.
Para culturas como soja, milho, trigo e cana-de-açúcar, a inoculação é um componente chave para melhorar a estrutura radicular e desenvolvimento inicial dos cultivos, proporcionando a tolerância das plantas às condições adversas, como estiagens. A não utilização dos inoculantes, pode:
● Reduzir a produtividade: Plantas com raízes pouco desenvolvidas têm dificuldade em captar água e nutrientes, limitando seu crescimento.
● Gerar maior dependência de insumos químicos: Sem a fixação biológica de nitrogênio, pode ser necessária a utilização de uma maior quantidade de fertilizantes nitrogenados, elevando os custos e o impacto ambiental.
Assim, a inoculação não é apenas uma técnica, mas uma estratégia indispensável para garantir uma agricultura moderna, produtiva e sustentável.
A Microgeo, referência em inovação no manejo microbiológico do solo, traz ao mercado a nova linha de inoculantes Vigorgeo, composta por 3 produtos que, não apenas atendem à necessidade atual do produtor, mas também se destacam por proporcionar todos os benefícios já conhecidos na utilização de inoculantes.
O Vigorgeo Brad é um inoculante líquido específico para soja, que promove a fixação biológica de nitrogênio diretamente nas raízes das plantas. Essa tecnologia gera redução do custo de produção e ajuda na recuperação de áreas degradadas, auxilia na melhoria da fertilidade e da qualidade do solo, além de contribuir para a redução da emissão de gases de efeito estufa e redução da contaminação dos mananciais. Além desses benefícios aumenta a tolerância das plantas às condições adversas, como estiagens.
Já o Vigorgeo Azos é uma solução versátil indicada para milho, trigo e também para co-inoculação em soja. Esse inoculante se destaca pela sua capacidade de fixar nitrogênio biologicamente e por estimular o crescimento das plantas, promovendo maior absorção de nutrientes e água. Ele também favorece o desenvolvimento radicular, além de aumentar a resistência das culturas a períodos de seca, garantindo maior eficiência e resultados positivos.
O Vigorgeo Fós combina três estirpes de microrganismos de alta eficiência em uma única formulação. Essa solução multifuncional atua na solubilização de fósforo, fixação de nitrogênio e promoção do crescimento radicular. Ao integrar diferentes benefícios em um único produto, o Vigorgeo Fós proporciona praticidade no manejo e resultados de longo prazo, melhorando a produtividade das culturas e a saúde geral do solo.
Expansão do portfólio da Microgeo: inovação e alta performance
Com o lançamento da linha Vigorgeo, a Microgeo reforça seu compromisso com o desenvolvimento de soluções que integram tecnologia e sustentabilidade. Essas soluções, além de atenderem às necessidades específicas dos principais cultivos agrícolas, representam um passo importante na expansão do portfólio da empresa. A Microgeo também anuncia que, para 2025, novas soluções tecnológicas serão lançadas para o mercado e prometem elevar ainda mais os padrões de eficiência e desempenho na agricultura. Esses avanços visam consolidar a posição da empresa como companhia comprometida com a inovação sustentável, oferecendo aos agricultores ferramentas capazes de impulsionar a produtividade e garantir o equilíbrio do ecossistema agrícola.
Sobre a Microgeo
Fundada em 2000 na cidade de Limeira-SP, a Microgeo é uma empresa de biotecnologia agrícola, 100% brasileira, focada em promover, junto ao agricultor, o equilíbrio do microbioma do solo, por meio da agricultura de processos, visando a sua sustentabilidade. Atualmente faz parte da Allterra, empresa do portfólio dos fundos geridos pelo Pátria, focada em biofertilizantes, e está presente em todos os estados do Brasil, além de países vizinhos como Paraguai e Uruguai. A empresa comercializa o MICROGEO®, um componente balanceado que nutre, regula e mantém o Processo de Compostagem Líquida Contínua (CLC). O Composto Líquido produzido pela Bioestação Microgeo (BEM) restabelece o microbioma do solo garantindo a sustentabilidade e produtividade da agricultura, pecuária e florestas. A Biotecnologia Microgeo® pode ser aplicada via pulverização, fertirrigação, independentemente das condições climáticas e em conjunto com outros insumos químicos ou biológicos e fertilizantes. Recentemente a empresa aumentou seu portfólio e conta com uma nova linha de inoculantes: Vigorgeo Brad, Vigorgeo Azos e Vigorgeo Fós.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>