Conselho Científico Agro Sustentável participa do II SIMDEFI (Simpósio de Defesa Fitossanitária do Tocantins)
De 17 a 19 de maio acontece em Palmas (TO), a II edição do SIMDEFI (Simpósio de Defesa Fitossanitária do Tocantins). O Conselheiro Caio Carbonari e o Presidente do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS), José Otávio Menten, serão palestrantes do evento.
O Simpósio tem por objetivo proporcionar o contato entre alunos, produtores, empresas e profissionais da área de fitossanidade promovendo a troca de experiências e informações advindas de pesquisas, ampliando assim, a formação técnica/científica dos participantes.
Segundo a organização do evento, as palestras, ministradas por profissionais convidados de instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa nas áreas correlatas da Defesa Fitossanitária, vão enriquecer as discussões e permitir, ao mesmo tempo, detalhamento e abrangência dos assuntos e questões em debate.
A palestra Prof. Dr. José Otavio Menten será em conjunto com o Prof. Dr. Erlei Melo Reis e vai acontecer logo na abertura, no dia 17/05. O assunto em destaque vai ser: "Epidemiologia da Ferrugem da Soja e Calendarização da Semeadura".
“Preparamos um material que mostra, através de pesquisas científicas, realizadas no MT, que foi possível fazer a semeadura da soja em fevereiro e reduzir a quantidade de ferrugem asiática da soja em menor número de aplicações de fungicidas. Isto foi fundamental para que o calendário de semeadura fosse até 03 de fevereiro, reivindicação dos produtores. Este aprimoramento confere mais sustentabilidade à produção e menores riscos do surgimento de linhagens do agente da ferrugem resistentes menos sensíveis aos fungicidas sitio específico”, contou Menten.
O Conselheiro Prof. Dr. Caio Antonio Carbonari palestra no dia 19/05 e o tema será a resistência de plantas daninhas a herbicidas e os impactos gerados na agricultura. “A resistência das plantas daninhas a herbicidas é uma grande ameaça à competitividade e sustentabilidade da agricultura brasileira. O objetivo é abordar aspectos da biologia e manejo das plantas daninhas que têm relação com a seleção e evolução da resistência a herbicidas, além de destacar estratégias para combatê-la”, explicou Carbonari.
Sobre o CCAS
O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicílio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.
O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.
Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.
A agricultura, por sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. Não podemos deixar de lembrar que a evolução da civilização só foi possível devido à agricultura. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa, assim como a larga experiência dos agricultores, seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>