EMBRAPII apoia 3º ciclo do Programa Soja Sustentável do Cerrado
Soluções disruptivas que geram valor da lavoura à floresta em pé
São cinco as startups selecionadas para participar do 3º ciclo do “Programa Soja Sustentável do Cerrado – fomentando o empreendedorismo e a inovação para a produção livre de desmatamento”: Escolhidas entre 54 inscritas, Adapta, Busca Terra, Connect Farm, Green Bug e Maneje Bem oferecem soluções de regeneração florestal, mercado de carbono, mitigação de impacto, conformidade e monitoramento ambiental. As empresas somam-se às dez integrantes do 1º e 2º ciclos para compor um portfólio integrado em favor de uma cadeia de suprimentos da soja sustentável, livre de desmatamento e de conversão da vegetação nativa. Resultado da iniciativa inédita entre o Land Innovation Fund e AgTech Garage, com apoio estratégico da EMBRAPII – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial –, o programa conta com recurso inicial de cerca de R$2,2 milhões para apoio às startups, com a possibilidade de aumento de receita a partir da entrada de novos parceiros interessados em apoiar o ecossistema de inovação pela sustentabilidade do agronegócio.
O objetivo do programa é enfrentar os desafios da agenda internacional de combate ao desmatamento e mitigação das mudanças climáticas. De acordo com o INPE, a área devastada só na região do Matopiba (Maranhão, Piauí, Tocantins e Oeste da Bahia) corresponde a cinco vezes o tamanho da cidade de São Paulo. Segundo José Tomé, co-founder e CEO do AgTech Garage, as finalistas podem contribuir para gerar valor da lavoura à floresta em pé e estimular a criação de ações e mecanismos financeiros favoráveis à conservação ambiental.
As startups foram escolhidas a partir dos critérios inovação, maturidade e modelo de negócio, perfil da equipe, impacto ambiental e viabilidades técnica e econômica. O potencial de intercâmbio e a complementariedade entre os projetos também foram levados em conta. No ranking final estão as startups Adapta Consultoria (RJ), especialista em agricultura regenerativa com um plano de viabilidade, treinamento, monitoramento e quantificação de benefício financeiro (tokenização); Busca Terra (SP) com uma ferramenta de gestão e análise integrada de dados e de pagamento por serviços ambientais; Connect Farm (RS) com sua plataforma de inteligência de dados para monitoramento de áreas de vegetação, pastagens e cultivo na propriedade rural; Green Bug (SP) e seu dispositivo IoT para detecção e classificação do som das florestas, com análise geoestatística e orientação para gestores rurais; e Maneje Bem (PR), com o aplicativo de monitoramento ambiental, uso do solo e recursos hídricos, com assistência técnica acessível aos produtores e gestão de dados ambientais. O portfólio é composto por outras dez iniciativas selecionadas nos dois primeiros ciclos.
A EMBRAPII e o Programa
A EMBRAPII é responsável pela conexão entre as selecionadas e as Unidades EMBRAPII para desenvolver os projetos de PD&I que possuam desafios tecnológicos específicos, além de cofinanciar os projetos com recursos não reembolsáveis. “Ao unir o conhecimento de vanguarda de startups às competências técnicas das nossas Unidades EMBRAPII contribuímos para o aperfeiçoamento de processos na agroindústria, reduzindo o impacto ambiental. O Cerrado reúne algumas das maiores bacias hidrográficas do mundo e tem importância fundamental para a biodiversidade do planeta”, afirma Igor Manhães Nazareth, diretor de Planejamento e Relações Institucionais da EMBRAPII.
O terceiro ciclo do programa será uma verdadeira jornada de experiência, com acesso a mentorias estratégicas e técnicas, conexões com executivos do AgTech Garage, troca de experiências com empreendedores, participação em eventos, ampla exposição nas redes sociais e acompanhamento de um time de especialistas composto por integrantes de empresas parceiras com foco no desenvolvimento e escala de soluções que possam contribuir com os objetivos do Land Innovation Fund em fomentar a sustentabilidade na cadeia de suprimento da soja. Também estão previstas aulas masters e apoio técnico-científico de um time de pesquisadores selecionados para o Programa Fellowship Matopiba.
O Modelo EMBRAPII
A EMBRAPII é uma Organização Social com Contrato de Gestão com os Ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Educação (MEC) e Saúde. A instituição garante com recursos não reembolsáveis parte do valor total do projeto da empresa que deseja inovar. Para viabilizar o desenvolvimento, coloca à disposição 72 Unidades EMBRAPII (distribuídas pelo país), centros de pesquisa de ponta credenciados na rede de inovação. Mais de 1500 projetos já receberam o apoio da EMBRAPII, totalizando mais de R$ 2 bilhões em investimentos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>