Café tem alta de 5,74% em outubro
Levantamento da APAS revela que redução na produção nacional e inflação externa das commodities agrícolas pressionam o preço do produto no mercado interno
O preço do café acumula alta de 34,23% no ano (janeiro a outubro) e de 5,74% no mês de outubro. Em 12 meses, a elevação é de 39,81%, de acordo com estudo realizado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS).
Uma combinação de fatores justifica o fenômeno, sobretudo, um acréscimo médio de 113% no preço da saca do produto nos últimos 12 meses e uma diminuição de 36,9% no volume produzido em virtude da escassez de chuvas nas principais regiões de cultivo, segundo levantamento da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento). Outro aspecto são os problemas decorrentes das dificuldades de exportação enfrentadas pela Colômbia, terceiro maior produtor de café do mundo, o que reduziu em 8% a oferta mundial do produto.
“Esses resultados sinalizam para uma tendência de alta no preço do café até dezembro, quando termina a safra atual. Com isso, será possível projetar um novo comportamento dos preços para os meses seguintes”, explica Diego Pereira, economista da APAS.
Sobre a APAS – Com 50 anos de tradição, a Associação Paulista de Supermercados representa o essencial setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento com a sociedade. A entidade, que possui 3 distritais na cidade de São Paulo e 13 regionais distribuídas estrategicamente pelo estado, conta hoje com 1.505 supermercados associados que somam 4.315 lojas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>