Livro do Insper Agro Global analisa participação do agronegócio brasileiro no contexto internacional
Em parceria com Fundação Alexandre Gusmão (FUNAG) e Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), a publicação será lançada nesta quinta (18) em webinar em canal do Insper
Nos últimos 20 anos, o agronegócio brasileiro se consolidou como um personagem essencial no cenário da economia global. As exportações mais do que quintuplicaram, ultrapassando os US$ 100 bilhões em 2020 e alcançando mais de 200 países.
Para discutir esse panorama, o Insper – uma das principais instituições de ensino e pesquisa do país - por meio do Insper Agro Global, centro que analisa os grandes vetores de transformação e a dinâmica da inserção do Brasil no agronegócio mundial, lança o livro "O Brasil no Agro Global: Reflexões sobre a inserção do agronegócio brasileiro nas principais macrorregiões do planeta".
A publicação é uma parceria com a Fundação Alexandre Gusmão (FUNAG), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, e o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), think tank de referência em relações internacionais no Brasil.
Em nove capítulos, o livro reúne textos de 34 autores, entre membros da equipe de pesquisadores do Insper Agro Global, diplomatas e agentes de governo que atuam na promoção do agronegócio brasileiro no exterior em mais de 20 diferentes países. A publicação foi organizada por Marcos Jank, coordenador do Insper Agro Global e do Núcleo Agro do CEBRI, e Leandro Giglio, pesquisador do Insper Agro Global.
Com prefácio de Marcos Lisboa e Alexandre Ghisleni, a obra destaca o quanto o país ainda tem a ganhar com um processo de estreitamento de laços, estabelecimento de acordos e consolidação de parcerias comerciais. "Esperamos contribuir com o debate sobre a inserção internacional do Brasil e a formulação de políticas públicas, privadas e estratégicas para o setor, em âmbito global", afirma Marcos Jank.
O livro apresenta uma análise sobre as principais macrorregiões do planeta que são estratégicas para o agronegócio brasileiro: América Latina, Estados Unidos e Canadá, União Europeia, Rússia, Oriente Médio e Norte da África, África Subsaariana, sul da Ásia, China e sudeste da Ásia. ”O leitor terá uma imersão sobre o agronegócio brasileiro no mercado global e o potencial que se revela no quanto o país ainda tem a ganhar com o estreitamento de laços, estabelecimento de acordos e parcerias comerciais", diz Leandro Gilio.
Webinar de lançamento
"O Brasil no Agro Global: Reflexões sobre a inserção do agronegócio brasileiro nas principais macrorregiões do planeta" será lançado no dia 18 de novembro, quinta-feira, às 18h, em evento online transmitido no canal do Insper no YouTube. Também haverá transmissão pelo zoom e o canal do CEBRI. O evento é parte do Ciclo de Debates do Insper Agro Global e contará com a participação de Marcos Jank (Professor Sênior do Insper e Coordenador do Insper Agro Global), Marcio Soares (Apex Brasil), Alexandre Ghisleni (Diretor do Departamento de Promoção do Agronegócio do Ministério das Relações Exteriores) e Orlando Ribeiro (Secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). A abertura será feita por Marcos Lisboa (Presidente do Insper) e o evento será mediado por Julia Dias Leite (Presidente do CEBRI).
Sobre o Insper - O Insper é uma instituição independente e sem fins lucrativos, que busca ser referência em educação e geração de conhecimento por meio do ensino de excelência e pesquisas nas áreas de Administração, Economia, Direito, Engenharia, Políticas Públicas e Comunicação. No portfólio, cursos para várias etapas de uma trajetória profissional: graduação (Administração, Economia, Engenharias, Direito e Ciência da Computação), pós-graduação lato e stricto sensu (Certificates, MBAs, programas da área de Direito, Mestrados Profissionais e Doutorado) e Educação Executiva (programas de curta e média duração, e customizados de acordo com as necessidades das empresas). No âmbito da produção de conhecimento, o Insper atua por meio de cátedras e centros de pesquisa que reúnem pesquisadores em estudos e projetos dirigidos a políticas públicas, agronegócio, educação, inovação, finanças e gestão. Tem as acreditações de qualidade da Association to Advance Collegiate Schools of Business (AACSB), EQUIS (European Quality Improvement System), Association of MBAs (AMBA) e Associação Nacional de MBA (Anamba).
Sobre o CEBRI - Fundado há 23 anos, o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) é o 2º think tank mais relevante da América do Sul e Central e o principal centro de pensamento e promoção da agenda internacional do país. A instituição prioriza a interdisciplinaridade, a pluralidade e a independência. Por isso, conta com um Conselho Curador diverso e atuante, formado por renomados diplomatas, intelectuais, políticos e empresários, além de um Conselho Consultivo composto por mais de 70 empresas e instituições dos mais diferentes segmentos. Atualmente, o CEBRI possui 12 núcleos de trabalho, que geram debates de alto nível, conteúdo de qualidade e subsídios à formulação de políticas públicas, em temas que impactam a agenda internacional do país. Os núcleos têm o objetivo de contribuir para a construção de uma agenda de desenvolvimento e inserção internacional para o Brasil.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>