Veja as safras de agosto e programe-se para aproveitar as melhores ofertas nas ceasas do país
Frutas ricas em vitamina C como morango e laranja são os destaques do mês
Chegou agosto e é hora de se programar para aproveitar os alimentos que estão em época de colheita, desfrutando de produtos de maior qualidade e com bom preço de comercialização. Agosto é o último mês do inverno e as frutas ricas em vitamina C estão em alta. É época de laranja, morango, tangerina, mexerica e carambola.
A laranja está entre as três frutas mais consumidas no Brasil. É uma fruta rica em fibras, vitaminas A, B e C, flavonoides e betacaroteno. Tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que auxiliam no combate ao envelhecimento precoce, ajudam a reduzir o colesterol ruim, protege de doenças cardiovasculares e fortalece o sistema imunológico. Além disso, a laranja também possui minerais como potássio e cálcio, necessários para a regulação da pressão arterial. São Paulo e Minas Gerais são os principais produtores de laranjas no Brasil. A dica do presidente da Brastece (Confederação Brasileira das Associações e Sindicatos de Comerciantes em Entrepostos de Abastecimento), Waldir de Lemos, é escolher as frutas mais firmes e mais pesadas. “As laranjas mais consistentes, de cor brilhante e pesadas são as de melhor qualidade e as mais frescas”.
O morango tem propriedades diuréticas e é rico em vitamina C, que ajuda na cicatrização de ferimentos e também fortalece a parede dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação. Ele ainda é antioxidante e retarda o envelhecimento. Os cultivos de morango estão centralizados também em São Paulo e em Minas Gerais. Na hora da escolha verifique os frutos de coloração mais forte e que estejam mais firmes, evite os verdes e os amolecidos. “É possível armazenar o morango na geladeira por cerca de três dias. A dica é lavar só na hora de consumir, pois essa fruta naturalmente absorve muita água, o que acaba influenciando no envelhecimento do produto”, explica de Lemos.
Além dessas frutas, agosto traz ainda boas opções de legumes e verduras. Gengibre, inhame, batata doce, mandioca e ervilha também estarão em época de safra. Segundo o presidente da Brastece, consumir alimentos em período de colheita é mais saudável e pode ser mais barato. “Geralmente as frutas, legumes e hortaliças da estação são mais baratas por conta da grande oferta. Isso não é uma regra porque fatores climáticos podem influenciar, como as geadas do fim de julho, por exemplo. Mas esses alimentos também são mais saudáveis, pois, o período de safra natural favorece o cultivo sem o uso excessivo de agrotóxicos”, explica.
As centrais de abastecimento de todo o país oferecem vasta diversidade de produtos hortigranjeiros. A dica é se programar para as compras priorizando os alimentos da época. Você pode conferir o valor base de alguns produtos no aplicativo Prohort da Conab.
Brastece - A Confederação Brasileira das Associações e Sindicatos de Comerciantes em Entrepostos de Abastecimento existe desde 2010 e exerce o papel de defesa dos trabalhadores atacadistas da cadeia de alimentos, buscando validar o trabalho do comerciante dos entrepostos e trazer inovações, investimentos e melhorias para o setor. Hoje ela representa 27 entidades distribuídas por todo o país.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>