DMCard compra operação private label das redes Natural da Terra e Hortifruti
Rede varejista composta pelas duas marcas entrega a gestão de seu cartão próprio à DMCard que, por solicitação do novo parceiro, será o primeiro cartão em sistema co-braded com a Mastercard administrado pela instituição financeira
Após aquisição de 100% da carteira de crédito da rede varejista composta pelas marcas Natural da Terra e Hortifruti, a DMCard dá início a transição para assumir a gestão do cartão private label das lojas. Além da migração de uma administração que era interna para uma empresa especializada, o cartão da loja também entra em uma nova fase. A partir de agora ele assume a marca NatuSou e, por uma solicitação do varejista, passa a funcionar em sistema co-branded com a Mastercard. Isso significa que os clientes contarão com um cartão próprio e um cartão de crédito tradicional bandeirado ao mesmo tempo, podendo ser utilizado para pagamentos em qualquer estabelecimento.
Há 18 anos atuando com cartões private label, conhecido popularmente como cartão de loja, a DMCard é líder de mercado e a maior especialista nesse setor. Há pouco mais de um ano, deu início a expansão da instituição financeira lançando o seu cartão de crédito bandeirado, o DMCard Mastercard. Até então, ambos os produtos seguiam rumos independentes e com diferentes propósitos dentro da empresa até surgir a oportunidade de acessar um novo formato com as redes Natural da Terra e Hortifruti, como explica Juan Agudo, Diretor Comercial, de Produtos e de Operações da DMCard.
“Nós somos uma das únicas instituições financeiras a manter o cartão private label como principal core business, e ele ainda será nossa principal ferramenta para concessão de crédito para atender ao nosso propósito de inclusão financeira das classes mais baixas. Com a oportunidade de um parceiro tão importante como o Natural da Terra, entendemos o seu objetivo de oferecer ao cliente, por meio de um cartão híbrido, uma experiência diferenciada com a rede, independentemente de onde e como ele utilize o seu NatuSou Mastercard”.
O executivo também conta que isso não significa que o cartão co-branded estivesse fora dos planos da DMCard. “Claro que a longo prazo, o formato estava sendo avaliado internamente como uma possibilidade, afinal, o mercado financeiro vive em transformação e precisamos estar preparados. No entanto, como tivemos essa chance de antecipar nossos planos, estamos colocando toda a nossa expertise em oferecer crédito para que o co-branded da seja uma ferramenta de aumento das vendas e fidelização tão poderosa quanto o private label tradicional”.
NatuSou Mastercard nasce com uma base de 90 mil clientes
A carteira de crédito adquirida pela DMCard conta com uma base de 90 mil clientes, sendo que, destes, 10 mil clientes estão ativos. Ao todo, a rede conta com 68 pontos de venda espalhados pelos quatro estados da Região Sudeste nos quais os clientes poderão enviar suas propostas para o NatuSou Mastercard presencialmente, contudo, também terão a opção de pedir seu cartão de qualquer lugar pelo WhatsApp, ferramenta utilizada de forma pioneira pela DMCard como canal de vendas e que, atualmente, já responde por cerca de 50% de todas as propostas recebidas na instituição.
“A aquisição de carteiras de crédito tem sido um importante caminho pelo qual optamos seguir para manter nossos níveis de crescimento acelerado. Por nossas experiências recentes podemos afirmar que, a partir de agora, a base de clientes do NatuSou não apenas crescerá muito rápido como será uma importante ferramenta para aumento das vendas nas lojas”, destaca Agudo.
Dentre as experiências recentes, recordadas pelo executivo, estão mais de dez aquisições por todo o país, desde 2018, quando a prática se transformou em uma estratégia do negócio. “A rede BH, um dos maiores varejistas supermercadistas do país, cuja carteira de clientes também assumimos por meio de uma aquisição em 2018, viu a taxa de aprovação para liberação de novos cartões dobrar e o volume de compras realizadas com o private label triplicar, no primeiro mês de transição para a gestão da DMCard e, dois anos depois, o valor de vendas nos cartões é oito vezes maior, criando muito valor na forma de vendas incrementais. Isso é possível porque o consumidor portador do cartão da loja se torna mais fiel ao ponto de venda e gasta 55% mais do que clientes que não adotam a mesma forma de pagamento”, conta.
Sobre a DMCard
A DMCard é uma instituição financeira que nasceu em 2002 como uma administradora de cartões de crédito private label (o chamado “cartão de loja”), setor no qual se tornou a maior especialista e líder de mercado. Em 18 anos de vida já emitiu mais de 3,7 milhões de cartões em todo o país e, atualmente, está presente em 230 redes, com um total de 5.800 lojas espalhadas pelo Brasil que já contam com seu cartão próprio administrado pela DMCard, como Sonda, Cobal, Spani, Semar, Royal, Unissul, Docelar, Joanin, Ricoy, Imec, BH, Koch, Paulistão e Althof.
Em 2020, deu início ao plano de levar essa expertise a outros setores além do supermercadista. Por exemplo, tornou-se a administradora do cartão de loja da rede Tapajós, ampliando sua atuação no setor farmacêutico e já começa a mirar todo o varejo para levar a todos os benefícios do private label, como o incremento nas vendas (um estudo avaliado pelo Centro de Excelência em Varejo da FGV mostrou que clientes portadores do cartão da loja gastam 55% mais que outros clientes que não utilizam a mesma forma de pagamento), fidelização do cliente e o atendimento de excelência da DMCard, a única instituição financeira que possui o selo RA1000 concedido pela plataforma ReclameAQUI às instituições que apresentam ótimos índices de atendimento ao consumidor.
A DMCard tem índice de satisfação no atendimento pelo seu call center de 94% e NPS (Net Promoter Score) atual de 74%, índices que mostram a qualidade que os consumidores dos varejistas parceiros encontrarão ao solicitar o seu cartão.
Além disso, também em 2020, a DMCard deu início a novos produtos financeiros para atender o consumidor em todas as suas necessidades financeiras entrando no segmento de cartões de crédito bandeirados com o lançamento do DMCard Mastercard e também da DMConta, a conta digital da DMCard, que foram os primeiros produtos de um plano robusto de expansão a curto prazo que envolve o lançamento de diversss outras soluções. Por exemplo, a empresa se prepara para o lançamento de uma linha de crédito para empréstimo pessoal. Contudo, o cartão de loja continua sendo sua principal ferramenta de crédito.
Uma empresa jovem, dinâmica e que está em constante crescimento. Para isso, tem a tecnologia, a inovação, o pensamento digital e o cuidado com as pessoas como importantes valores, sempre buscando soluções que ofereçam a melhor experiência aos seus clientes.
Colaboradores satisfeitos refletem na atuação e nos resultados da empresa, prova disso é a avaliação interna pelo E-NPS (Employee Net Promoter Score), indicador que mede o quanto os colaboradores classificam a empresa como um bom local para se trabalhar, alcançou um excelente resultado com 93% de satisfação. Além disso, na plataforma Glassdoor, a empresa está avaliada com a nota de 4,6 (em uma escala de zero a cinco), o que a posiciona em nota similar ou ainda mais alta do que as maiores e mais desejadas empregadoras do país.
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