Agropalma desenvolve programa de liderança feminina e diversidade de gerações
Entre as ações da empresa, Programa Ecoar identifica as lideranças femininas e trabalha questões de fortalecimento pessoal e profissional, além de técnicas de posicionamento para as respectivas funções
A Agropalma, maior produtora de óleo de palma sustentável da América Latina - com unidades em Tailândia e Belém (PA), Limeira e São Paulo (SP) - tem trabalhado cada dia mais por ações que desenvolvam o respeito e o engajamento entre seus colaboradores. Além da diversidade de gerações, que envolve estagiários de universidades, jovens aprendizes e perfis seniores, a empresa tem investido em liderança feminina, por meio do Programa Ecoar, com atividades que visam o fortalecimento pessoal e profissional das mulheres que fazem parte da companhia.
Implantado recentemente, o Programa Ecoar tem como objetivo garantir a presença feminina em diferentes cargos dentro da organização, além dos já ocupados com sucesso, inclusive em posições hierárquicas mais elevadas, com o suporte de treinamentos e planos de carreira, para que tenham um excelente desempenho. Por meio do programa, são identificadas as mulheres com perfil de liderança e, mensalmente, são aplicadas sessões de coaching individual e reuniões coletivas, onde são trabalhadas questões de posicionamento em reuniões, técnicas de operações e alinhamentos.
De acordo com Marcella Novaes, diretora administrativa da Agropalma, a empresa acredita na capacidade das pessoas que, independentemente do gênero, podem chegar onde quiserem, ser o que quiserem e ocupar as posições que almejam. "No caso do Ecoar, temos trabalhado com as mulheres para auxiliar nesse processo de crescimento de carreira. Estamos em um segmento no qual 95% dos profissionais são homens e, para ajudar a mudar essa realidade, implantamos o programa de capacitação feminina. Precisamos eliminar alguns rótulos, que acabam por dificultar ainda mais o posicionamento da mulher, além de desenvolver e fortalecer sua segurança profissional para estar nesse papel de forma muito mais robusta", destaca a executiva.
No âmbito de diversidade de gerações, a empresa desenvolve um programa para a contratação tanto de jovens aprendizes e estagiários - que atualmente possui 50% dos jovens do gênero feminino e 50% do masculino -, quanto de perfis seniores, de profissionais acima dos 50 anos de idade.
Segundo dados da região Norte do país, dentro do Programa Jovens Aprendizes da Agropalma, 10% das mulheres engravidam e abandonam os estudos. "Para fomentar uma mudança nessa realidade, fazemos uma qualificação técnica para todos os 300 jovens inscritos no projeto. Realizamos um acompanhamento familiar para que elas não desistam da carreira e possam enxergar que é possível ser mãe, estudar e ser uma boa profissional, ou seja, ter um equilíbrio de papéis. É imprescindível fortalecer essa futura líder, inclusive dentro da empresa, que está cada vez mais engajada nesse processo", explica Marcella.
Quanto aos perfis seniores, a executiva ressalta a necessidade de valorizar esses profissionais, tanto pela maturidade no ambiente de trabalho, quanto pela experiência e vasto conhecimento que podem ser aplicados no dia a dia do negócio. "Quando acontece algum desligamento de um profissional com essa bagagem, contratamos outra pessoa no mesmo nível, pois sabemos do potencial desse perfil. Embora a diversidade de gerações seja um desafio, porque precisamos eleger uma comunicação comum a todos e ações mais abrangentes, na verdade, isso é o que nos inspira a sermos sempre melhores a cada dia", finaliza Marcella.
Sobre a Agropalma
A Agropalma é a maior produtora de óleo de palma sustentável da América Latina e sua atuação perfaz toda a cadeia produtiva, da produção de mudas ao óleo refinado e gorduras especiais. Sua trajetória começou em 1982, no município de Tailândia, no Pará. Atualmente, a empresa conta com seis indústrias de extração de óleo bruto, um terminal de exportação e uma refinaria de óleo de palma, e emprega cerca de 4.500 colaboradores. O compromisso da Agropalma com o meio ambiente é um de seus valores, o que é representado, na prática, por certificações ambientais, abrangendo insumos, matérias-primas e 100% de sua produção.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>