navigation
SEGS Portal Nacional

Agro

Biogénesis Bagó lança vacina contra o botulismo, doença que gera mais de R$ 500 milhões por ano em prejuízos diretos na pecuária brasileira

  • Quarta, 09 Dezembro 2020 11:20
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariele Previdi
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

A multinacional argentina lança a vacina Botulinogen que previne contra o botulismo ajudando o pecuarista brasileiro a produzir e proteger o rebanho cada vez mais e melhor

A Biogénesis Bagó, uma das empresas líderes na América Latina na produção de soluções para a saúde animal, lança em Dezembro mais um produto para fortalecer seu portfólio de produtos biológicos. A BOTULINOGEN® é uma vacina bivalente e específica para proteger com segurança contra o botulismo, disponibilizada em apresentações de 20 doses e de 50 doses.

De acordo com o Gerente Técnico da Biogénesis Bagó Brasil, Reuel Luiz Gonçalves, o botulismo é uma doença/intoxicação específica causada pela ingestão e absorção intestinal de toxinas produzidas pelo Clostridium botulinum, uma bactéria que acomete diferentes espécies, inclusive o homem. O botulismo ainda mata muitos bovinos, gerando mais de R$ 500 milhões por ano em prejuízos diretos na pecuária brasileira

O Clostridium botulinum pode permanecer no solo e em matéria orgânica por longos períodos, sem causar doença. Porém, quando encontra um ambiente favorável de anaerobiose, ou seja, sem oxigênio, os esporos germinam e produzem neurotoxinas. Após ingestão e absorção pelo trato intestinal, as toxinas se ligam a receptores de terminações nervosas, resultando em paralisia flácida e morte do animal em virtude de parada respiratória. As toxinas C e D são as de maior importância epidemiológica. Um miligrama de toxina mata um animal adulto e cerca de um grama de matéria orgânica decomposta contaminada pode ter toxina suficiente para matar um bovino adulto.

Bovinos confinados também podem adquirir a intoxicação de forma esporádica quando alimentados com silagem, feno ou ração mal conservados, que possam conter matéria orgânica em decomposição ou carcaças de pequenos mamíferos e aves, que por acidente, possam ter sido incorporados ao alimento no momento da preparação.

“Estas condições são ideais para a multiplicação da bactéria e produção de grandes quantidades da toxina botulínica. Reservatórios de água, águas paradas e açudes contaminados por carcaças de roedores, plantas, pequenas aves ou animais silvestres como tatus e tartarugas também podem ser considerados como possíveis fontes de infecção para bovinos a campo e estabulados”, explica Gonçalves.

Considerando que o tratamento dos animais enfermos é geralmente ineficaz e economicamente impraticável, o controle do botulismo bovino consiste na adoção de medidas preventivas relacionadas à melhoria das condições ambientais e sanitárias como eliminação de fontes de contaminação nas pastagens através da remoção e incineração de carcaças; manejo nutricional adequado, como a correção da deficiência de fósforo nas pastagens e suplementação mineral permanente dos animais.

Para o Gerente de Produtos da Biogénesis Bagó Brasil, Pedro Hespanha, a vacinação é um dos meios profiláticos mais eficazes para prevenir a doença. “A vacinação deve ser feita anualmente, antes do período das chuvas, sendo que a primeira imunização deve ser seguida de reforço quatro a seis semanas após a primeira dose. Em algumas situações, como no confinamento, esta é a principal medida de controle do botulismo”, orienta Hespanha.

Sobre a Biogénesis Bagó

A Biogénesis Bagó é uma empresa líder nos principais mercados da América Latina, com projeção global, e comprometida com o desenvolvimento de soluções para a saúde e sustentabilidade da produção pecuária por meio da biotecnologia. A empresa desenvolve e comercializa produtos e serviços veterinários criados para garantir a saúde e melhorar a produtividade dos rebanhos bovinos de carne e leite. Conta com um portfólio de mais de 70 produtos e 650 registros em distintos países da América Latina, China e Ásia.

Com escritórios na Bolívia, Brasil, América Central, México, Uruguai e Asia, sua sede está localizada na Argentina, com fábricas em Monte Grande e Garín (província de Buenos Aires). No Brasil, conta com uma planta fabril na cidade de Araçoiaba da Serra (SP).

A empresa é a maior provedora de vacinas antiaftosa do mundo, tanto que três em cada 10 vacinas antiaftosa aplicadas na América são produzidas pela Biogénesis Bagó. A capacidade anual de produção da empresa é de 400 milhões de doses de vacinas contra febre aftosa, 30 milhões de doses de vacina antirrábica e 100 milhões de doses de vacinas combinadas.

Em 2014, 2016 e 2018 foi nomeada pela revista inglesa Animal Pharm como a melhor empresa de saúde animal da América Latina.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Nov 10, 2025 Agro

Variedade de alta performance aumenta rentabilidade no…

Nov 07, 2025 Agro

Cascos fortes e bem desenvolvidos contribuem para a…

Nov 06, 2025 Agro

Circuito Nelore de Qualidade: 1.100 animais serão…

Nov 05, 2025 Agro

Agricultura digital eleva eficiência e competitividade

Nov 04, 2025 Agro

Cevada brasileira caminha para safra recorde…

Nov 03, 2025 Agro

Produtividade e tolerância a doenças elevam o padrão…

Out 31, 2025 Agro

Nutrição de precisão revoluciona a pecuária ao aumentar…

Out 30, 2025 Agro

Vampiros do campo: sugadores ameaçam assombrar a…

Out 29, 2025 Agro

Previsão climática favorável eleva o alerta para…

Out 28, 2025 Agro

Cercas de alta resistência contribuem para o sucesso do…

Out 27, 2025 Agro

Planejamento da estação de monta reflete em melhoria na…

Out 24, 2025 Agro

Sanidade de Precisão: como dados genômicos estão…

Out 23, 2025 Agro

Irrigação ajuda na redução de emissões dos gases do…

Out 22, 2025 Agro

Agro FTI celebra crescimento em faturamento com série…

Out 21, 2025 Agro

Fungicidas entregam resultados robustos no manejo de…

Out 20, 2025 Agro

Marrãs e leitões sofrem com os impactos da Síndrome da…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version