Boehringer Ingelheim realiza evento online para médicos do estado de Minas Gerais e região Sul do Brasil
Com a presença do médico e pesquisador renomado mundialmente, Dr. Luca Richeldi, o evento “Meet the Experts” aborda a Fibrose pulmonar Idiopática, doença rara e de difícil diagnóstico, o que atrasa o tratamento adequado com pneumologista [i]
Acontece no dia 19 de setembro, de 10h30min às 12h, após cadastro pelo link www.meettheexperts.com.br o encontro digital “Meet the experts”. Idealizado pela Boehringer Ingelheim, o evento tem o objetivo de disseminar o conhecimento de especialistas sobre a fibrose pulmonar idiopática (FPI). A FPI é uma doença rara, de causa desconhecida (idiopática), crônica e progressiva, que afeta os pulmões, causando cicatrizes (fibrose) que reduzem a área de troca de ar.[ii]
A doença atinge de 0,22 a 17,4 pessoas a cada 100.000 [iii]. É mais comum em homens acima de 60 anos, fumantes e ex-fumantes iii. Entre os sintomas mais comuns, estão a falta de ar e a tosse iii. “Esses sinais são muitas vezes confundidos com o envelhecimento e outras doenças respiratórias e cardíacas, o que costuma atrasar o diagnóstico. Estima-se que mais da metade dos pacientes não recebam inicialmente um diagnóstico assertivo, e o tempo médio para o diagnóstico correto varia entre um a dois anos após o início dos sintomasi” explica o pneumologista Dr.Adalberto Rubin, pneumologista da Santa Casa de Porto Alegre.
O diagnóstico pode ser feito pela combinação do histórico clínico do paciente, tomografia computadorizada de alta resolução e, em alguns casos, uma biópsia pulmonar cirúrgica pode ser necessária iii. A correta identificação da doença é fundamental para iniciar o tratamento adequado do paciente.
A evolução dos medicamentos foi considerada um divisor de águas para médicos e pacientes. A doença ficou conhecida como “órfã de tratamento” por muitos anos até a chegada de medicamentos antifibróticos que atuam retardando sua progressão em até 50%[iv]. Até 2016, eram administrados apenas tratamentos para sinais e sintomas. “Os novos antifibróticos atuam impedindo a proliferação descontrolada das células que formam as cicatrizes, desaceleram o ritmo de evolução da doença e diminuem os riscos de exacerbação (crises de piora aguda da doença) da FPIii” esclarece o Dr. Rubin.
Durante o evento serão abordados temas como a importância do diagnóstico e tratamento precoce da FPI e como centros de referência com equipe multidisciplinar e infraestrutura podem auxiliar no cuidado otimizado do paciente. Isso será realizado em um formato didático, a partir de trocas de experiências entre médicos pneumologistas e radiologistas, com discussão de caso clínico e opinião de especialistas baseado em diretrizes de diagnóstico e tratamento nacionais e internacionais.
“É de grande valia que pneumologistas da região sul do país e do estado de Minas Gerais participem do evento que tem o foco em atualizar os especialistas e engajar os médicos a falarem sobre a doença e ter um diagnóstico precoce com tratamento adequado” explica o especialista. O médico reforça também que outras especialidades que costumam ser procuradas nessas situações como cardiologistas, clínicos e geriatras, devem se atentar ao quadro do paciente para o encaminhamento ao pneumologista.
Agenda
Meet the experts
Dia: 19 de setembro de 2020
Horário: 10h30 min às 12h
Link para inscrição: www.meettheexperts.com.br
Sobre a Boehringer Ingelheim
A Boehringer Ingelheim é uma das 20 principais farmacêuticas do mundo e a maior de capital fechado, com cerca de 51.000 funcionários globalmente e possui como foco de atuação desenvolver soluções de saúde com grande valor e impacto para pessoas e animais. Atua há mais de 130 anos para trazer soluções inovadoras em suas três áreas de negócios: saúde humana, saúde animal e fabricação de biofármacos. Em 2019, obteve vendas líquidas de cerca de € 19 bilhões de euros. Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento corresponderam a aproximadamente 18% do faturamento líquido, cerca de 3,5 bilhões de euros. No Brasil há mais de 60 anos, a Boehringer Ingelheim possui escritório em São Paulo e fábricas em Itapecerica da Serra e Paulínia. A empresa recebeu, em 2020, pelo quarto ano consecutivo, a certificação Top Employers, que a elege como uma das melhores empregadoras do mundo por seu diferencial nas iniciativas de recursos humanos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>