Condicionador de solo da Fertiláqua aumenta eficiência do Paclobutrazol (PBZ) na cultura da manga
O uso do Paclobutrazol (PBZ) na cultura da manga possibilitou a produção do fruto durante todo o ano na região do Vale do São Francisco. O PBZ atua como regulador do crescimento vegetativo da mangueira, com o objetivo de desenvolver um manejo da floração, tornando-a mais uniforme e em qualquer época do ano. No entanto, sua eficiência é instável, devido à pouca mobilidade no solo.
Com isso, novas tecnologias estão sendo inseridas para potencializar o efeito do PBZ. Substâncias orgânicas têm se mostrado promissora na melhora de absorção de íons e moléculas, como os ácidos fúlvicos.
Uma dissertação feita na Universidade Federal do Piauí – UFPI comprovou que a utilização do condicionador de solo da Fertiláqua, junto ao PBZ aumenta a eficiência de absorção do produto, conferindo maior eficiência das trocas gasosas e atividade de enzimas, mantendo os níveis de carboidratos, proteínas e aminoácidos, gerando uniformidade da floração e, consequentemente, proporcionando maior produtividade de manga da variedade Keitt.
Outro benefício dos condicionadores de solo é que ao final do período produtivo foi observado menor quantidade de resíduo de PBZ no solo, podendo causar menos riscos ao meio ambiente, como contaminação de fontes hídricas superficiais e subterrâneas e, portanto, o tratamento pode ser recomendado para manejo para cultura em condições semiáridas, como é o caso do Vale do São Francisco.
Para o consultor e especialista em manga há 30 anos, Eduardo Ferraz, a solução da empresa auxilia na manutenção da curva de absorção do PBZ. “O ácido fúlvico é um estímulo para o crescimento radicular, potencializa uma absorção mais rápida e proporciona a manutenção. Outro manejo que tem sido utilizado é o parcelamento da dose, otimizando ainda mais a absorção do produto e a resposta floral”, explica.
O condicionador de solo é desenvolvido a partir da parte mais nobre da matéria orgânica e atua na estrutura física, química e biológica do solo, estimula o aumento e o equilíbrio dos microrganismos e a liberação de nutrientes, promove a construção de perfil do solo e melhora a disponibilização da adubação. Seu uso aumenta em quantidade e em diversidade a microbiota, trazendo o equilíbrio e a revitalização do solo.
Sobre o Grupo Fertiláqua
Um dos maiores grupos de nutrição, fisiologia de plantas e revitalização de solo, a empresa Fertiláqua atua por meio das marcas Aminoagro, Dimicron e Maximus, a linha Longevus no segmento de cana-de-açúcar, e a linha Golden Seeds para sementeiras e produtores de sementes. A companhia pertence ao fundo de investimento Aqua Capital. Com mais de 300 colaboradores e presença em todo o Brasil, e em outros países da América Latina, a empresa investe em pesquisa, tecnologia e inovação. A Fertiláqua conta com a sede administrativa em Indaiatuba/SP, fábricas em Cidade Ocidental/GO e Cruz Alta/RS, um centro de distribuição em Cuiabá/MT, dois Laboratórios de Análise de Sementes (LAS) e dois Centros de Inovação Tecnológica (CIT). O grupo disponibiliza uma iniciativa pioneira, o Programa Construindo Plantas (PCP), com ações específicas em cada fase das culturas, do plantio à colheita, para potencializar o desenvolvimento de plantas mais eficientes, e um solo com melhores qualidades físicas, químicas e biológicas, buscando com isso sistemas com maiores potenciais produtivos e consequentemente rentabilidade. Com o objetivo de reconhecer a qualidade das sementes de soja no mercado brasileiro, foi criado pelo grupo o selo Sementes de Verdade. Mais informações no website: www.fertilaqua.com.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>