Embrapa comemora segundo ano de atividades em Alagoas com live
Novo centro de pesquisas pretende entregar tecnologias e ampliar conhecimento para cadeias agroalimentares
Criada oficialmente em 29 de junho de 2018, a Embrapa Alimentos e Territórios alcança seu segundo ano de atividades fazendo avançar sua missão junto aos seus principais públicos-alvo. Para celebrar os primeiros 24 meses de atuação, a direção do mais novo centro de pesquisas da estatal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promoverá mais um evento virtual.
A live, que leva o nome “Alimentos e Territórios”, acontece na próxima segunda-feira, 29, a partir das 18 horas, no canal corporativo da empresa no Youtube, e vai contar com depoimentos de diversas autoridades e parceiros importantes, como o governador de Alagoas, Renan Filho, o presidente da Embrapa, Celso Moretti, o líder da Bancada Federal de Alagoas, deputado Marx Beltrão, o presidente da Federação de Agricultura do Estado de Alagoas (Faeal) e do Senar-AL, Álvaro Almeida e o pesquisador e ex-presidente da Embrapa, Maurício Lopes.
Já os protagonistas convidados serão João Flávio Veloso, chefe-geral da Embrapa Alimentos e Territórios, Vinicius Lages, diretor do SEBRAE-AL e Teresa Corção, do Instituto Maniva. A live terá como mestre de cerimônia, o jornalista Gustavo Porpino. “Nós vamos aproveitar o evento do aniversário para também oferecer ao público uma discussão bastante qualificada sobre as principais temáticas trabalhadas por nossa equipe técnica aqui em Alagoas. Nossos convidados deverão falar, por exemplo, sobre as principais conexões entre a Gastronomia e os Produtos Alimentares Diferenciados (PAD’s) brasileiros”, diz Veloso.
O novo centro de pesquisas, que está funcionando, provisoriamente, nas dependências da Secretaria de Agricultura de Alagoas, no centro de Maceió, conta atualmente com 19 empregados, sendo nove pesquisadores, seis analistas, técnicos e assistentes. A Embrapa Alimentos e Territórios desenvolve estratégias para valorização de produtos agroalimentares.
Segundo João Flávio, o processo crescente de urbanização tornou as sociedades cada vez mais bem informadas, que demandam alimentos com mais qualidade e diversificados. Alimentos mais seguros e nutritivos, com menor impacto ambiental, com maior responsabilidade social, com resgate da cultura e história, são algumas das novas demandas contemporâneas.
“Nesses primeiros 24 meses a Embrapa Alimentos e Territórios têm focado suas ações na sua estruturação e na elaboração de projetos. A geração de conhecimento para a produção de alimentos funcionais, bem como o conhecimento e reconhecimento de produtos territoriais brasileiros e seu uso potencial na gastronomia estão no radar estrutural deste novo Centro”, diz Veloso.
Ele acrescenta que a Embrapa Alimentos e Territórios vai investir fortemente no resgate de informações etnobotânicas, antropológicas sobre utilização de espécies nativas ou exóticas, com ênfase para seu uso alimentar direto ou como ingrediente na gastronomia. “A valorização territorial e uso de matérias-primas e ingredientes da biodiversidade, como aspectos associados à saúde, funcionalidade, diretamente vinculados aos usos alimentares diretos ou como ingredientes na gastronomia, é outro componente importante da missão deste Centro”, acrescenta.
A cerimônia virtual será transmitida ao vivo no canal corporativo da Embrapa no YouTube. O evento é direcionado para os públicos interno e externo. Para acompanhar o evento online, clique aqui.
Endereço de acesso à live:
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>