Casa Bugre | Agrivalle realizam encontro digital sobre avanços no controle de nematoides
No dia 13 de maio, as empresas Casa Bugre | Agrivalle promoveram o encontro digital NemaScience. Gratuito, o evento teve como objetivo reunir grandes nomes da Nematologia, apresentando os recentes avanços no controle de nematoides. Participaram da transmissão cerca de 3.000 pessoas simultaneamente, entre consultores, pesquisadores e produtores rurais do Brasil, Estados Unidos, Angola, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, França, Haiti, Holanda, Malásia, Paraguai e Peru.
Entre os palestrantes, estavam presentes: Dr. Hercules Campos (UniRV), Dr. Flávio Medeiros (UFLA), Dra. Rosangela Silva (Fundação MT), Dr. Pedro Soares (UNESP), Dra. Claudia Arieira (UEM) e Dr. Eduardo Bernardo (Casa Bugre | Agrivalle). Para o Gerente de Marketing Casa Bugre | Agrivalle, Fernando Sousa, o encontro cumpriu com o propósito de oferecer conhecimento e informação sobre o controle de nematoides. “Totalizamos um número de 21.000 acessos durante o período do evento. Além disso, apresentamos ao mercado nossa nova solução: o Profix®, primeiro nematicida com mistura de microrganismos em um único produto”, destaca Sousa.
O controle biológico representa uma ferramenta indispensável para o manejo integrado de nematoides e patógenos que afetam as raízes das plantas. “Este controle possui maior espectro de ação e eficiência quando combina fungos e bactérias – agentes de biocontrole – a produtos que não inibem seu desenvolvimento. Para isso, é preciso que sejam aplicados no início do ciclo da cultura, ou seja, no plantio”, analisa o Dr. Flávio Medeiros, da UFLA.
De acordo com o Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento de Biológicos Casa Bugre | Agrivalle, Eduardo Bernardo, os nematoides estão presentes em todas as áreas produtivas, e no Brasil causam danos imensos, da ordem de R$ 35 bilhões. “Nas culturas de soja e algodão as perdas médias são de 10% a 30%, respectivamente, podendo chegar a 50% e 60% em altas infestações”, afirma Bernardo. Segundo o Dr. Pedro Soares, da UNESP, para evitar esta situação, é necessário e fundamental a identificação das espécies de nematoides predominantes nas áreas e a adoção de práticas eficientes de manejo disponíveis para melhorar a produtividade e a rentabilidade.
O Profix®, por exemplo, é o único nematicida biológico complexo do mercado com multifunções e adaptado às condições do Brasil. Para a nematologista da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, Rosangela Silva, a possibilidade em se ter diversos microrganismos atuando de forma conjunta, principalmente, quando se tem mais de uma espécie de nematoides na área é a característica marcante da tecnologia.
A Dra. em Fitopatologia com ênfase em Nematologia, Claudia Arieira, trabalhou com o Profix® em associação com braquiárias, via tratamento de sementes, para o controle de Pratylenchus brachyurus. De acordo com ela, foi possível observar que o produto controlou o nematoide de forma significativa, chegando as reduções de 52%, 63% e 78% da população final em braquiária brizanta, braquiária ruziziensis e braquiária sabiá, respectivamente – quando comparado a plantas que não receberam tratamento biológico.
Sobre a Casa Bugre
A Casa Bugre investe no campo prestando serviços e estando ao lado do agricultor, pesquisando e desenvolvendo soluções que afetam diretamente a sustentabilidade das lavouras. Desde 1981, se dedica não só a distribuição de sementes e produtos agrícolas, mas também ao compromisso de auxiliar o produtor rural com sementes de qualidade, produtos com inovações tecnológicas e sustentáveis. Hoje, conta com três sedes atuando na distribuição e desenvolvimento de diversos insumos agrícolas em nove estados do país.
Sobre a Agrivalle
A Agrivalle é uma empresa de tecnologia e inovação que atua há 16 anos desenvolvendo produtos biológicos, fertilizantes e bioestimulantes. Com sede em Salto (SP), a companhia é uma das pioneiras no segmento de biológicos do Brasil, investindo em pesquisa para associação de microrganismo nas mais variadas situações e demandas das plantas, para que possam expressar o máximo potencial genético.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>