Fertiláqua debate sobre a importância da qualidade de semente
A Fertiláqua, um dos maiores grupos de nutrição, fisiologia de plantas e revitalização de solo, tem realizado diariamente transmissões online com representantes do seu corpo técnico para debater principais pontos da agricultura e auxiliar os produtores com dicas e orientações que, até então, eram dadas no campo.
A Live “DM em Campo” abordou sobre sementes de alto vigor, com os especialistas Aline Clemente e Gilberto Medeiros e mediação de Deyvid Bueno.
No início do bate papo, a gerente de Desenvolvimento, Aline, esclareceu qual a importância de se utilizar uma semente de qualidade. Segundo ela, a semente é o veículo de toda a tecnologia gerada. Por meio dela é possível levar as características e melhorias genéticas até o campo.
A qualidade de sementes envolve quatro aspectos: físico, genético, sanitário e fisiológico. O físico é quando o lote está livre de impurezas e nada além de semente da própria espécie. O genético seria quando não há contaminação genética ou varietal, ou seja, semente é da mesma cultivar. O aspecto sanitário refere-se a semente livres de patógenos. E o fisiológico corresponde a outros três fatores: germinação, vigor e longevidade.
A germinação de uma semente é determinada, em laboratório, ao dar todas as condições ideias (luz, água, temperatura e oxigênio) para a semente e depois avaliar o potencial máximo em gerar uma nova planta. Já o vigor é o desempenho da semente, ou seja, rápida emergência e estabelecimento no campo, mesmo em condição adversa. E a longevidade é o período de tempo em que a semente se mantém viável.
A qualidade é feita no campo, porém o processo de colheita e os demais como beneficiamento, armazenamento e transporte, podem aprimorar ou prejudicar a qualidade da semente. Assim, vários cuidados devem ser tomados para manter a qualidade da semente até o momento do plantio, para que expresse todo o potencial genético.
Um problema comum que prejudica a qualidade das sementes é a incidência do dano mecânico. O maquinário impróprio e desregulado pode causar perda de qualidade. Porém, além do cuidado com a máquina que será utilizada, o produtor deve se atentar em oferecer o treinamento adequado para o operador,visando regulagem e velocidade adequada durante a colheita, levando em consideração a umidade da sementes..
Em seguida, o gestor do programa Sementes de Verdade da Fertiláqua, Gilberto Medeiros, destacou o atual momento da safra brasileira, que está em torno de 75% da área colhida, com algumas regiões já finalizando o processo e outras caminhando para isso.
Para ele, o momento atual é de extrema importância na decisão da compra da semente, devido à muitos problemas climáticos encontrados neste ano durante o processo produtivo das sementes nas diversas regiões do país. A semente é a base para o sucesso do agricultor durante o processo produtivo. A primeira orientação é buscar uma sementeira que ele tenha uma relação comercial de confiança. Em seguida, o produtor pode e deve solicitar os resultados das análises dessa semente. Outra forma de ter devidas certezas na aquisição é solicitar uma amostra do lote de semente que está comprando, para que ele possa enviar a algum laboratório credenciado para que realize as devidas análises, afinal isso impactará diretamente em sua produtividade e rentabilidade final.
Durante a live, foi explicado aos participantes sobre o Programa Sementes de Verdade da Fertiláqua, que analisa, identifica e reconhece com selo os lotes de sementes, das sementeiras parceiras, que cumprem os parâmetros estabelecidos no programa, lotes estes que apresentam performance acima da média comercializada atualmente. Os lotes de sementes devem apresentar mínimo de 95% de germinação, dos quais 70% estão nas classes de mais alto e alto vigor pelo teste de tetrazólio e 90% de vigor pelo teste de envelhecimento acelerado (EA).
O Programa é responsável por identificar na sementeira essa semente de alto padrão, a qual está armazenada em local adequado. Todo o transporte destas sementes identificadas é realizado em caminhão refrigerado, para que o produtor não tenha perdas na viabilidade e qualidade. Os lotes com selo de reconhecimento do Programa Sementes de Verdade possuem rastreabilidade, assim o produtor pode monitorar todos os aspectos durante o processo produtivo, desde a colheita até resultados das análises em laboratório. Tudo isso para garantir segurança do agricultor na compra desta semente.
Para participar das próximas lives, que acontecem de segunda a sexta-feira, às 19 horas, basta acessar o perfil da Fertiláqua no Instagram: @fertilaqua. As lives também ficam disponíveis no canal do Youtube youtube.com/fertilaquaoficial. E mais informações sobre os programas da companhia no website: http://fertilaqua.com/.
Sobre o Grupo Fertiláqua
Um dos maiores grupos de nutrição, fisiologia de plantas e revitalização de solo, a empresa Fertiláqua atua por meio das marcas Aminoagro, Dimicron e Maximus, a linha Longevus no segmento de cana-de-açúcar, e a linha Golden Seeds para sementeiras e produtores de sementes. A companhia pertence ao fundo de investimento Aqua Capital. Com mais de 300 colaboradores e presença em todo o Brasil, e em outros países da América Latina, a empresa investe em pesquisa, tecnologia e inovação. A Fertiláqua conta com a sede administrativa em Indaiatuba/SP, fábricas em Cidade Ocidental/GO e Cruz Alta/RS, um centro de distribuição em Cuiabá/MT, dois Laboratórios de Análise de Sementes (LAS) e dois Centros de Inovação Tecnológica (CIT). O grupo disponibiliza uma iniciativa pioneira, o Programa Construindo Plantas (PCP), com ações específicas em cada fase das culturas, do plantio à colheita, para potencializar o desenvolvimento de plantas mais eficientes, e um solo com melhores qualidades físicas, químicas e biológicas, buscando com isso sistemas com maiores potenciais produtivos e consequentemente rentabilidade. Com o objetivo de reconhecer a qualidade das sementes de soja no mercado brasileiro, foi criado pelo grupo o selo Sementes de Verdade. Mais informações no website: www.fertilaqua.com.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>