São Paulo recebe a primeira feira de café voltada para o consumidor da América Latina
Criada para entrar no calendário da cidade como uma grande feira de negócios e experiências, o público poderá conhecer e interagir com toda a cadeia do café, desde os produtores, torrefadores e fabricantes, até cafeterias, lojas e manifestações culturais e gastronômicas
O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo e o segundo maior consumidor. Para ampliar o conhecimento e mergulhar no universo de uma das bebidas mais apreciadas no planeta, a Bienal de São Paulo sediará a feira SP Café, porque café é conexão nos dias 15, 16, e 17 de maio.
“O café nacional é reconhecido mundialmente pela sua qualidade e sustentabilidade. Por isso, criamos um espaço para que os brasileiros possam se orgulhar ainda mais, mergulhando no universo do grão e descobrindo porque o café é conexão. A SP Café será uma oportunidade especial para o consumidor conhecer e interagir com toda a cadeia do café”, declara Nelson Carvalhaes, empresário do setor e sócio da SP Café.
Em sua primeira edição, a iniciativa já conta com importantes apoiadores como a ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café), ABICS (Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel), Sindicafé (Sindicato da Indústria do Café do Estado de São Paulo) e Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo. O investimento para sua realização é de 2 milhões de reais e a expectativa dos organizadores é atrair 15 mil pessoas por dia.
“O objetivo da feira é apresentar ao consumidor final da cadeia do agronegócio café. Do fruto à xícara, uma feira de muitas experiências e negócios. Teremos conteúdo para todas as idades”, afirma Maria Fernanda Monteiro de Barros, curadora de conteúdo e sócia do SP Café.
A feira entra para o calendário da cidade de São Paulo ocupando dois andares do prédio da Bienal, que está no coração verde da metrópole e conta com a assinatura de Oscar Niemeyer em ponto privilegiado e de fácil acesso, o Parque do Ibirapuera.
A sustentabilidade será outro aspecto importante da feira. Toda a borra produzida durante os três dias, será coletada e enviada como adubo para o Viveiro Manequinho Lopes, localizado dentro do Parque, e responsável por grande parte das mudas plantadas pela capital.
“Café é conexão e, por isso, esses três dias serão uma experiência inesquecível para todos os públicos, inclusive para as crianças. Será uma grande confraternização de profissionais, famílias, produtores, especialistas e apaixonados em torno do café”, conta o sócio Ricardo Fleury Silveira, sócio da Multicase, agência responsável pela realização do evento.
Além da presença de diversas empresas, profissionais e especialistas do café, o público terá experiências de conteúdos. Entre os destaques, o translado ida e volta em um ônibus elétrico para um passeio guiado pelo maior cafezal urbano do mundo, criado na década de 1950 no Instituto Biológico, e que conta com aproximadamente 2 mil pés de café. A apenas cinco minutos do Parque do Ibirapuera, os visitantes terão a chance de conhecer essa criação inspirada no vinhedo urbano de Montmartre, em Paris.
Programação
A SP Café oferecerá uma programação eclética para atrair não só profissionais e especialistas do café, mas também o consumidor final. Os visitantes terão acesso a um evento com experiências e conexão completa:
• Na Vila do Café, o público passará por estações com a presença das mais conceituadas empresas, redes de cafeterias e conhecerá microtorrefadoras, o trabalho de microempreendedores de alimentos, produtos, artesanatos e livrarias. Será uma oportunidade única para fazer negócios, degustar delícias cafeinadas e adquirir itens para levar.
• Nos stands, os visitantes poderão conhecer e adquirir cafés de diversas marcas que representam a alta qualidade do café brasileiro;
• O público poderá conhecer máquinas e equipamentos desenvolvidos com tecnologia de ponta para uso profissional ou doméstico;
• Para os profissionais do setor, a feira contará com a presença de torrefadoras, entidades representativas dos segmentos privado e governamental, cooperativas e fazendas produtoras.
• Entidades certificadoras disponibilizarão informações sobre seu processo de trabalho e a importância da garantia de segurança e qualidade do produto.
• A agenda da feira apresentará aos visitantes diferentes tipos de conteúdo, como bate-papos descontraídos com profissionais e apreciadores de café e palestras e workshops com informações mais aprofundadas e diversas.
• Conceituados baristas e mestres de torra participarão da feira apresentando suas habilidades e revelando segredos na preparação e criação de diferentes tipos de cafés, bem como competindo em um grande campeonato.
• Na área de entretenimento, shows ao vivo e exposições de arte complementarão a experiência.
• A feira será um programa para toda a família pois contará também com o Espaço Kids, pensado com carinho e que disponibilizará atividades lúdicas e vivências interessantes em torno do café.
Sobre o café brasileiro
• Consumo interno: em 2019, o Brasil produziu cerca de 49,3 milhões de sacas de 60k de café (Conab), sendo o consumo interno responsável por 29,5% aproximadamente. Segundo pesquisa do Euromonitor, o brasileiro consome em média de 3 a 4 xícaras de café por dia. Entre as ocasiões de consumo, destaque para o crescimento de cafeterias que atualmente somam 3,5 mil no Brasil.
• Exportações: neste ano, as exportações bateram recorde histórico, somando 40 milhões de sacas, o que corresponde a aproximadamente 70,5% de tudo que é produzido no Brasil. (Cecafé)
Serviço:
Feira: SP Café, porque café é conexão
Ingressos: R$ 20,00.
Data: 15, 16 e 17 de maio de 2020
Local: Bienal de São Paulo (Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Vila Mariana, São Paulo)
Horário: 10h às 19h
Site: www.souspcafe.com.br
Instagram: @spcafeconecta
Sobre Nelson Carvalhaes
Há mais de 40 anos no mercado de café, tendo dedicado parte de sua vida aos cafés de alta qualidade ou especiais, desenvolveu processos para grandes grupos estrangeiros no País com foco em cafés gourmet. É sócio de uma empresa com 100 anos de atuação no mercado e atualmente preside o conselho dos exportadores de café do Brasil -- Cecafe.
Sobre Maria Fernanda Monteiro de Barros
Maria Fernanda Monteiro de Barros é nascida e criada em Araraquara, na fazenda de café dos avós e, depois, da mãe. É casada com Nelson Carvalhaes.
Sobre a Multicase
Agência especializada em marketing de experiência (live marketing). Presente há 10 anos no mercado, tem entre seus clientes: Grupo UOL, General Mills, Pepsico, Scania, Nivea, BRFoods, Grupo Iguatemi, Grupo Bacardi. Também realiza o evento proprietário Arraial da Cidade, no Jockey Club de São Paulo.
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