Condicionador de solo da Fertiláqua desenvolve raízes mais profundas
A planta tem acesso a maior quantidade de água e nutrientes
Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estimam que a safra total de cana no Brasil em 2019/20 será de 642 milhões de toneladas, ante a 620 milhões de toneladas em 2018/19, citando como fator principal as condições climáticas favoráveis.
As condições de solo no plantio de cana têm se tornado tema recorrente entre os especialistas da área, uma vez que o resultado produtivo tem relação direta com a qualidade do solo.
O uso de condicionadores de solo – como o Longevus Planta da Fertiláqua, que apresenta em sua composição ácidos orgânicos, aminoácidos e nutrientes – contribui para uma melhoria na qualidade do solo.
“Um solo equilibrado nas composições física, química e biológica, sem compactação, e com boas condições, pode elevar a produtividade do canavial. Porém, o que temos visto hoje no setor, é que a grande maioria destes solos não está nestas circunstâncias e aí entra a necessidade de trabalharmos com soluções que atuem nesse processo”, explica Alan Borges, gerente de desenvolvimento da Fertiláqua.
Estudos no campo conduzidos pela empresa com o uso de Longevus Planta, mostraram raízes em maior quantidade e mais profundas, chegando a tamanhos que variaram de 1,70 a 2,10 metros. “Em solos compactados e adensados, temos encontrado sistemas radiculares que não passam de 60 cm”, afirma Borges.
Com raízes menores, a planta tem acesso a menor quantidade de água e nutrientes, o que causará problemas em seu crescimento. Além disso, com um sistema radicular superficial, no momento do corte, a cana se torna mais suscetível ao arranquio, tendo suas raízes arrancadas pela máquina e, consequentemente, passa a ter mais chances de falhas no canavial. “Isso significa que no próximo corte, o produtor não terá o mesmo número de plantas por hectare, logo, menor quantidade de cana e menor produtividade. O número de plantas por hectare passa a ser inferior ao desejado”, esclarece o gerente.
O Longevus Planta auxilia na produção de raízes e descompactação de solo, proporcionando maior atividade de microrganismos, tornando a planta mais produtiva, mais protegida de doenças e propiciando um ambiente favorável para o desenvolvimento de sistema radicular mais profundo.
Mais informações sobre a linha de cana-de-açúcar da Fertiláqua no website http://fertilaqua.com/.
Sobre o Grupo Fertiláqua
Um dos maiores grupos de nutrição, fisiologia de plantas e revitalização de solo, a empresa Fertiláqua atua por meio das marcas Aminoagro, Dimicron e Maximus, a linha Longevus no segmento de cana-de-açúcar, e a linha Golden Seeds para sementeiras e produtores de sementes. A companhia pertence ao fundo de investimento Aqua Capital. Com mais de 300 colaboradores e presença em todo o Brasil, e em outros países da América Latina, a empresa investe em pesquisa, tecnologia e inovação. A Fertiláqua conta com a sede administrativa em Indaiatuba/SP, fábricas em Cidade Ocidental/GO e Cruz Alta/RS, um centro de distribuição em Cuiabá/MT, dois Laboratórios de Análise de Sementes (LAS) e dois Centros de Inovação Tecnológica (CIT). O grupo disponibiliza uma iniciativa pioneira, o Programa Construindo Plantas (PCP), com ações específicas em cada fase das culturas, do plantio à colheita, para potencializar o desenvolvimento de plantas mais eficientes, e um solo com melhores qualidades físicas, químicas e biológicas, buscando com isso sistemas com maiores potenciais produtivos e consequentemente rentabilidade. Com o objetivo de reconhecer a qualidade das sementes de soja no mercado brasileiro, foi criado pelo grupo o selo Sementes de Verdade. Mais informações no website: www.fertilaqua.com.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>