Embrapa estima que o Brasil produz 75 mil toneladas de pimentas por ano
Área cultivada chega próximo aos 5 mil hectares
Segundo a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, não existe uma estimativa exata da produção da pimenta no país, mas acredita-se que são aproximadamente 5 mil hectares de área cultivada por ano, gerando uma produção de 75 mil toneladas da especiaria.
Só a Sabor das Índias, empresa brasileira especializada em produtos à base de pimenta, situada em Vinhedo, no estado de São Paulo, processou um total de 109 toneladas no ano de 2019, contabilizando um aumento 34% em relação a 2018.
A Embrapa informa que ainda não é possível ter uma estimativa exata da produção de pimenta no Brasil, porque em grande parte, é cultivada por pequenos agricultores de diversas regiões brasileiras.
A Sabor das Índias, por exemplo, reforça a ideia de praticar a responsabilidade socioambiental, trabalhando diretamente com produção familiar, viabilizando negócios com 21 famílias em Minas Gerais e utilizando matéria-prima da Amazônia em suas criações, como o Murupi, por exemplo, também adquirido diretamente dos produtores ribeirinhos instalados na região dos rios Negro e Solimões.
As informações da Embrapa ainda apontam um consumo crescente e isso tem aumentado a demanda pelo produto, tornando esse segmento do agronegócio um dos mais importantes do país, sendo que parte da produção é voltada também para a exportação em diferentes formatos, dado também validado pela empresa de Vinhedo. A Sabor das Índias fechou o ano passado com um aumento de 20% em suas vendas para o mercado exterior, chegando a países como Angola, Canadá, China, Dubai, Estados Unidos, Holanda, Inglaterra, Paraguai, Portugal e Suíça.
Sabor das Índias – empresa familiar fundada há 25 anos na cidade de Vinhedo, interior de São Paulo. Hoje, a marca comandada pelos irmãos Diogo Moreira de Aquino e Gustavo Moreira de Aquino, exporta diversos itens derivados da pimenta para Angola, Canadá, China, Dubai, Estados Unidos, Holanda, Inglaterra, Paraguai, Portugal e Suíça. Todos os produtos são veganos, livres de conservantes e corantes, além de serem preparados com azeite de oliva.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>