Com o sucesso de 2019, SESC - Cidade da Inclusão acontece novamente em dezembro de 2020
SESC - Cidade da Inclusão reuniu na Arena Carioca 2 do Parque Olímpico, entre os dias 06 e 08 de dezembro muitos visitantes interessados em informação e novidades, além dos test-drives em diversos modelos de carros adaptados disponíveis no local.
O pontapé inicial aconteceu com a abertura oficial na presença de autoridades políticas e representantes do setor, como Luciana Novaes, vereadora tetraplégica do Rio; Geraldo Nogueira, presidente de Honra da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB RJ; Cleber Ribeiro Afonso, presidente do Detro; Jorge Castor, secretário de assistência social de Maricá; Marinalva Cruz, secretária adjunta da secretaria da pessoa com deficiência (SP); Marcelo Bertolucci, presidente do Detran; Clodoaldo Silva, nadador paralímpico brasileiro, padrinho do evento; Marcos Salles, um dos idealizados do evento, entre outros.
Atrações tecnológicas e esportes
Foram três dias com uma série de atividades, incluindo apresentações e oficinas artísticas, atividades esportivas, apresentações musicais e outras. Tudo isso com infraestrutura totalmente acessível.
Entre os destaques da feira estavam o a Bengala Inteligente; os óculos que leem texto para pessoas com deficiência visual ou baixa visão, pista de test-drive, palestras, quadra de esportes, shows e muita informação.
Basquete em cadeira de rodas, vôlei paraolímpico, bocha paraolímpica, handebol em cadeira de rodas e futebol em cadeira de rodas são os esportes apresentados nos três dias do evento. Além disso, uma meia pista foi montada para que as pessoas possam vivenciar o uso numa cadeira de rodas esportiva
“O esporte na feira foi um sucesso total, mostrando a capacidade e a vontade de vencer da pessoa com deficiência. O esporte é uma grande ferramenta mostrando para a sociedade que mesmo com o corpo lesado é possível e temos a capacidade para fazer qualquer atividade esportiva e até ganhar medalha pelo país”, fala Anderson Lopes, medalhista paraolímpico e coordenador das atividades esportivas da Feira Cidade PCD.
Autos e isenção de impostos
Durante os três dias de evento, os estandes das concessionárias presentes estiveram com bastante movimento, como GM, Fiat, Jeep, Toyota, Honda, Caoa Chery, Caoa Hyundai e Riozen. Foram cerca de 15 carros vendidos, além de muita informação e prospects para o pós feira.
O desempenho crescente desse segmento deve-se ao maior conhecimento, pela população, da lei de isenção para pessoas com deficiência, que vigora há mais de 20 anos e que em 2013 foi estendida a familiares das pessoas que não podem dirigir (com deficiência visual, mental, intelectual ou física grave), além de quem tem mobilidade reduzida em graus elevados, como: tendinite crônica e problemas graves na coluna, quadril, joelho e outros. Isso significa que, praticamente, 1 pessoa em cada 4 brasileiros tem direito à isenção de impostos na hora da compra de automóveis 0 Km. “A maioria das pessoas desconhece essa informação, porém, isso é lei”, diz Denis Deli Alves, um dos idealizadores da SESC – Cidade da Inclusão 2019.
O benefício ocorre para compra de automóveis 0KM de até R$ 70 mil. Há isenção dos seguintes impostos: IPI, IPVA, IOF e ICMS.
“A mobilidade é um grande desafio para as pessoas com algum tipo de deficiência em qualquer cidade, e em particular no Rio de Janeiro. O SESC - Cidade da Inclusão foi planejado para oferecer uma série de novas tecnologias que contribuem para uma melhor qualidade de vida para as pessoas, e acredito que conseguimos cumprir esse propósito”, explica Denis Deli Alves.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>