Como fazer networking eficiente
Especialista dá dicas de como se relacionar com outros profissionais a fim de ver e ser visto
Muita gente sabe que um networking eficiente pode abrir portas e ampliar as oportunidades de carreira, mas pouca gente sabe como fazer isso na prática. Segundo a CEO da ProPAT, Patrícia Araujo, em primeiro lugar, é preciso acionar os seus contatos. “Antigos colegas de trabalho, chefes ou ex-empregadores, parceiros ou fornecedores com quem trabalhou e até amigos de escola podem ser o ponto de partida. O networking se baseia muito naquela premissa de que todos nós estamos a apenas seis pessoas de distância de qualquer outra pessoa. Ou seja, um contato pode ser o canal para você chegar a outros tantos contatos e, assim, sucessivamente”, explica.
A especialista recomenda que o profissional não se limite às pessoas já conhecidas: “é importante se relacionar com outros profissionais. Vale participar de fóruns, ir a congressos e seminários, fazer cursos, assistir a palestras, frequentar happy hours. Além de falar, é preciso ouvir com atenção o que o outro tem a dizer. Fazer perguntas interessantes ou demonstrar interesse verdadeiro no que o outro está falando às vezes têm o mesmo impacto do que as suas próprias afirmações”.
Patrícia, que é coach de carreira, ressalta que, após eventos de networking é imprescindível ativar os novos contatos, enviando, no dia seguinte, uma mensagem de whatsapp ou um email ou adicionando a pessoa nas redes sociais, por exemplo. “Isso facilita que um lembre do outro e permite que os dois, de fato, iniciem um relacionamento”, explica.
A CEO da ProPAT ressalta que uma rede de networking ativa e eficaz pressupõe uma constante troca de conhecimentos e informações e não pode ser uma via de mão única. Segundo ela, para manter o contato e o interesse de outros profissionais é importante oferecer sugestões, materiais técnicos, artigos, dicas profissionais ou indicações de leitura, entre outros materiais.
Para gerenciar o networking virtualmente, a melhor plataforma é o Linkedin. Patrícia Araujo recomenda que o profissional escolha empresas e pessoas de seu interesse, siga-os, acompanhe suas postagens e inicie a interação. “É bom curtir, comentar e compartilhar os conteúdos dessas pessoas e dessas empresas selecionadas. Sempre que possível, oferecer algo a eles: sugestões sobre o trabalho feito, informações que possam agregar algo aos projetos ou aos negócios, dicas, etc. É uma forma de mostrar que tem muito a contribuir”, ensina. Ela destaca que o Linkedin também pode ser uma ótima plataforma para demonstrar o conhecimento sobre assuntos da área de atuação do profissional.
Sobre a ProPAT
Fundada em 2015 pela administradora Patrícia Araujo, a ProPAT é uma empresa de mentoring e counseling para pessoas jurídicas e físicas. Oferece três programas: o Business, voltado para micro, pequenas e médias empresas; o Felicitude, de counseling para mudanças pessoais ou profissionais; e o Extreme, de aconselhamento para jovens na escolha de suas profissões ou para profissionais em busca de ascensão na carreira. Em todos eles, o objetivo é transformar pessoas e empresas, contribuindo para o aumento da produtividade e, em muitos casos, trazendo retorno financeiro.
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