Como as inteligências artificiais estão mudando o jeito de pesquisar informações por voz
Ferramentas permitem que usuários façam buscas avançadas por voz; avanços do mercado devem transformar as plataformas de procura
Com o aprimoramento de tecnologias como o Gemini Advanced, apresentado pelo Google, a busca por voz está transformando a forma que fazemos pesquisas. A ferramenta, que agora integra inteligência artificial (IA) ao sistema Android, permite interações mais fluidas e naturais entre usuários e dispositivos. Com recursos como leitura de e-mails e descrição de vídeos, o Gemini é uma prova do futuro: a convergência entre IA e linguagem natural.
Essas mudanças afetam diretamente como as pessoas buscam informações, e isso tem um impacto nas estratégias das empresas. Com cada vez mais gente usando comandos de voz, os sites e conteúdos precisam estar preparados para responder de forma rápida e eficiente. “As empresas precisam entender que as pesquisas por voz são conversacionais. As pessoas fazem perguntas completas, como se estivessem falando com um amigo. Então, o conteúdo precisa ser direto e objetivo, mas também escrito de forma natural. É isso que os algoritmos valorizam: informações que respondem exatamente ao que foi perguntado. É uma mudança que afeta desde o texto até o formato técnico do site”, explica Renan Vargas, CEO da Agência Páprica Comunicação (www.paprica.ag).
Para os negócios, isso significa uma grande oportunidade: as empresas que conseguirem ganhar essa corrida e oferecer informações claras e bem organizadas o mais rápido possível, terão mais chances de se destacar nas respostas fornecidas pelos assistentes de voz. “É necessário que exista uma adaptação das estratégias de comunicação empresarial a essa nova realidade. Por meio da otimização de conteúdos, mapeamento de palavras-chave e consultorias personalizadas, as empresas e marcas podem atingir um novo patamar quando tratamos de buscas, criando experiências digitais que atendem às novas demandas dos consumidores”, destaca Vargas.
Com avanços tecnológicos como assistentes de IA mais integrados e análise contextual mais precisa, investir em suporte estratégico é essencial para manter a essência das marcas e dialogar com clientes, mesmo a linguagem da busca por voz. “O impacto desse tipo de tecnologia não se limita às buscas online, mas também influencia em setores como comércio eletrônico, marketing e atendimento ao cliente. As marcas que se adaptarem primeiro não só atenderão às novas expectativas dos consumidores, mas também poderão consolidar posições de liderança nesse mercado emergente”, completa o especialista.
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