Red Hat lança assistente virtual de Inteligência Artificial para o Red Hat OpenShift Lightspeed
Com o objetivo de preencher a lacuna de habilidades e melhorar a produtividade e eficiência de equipes, novo recurso de GenAI busca facilitar a jornada dentro do ambiente OpenShift
À medida que os cenários de TI continuam a crescer em complexidade, muitas organizações estão lutando para manter o ritmo com as habilidades e os profissionais necessários não apenas para seguir com as operações, mas também para entregar novas e inovadoras aplicações. A fim de ajudar a preencher essa lacuna de habilidades e melhorar a produtividade e a eficiência das equipes que usam o Red Hat OpenShift, a Red Hat, empresa líder em soluções open source, acaba lançar uma prévia de sua plataforma de desenvolvedores dentro do Red Hat OpenShift Lightspeed.
O Red Hat OpenShift Lightspeed é um assistente virtual baseado em IA generativa (GenAI) integrado ao Red Hat OpenShift. Ele aplica a GenAI à forma como as equipes aprendem e trabalham com o OpenShift, permitindo que os usuários sejam mais precisos e eficientes, ao mesmo tempo em que libera as equipes de TI para impulsionar inovação nesses ambientes. Usando uma interface de linguagem natural em inglês, usuários podem fazer perguntas ao assistente relacionadas ao OpenShift. A interface irá ajudar na solução de problemas e na investigação de recursos de cluster, aproveitando e aplicando o amplo conhecimento e experiência da Red Hat na construção, implantação e gerenciamento de aplicações na nuvem híbrida.
Red Hat OpenShift Lightspeed em ação
O objetivo final com o OpenShift Lightspeed é ajudar a tornar os usuários mais aptos e autônomos no ambiente OpenShift. O recurso permite que perguntem de A a Z à plataforma e sigam o passo a passo para sanar dúvidas.
No exemplo abaixo, seguem as orientações de como utilizar o OpenShift Lightspeed para aprender a escalar um pod automaticamente.
Texto alternativo: A imagem mostra o pop-up do assistente de bate-papo do Red Hat OpenShift Lightspeed no console web do Red Hat OpenShift. O usuário fez uma pergunta sobre como configurar pods para escalar automaticamente.
OpenShift Lightspeed explica sobre a HPA, além de dar o arquivo YAML em que o usuário pode copiar o código e começar a fazer suas alterações.
Texto alternativo: A imagem mostra o pop-up do assistente de bate-papo do Red Hat OpenShift Lightspeed no console web do Red Hat OpenShift. O usuário perguntou como configurar pods para escalar automaticamente e o OpenShift Lightspeed respondeu.
Texto alternativo: O OpenShift Lightspeed deu um arquivo YAML em resposta à pergunta do usuário que pode ser copiado e usado.
O OpenShift Lightspeed permite com que participante conectem objetos de um cluster para fazer perguntas específicas sobre ele. Isto inclui não apenas o objeto YAML, mas também logs selecionados e eventos relevantes.
Enquanto dentro do OpenShift Lightspeed não se pode interrogar diretamente o cluster, ele auxilia usuários a entender rapidamente os recursos necessários para modificá-lo. Caso o operador queira saber algo sobre um cluster, tal como o número de pods em um namespace em particular, uma simples pergunta à plataforma é suficiente. O assistente retornará um comando simples para a praticidade de usuários. Ele também fornece os links de suporte de fontes de documentação oficiais caso o participante deseje se aprofundar mais.
Texto alternativo: A imagem mostra o pop-up do assistente de bate-papo do Red Hat OpenShift Lightspeed no console web do Red Hat OpenShift. O usuário perguntou como encontrar o número de pods em seu namespace e o OpenShift Lightspeed forneceu um comando oc para descobrir, junto com a documentação fonte.
Comece hoje
A prévia do desenvolvedor do Red Hat OpenShift Lightspeed já está disponível para download. Encontre o operador OpenShift Lightspeed no Operator Hub e a documentação está disponível aqui.
Do que eu preciso para começar?
Um cluster do Red Hat OpenShift 4.15 (ou superior)
Uma subscrição de um dos seguintes provedores de LLM:
IBM WatsonX.ai
Microsoft Azure OpenAI
OpenAI
Usar um chat e/ou modelo de resumo de textos fornecerá os melhores resultados. Modelos como GPT-3.5, as novas versões do GPT-4 e o granite-13b-chat oferecem uma boa experiência.
Saiba mais sobre como ele é como funciona aqui:
Ask an OpenShift Admin | Ep 128 | OpenShift Lightspeed:
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>