Não é só no pódio: relatório registra aumento da presença feminina no TI
12 das 20 medalhas protagonizadas por mulheres nas Olímpiadas e agora cresce em quase 5% a presença do gênero no mercado da tecnologia
Após o grande show que vimos durante as olimpíadas, ela não é o único lugar com aumento da presença feminina. A área de TI também está caminhando para uma melhora. Relatório global recente do LinkedIn Economic Graph registrou um crescimento de 4,4% de especialistas femininas na área de cibersegurança entre 2023 e 2024. Além disso, também mostrou que o Brasil foi um dos países em que esse número mais cresceu, superando a Polônia, que teve um crescimento de 3,55%.
Apesar do cenário positivo, tendo em vista que a presença masculina ainda é de 80%, o Brasil e o mundo ainda têm muito para caminhar em termos de igualdade de gênero na área da tecnologia.
Com isso em mente, algumas alternativas já são implantadas para ajudar o ingresso dessas mulheres no segmento e no mercado de trabalho. O programa da Faculdade Impacta Tecnologia em parceria com a Avanade, por exemplo, é um dos grandes facilitadores da entrada de mulheres na tecnologia. Juntos, o grupo educacional e a empresa global de serviços profissionais que fornece consultoria e serviços de TI, oferecem bolsas de estudo para potenciais profissionais da tecnologia e oportunidades reais de emprego. Além disso, proporcionam mentorias de carreira para as estudantes da faculdade, entre outras atividades para o desenvolvimento profissional das participantes.
"Eu conheci o projeto por meio de um amigo que já estudava na Impacta. Há essa altura, eu já tinha decidido qual carreira seguir e já estudava por conta própria sobre desenvolvimento web. A oportunidade com a empresa de tecnologia me permitiu me mudar para São Paulo e crescer na carreira, estar imersa na área de TI, já que eu morava no interior e não tinha pessoas nas quais eu pudesse me espelhar”, comenta Lara Argento, ex-participante do programa da Faculdade Impacta.
Com o programa, mais alunas são incentivadas a ingressarem na área da tecnologia e se sentirem acolhidas pelo mercado. “A Impacta incentivando seja com bolsas ou mentorias as mulheres a ingressarem ou a se manterem na área. Eu, na maior parte do tempo, recomendo e compartilho tudo que estou vivendo com outras alunas e amigas e incentivando a participarem comigo”, explica Jaqueline Carraco Ribeiro, outra ex-participante que teve portas abertas por conta da instituição e hoje trabalha em uma empresa de tecnologia, como Analista de Suporte Técnico.
Mesmo assim, apenas os programas não é o bastante para mudar o cenário das profissionais. Além do incentivo na entrada, ainda é necessária uma mudança de mindset por parte dos líderes e das companhias.
“Se quisermos aumentar a representação feminina em nossas equipes, precisamos parar de fazer disso um problema para as mulheres resolverem. Este é um dos principais impulsionadores do esgotamento em minha experiência pessoal”, finaliza Melissa da Tanium.
Sobre a Impacta
Referência no ensino de Tecnologia em Graduação, Pós, EAD, MBA, cursos livres e treinamentos empresariais. Lidera iniciativas em Inteligência Artificial, Ciência de Dados, Robótica, Engenharia da Computação, Big Data, UX e Transformação Digital. Criou a incubadora Impacta Open Startup, exclusiva para seus estudantes. É campeã na formação de times para Hackathons, eventos de inovação patrocinados por gigantes como NASA, IBM, Deloitte, Shell, Santander, Itaú, Globo e Fiesp. É uma das marcas mais admiradas pela Comunidade Tech da América Latina. Atua no mercado desde 1988 e já formou mais de 1 milhão de pessoas, certificando mais de 25 mil empresas de diversas áreas da Economia.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>