8 empresas que utilizam Inteligência Artificial e tiveram mercados impulsionados pela tecnologia
Pesquisa revela que 70% dos líderes globais estão apostando na tecnologia; conheça empresas que já estão de olho neste cenário
A inteligência artificial (IA) está em uma constante crescente e vem cada vez mais impulsionando inúmeros setores. É o que diz o relatório “KPMG 2023 CEO Outlook”, realizado pela KPMG International, realizado com 1,3 mil CEOs globais. A pesquisa indica que 70% estão dando prioridade para os investimentos em IA generativa como uma vantagem competitiva para o futuro, com a maioria (52%) esperando ver um retorno sobre seus investimentos entre três a cinco anos.
No contexto brasileiro, diferentes mercados e segmentos já estão sendo impulsionados por meio da implementação dessa tecnologia disruptiva nos negócios. Confira as empresas que já observaram a tendência:
1. IA no combate a fraudes nos setores de educação e seguros
A IARIS, uma startup paraibana especializada em aplicações de inteligência artificial, desenvolve produtos que auxiliam organizações na certificação de processos, tornando-os mais seguros. Hoje, a empresa atua com três soluções de IA: o EasyProctor, solução e monitoramento à distância de provas e exames; o EasyInspection Vistorias, solução SaaS de auditoria veicular com o uso de Inteligência Artificial, é uma plataforma antifraude para inspeção veicular; e o EasyInspection Danos e Avarias, plataforma que, com metadados de imagens, é capaz de emitir um laudo em até 5 segundos do automóvel que está sendo vistoriado.
2. Diversidade e inclusão impulsionada pelo uso da inteligência artificial
A Hand Talk é a startup pioneira no uso de inteligência artificial para acessibilidade digital e usa a tecnologia há 12 anos. Ronaldo Tenório, CEO e cofundador da empresa, comenta que a tecnologia abriu portas para aumentar a inclusão social de pessoas com deficiência. “Isso ocorre por conta da sua alta capacidade de processamento de dados para empresas, o que ajuda no foco dos profissionais em pontos estratégicos para alavancar a inclusão. Para as pessoas, ela é capaz de ajudar no aprendizado e feedback de formas importantes de comunicação, como a Língua Brasileira de Sinais (Libras), por exemplo”, detalha o executivo. A Hand Talk conta com o Hand Talk App, “dicionário de bolso” que traduz palavras para Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua de Sinais Americana (ASL), e o Hand Talk Plugin, ferramenta que ajuda as empresas a aumentar a diversidade e inclusão digital de pessoas com deficiência.
3. Aceleração do mercado imobiliário a partir da IA
Desenvolvida para conectar profissionais do setor imobiliário com quem busca comprar, vender ou alugar imóveis, o Compre & Alugue Agora (CAA) une a inovação aos serviços do setor, utilizando a inteligência artificial para soluções da plataforma. A partir da IA, o CAA criou uma funcionalidade inédita no mercado para gerar descrições automáticas nos anúncios dos imóveis listados na ferramenta. Chamada de “Descrição Inteligente”, a solução analisa todas as informações cadastradas pelos corretores de imóveis no anúncio, além de utilizar dados relevantes da localização em um raio de até 5km do endereço fornecido para criar o conteúdo. A solução não apenas simplifica o processo para os profissionais, mas também fornece aos potenciais compradores e locatários informações detalhadas e relevantes sobre as propriedades disponíveis.
4. Apoio para aumentar o faturamento nas vendas via e-commerce
Para turbinar o faturamento de pequenos e grandes vendedores no e-commerce, a Nubimetrics, plataforma líder em fornecer dados inteligentes para vendedores online, funciona sob um modelo de software as a service (SaaS) processando dados de e-commerce, apoiada em inteligência artificial proprietária e ferramentas de Big Data. Com isso, revela informações importantes sobre consumo, insights e tendências no mercado on-line e marketplaces. A partir das análises extraídas da solução, os sellers têm acesso a previsões em tempo real sobre a evolução da procura nas diferentes categorias de produtos, conhecimento de sua performance e concorrência. Tudo que permite a eles repensarem estratégias e preparem suas ofertas para que sejam competitivas.
5. IA para aumentar a inteligência comercial da indústria
Com uso de IA e machine learning, a Trademaster, fintech que potencializa as vendas de grandes indústrias e distribuidores ao varejo, tem contribuído para uma melhora significativa de indicadores importantes de seus parceiros, como aumento do ticket médio, drop size, rentabilidade, inadimplência e DSO. Com mais de 200 indústrias e distribuidores conveniados e 1 milhão de varejistas cadastrados na plataforma, a scale-up fornece inteligência comercial e desenvolve modelos proprietários de crédito que possibilitam a inclusão do mix correto no PDV, com estratégias de cross sell e up sell. “Nosso limite de crédito inicial é, em média, 50% maior do que o praticado no mercado. Com isso, queremos cada vez mais ser um parceiro estratégico de negócio para as indústrias”, explica Francisco Pereira, CEO da Trademaster. Para 2024, a fintech projeta crescer 40%.
6. Transformação digital, otimização de recursos para produtos digitais em empresas
A tecnologia amplificou a forma como as companhias se comunicam, conectam e a forma que as pessoas acessam produtos e serviços. A weme, estúdio de produtos digitais especializado em acelerar a transformação digital de grandes organizações, oferece suporte estratégico a líderes empresariais, visando a aceleração do planejamento e execução de iniciativas tecnológicas. Nos serviços da empresa, a IA tem o propósito de otimizar recursos internos e melhorar a interação entre humanos e máquinas, proporcionando uma experiência mais personalizada junto ao cliente e no desenvolvimento de novas funcionalidades, websites e aplicativos.
7. Tecnologia à favor das ações de recursos humanos e benefícios para organizações
A Funcional Health Tech, pioneira e líder em programas de acesso e adesão e maior ecossistema integrado de saúde do país, tem impulsionado as ações de áreas de recursos humanos das empresas com análises via Inteligência Artificial, presentes no cartão de multibenefícios Funcional Multi, especializado na saúde e bem-estar dos colaboradores. O produto oferece dados de consumo e insights para monitoramento e gestão da qualidade de vida dos colaboradores. A partir dessas informações, as companhias podem viabilizar campanhas e suporte para os funcionários, reduzindo o turnover e aumentando ações de prevenção de doenças.
8. IA como uma parte essencial e moderna no atendimento ao cliente
A Minds Digital, Voice IDtech pioneira em biometria de voz para autenticação e prevenção a fraudes no Brasil, acaba de lançar o FraudShield, plataforma proprietária de prevenção a fraude em ambientes digitais. Com cruzamento de dados, a plataforma é capaz de autenticar a voz em até 1 segundo e juntar a análise de comportamentos suspeitos, aumentando, as chances de identificar um processo de fraude. Dessa forma, agregando à biometria de voz, uma maior abrangência de dados e inteligência à mesa de prevenção a fraude das empresas, sem prejudicar a experiência do cliente. Assim, é possível identificar as inconsistências ainda durante o atendimento do cliente e permitimos uma ação rápida e assertiva.
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