Quatro medidas para garantir a proteção de dados no controle de acesso das empresas
Suellen Evangelista, gerente geral da MADIS, líder em soluções de controle de acesso, destaca os principais pontos para segurança de dados das organizações
Uma das grandes preocupações de uma empresa é garantir a proteção dos dados, seja dos funcionários ou da organização como um todo. Porém, além das informações guardadas nos computadores, é importante também se atentar aos demais locais que armazenam informações corporativas, como, por exemplo, o controle de acesso. “A cada dia que passa, sentimos mais a necessidade de proteger os ambientes em que estamos e precisamos priorizar e reforçar a segurança para evitar situações de risco, afinal de contas, uma empresa que não possui um controle mínimo de acesso de pessoas corre o risco de sofrer com situações diversas”, explica Suellen Evangelista, gerente geral da MADIS, empresa centenária líder em soluções de controle de acesso.
O controle de acesso é algo que está em constante evolução e a MADIS possui as principais soluções focadas em segurança de pessoas. “Oferecemos aqui dois tipos de catracas projetadas para trazer segurança e qualidade, uma com controle facial e outra com controle biométrico”, ressalta a gerente geral. Pensando nas principais dúvidas que as empresas podem ter em relação a segurança dos funcionários, Suellen destaca as principais medidas de segurança e como garantir a proteção dos dados no controle de ponto. Confira, a seguir:
1. Realize backup diários
Essa função é um ótimo caminho para ter segurança. A cópia de arquivos permite uma rápida recuperação em caso de falha no sistema ou perda de informações devido a problemas técnicos, humanos ou desastres. “Com isso, é possível restaurar os arquivos em caso de necessidade, garantindo a disponibilidade de informações cruciais e a continuidade das atividades da empresa, porém, o backup só acontece se o sistema estiver na nuvem”, explica a gerente.
2. Tenha cuidado com os acessos de pessoas de fora
Como o próprio nome diz, soluções de controle de acesso são as responsáveis por controlar e gerenciar dados de quem tem acesso às áreas da empresa. No entanto, é comum que as organizações recebam visitas de pessoas que não fazem parte do seu quadro de funcionários, seja para uma visita, reunião ou realização de algum serviço. “A falta de conhecimento dessa movimentação coloca em risco a integridade do ambiente corporativo e também a segurança dos funcionários”, ressalta.
3. Mantenha o banco de dados atualizados
Outra forma de diminuir riscos é manter uma base de dados atualizada, para que a empresa possa ter acesso e melhor controle sobre o cadastro de cada cliente. “Isso vai garantir uma segurança mais reforçada e facilita a busca por informações”, pontua a especialista.
4. Esteja atento às legislações vigentes
O controle de ponto eletrônico surgiu como uma maneira eficiente de acabar com a fraude. Dessa forma, é importante estar atento às leis e aos riscos caso alguma delas não seja seguida. “Essa é a melhor forma de garantir que não haja fraudes e, além de tudo, proteger dados com as leis implementadas”, finaliza Suelen.
Sobre a MADIS
Empresa brasileira inaugurada em 1923 e focada na comercialização de produtos e serviços que oferecem soluções completas de segurança, controle e acesso com hardwares e softwares próprios e de alta tecnologia. O negócio familiar comemora 100 anos de história em 2023, ano em que almeja faturar R$30 milhões, número três dígitos maior que em 2022, o qual foram arrecadados R$27 milhões. Com 50 colaboradores e filiais por todo o Brasil, a MADIS atende uma gama variada de clientes, que vão desde pequenos comércios, como padarias, farmácias, até grandes redes e hospitais.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>