Radar Clara: Adoção de ferramentas de IA cresce 493.54% desde janeiro de 2023
- Dado é de levantamento da Clara, principal solução da América Latina para empresas realizarem e gerenciarem todos os seus pagamentos
- ChatGPT é a solução favorita entre os usuários da plataforma
Desde o lançamento do Chat GPT, em novembro de 2022, a pauta de inteligência artificial tem dominado as notícias e as discussões entre executivos. Mas tanta exposição tem impactado a adoção dessas ferramentas por parte das empresas? Segundo dados gerados a partir dos usuários do ecossistema da Clara, a resposta é sim. Um levantamento da plataforma, que permite que empresas realizem e gerenciem todos os seus pagamentos, mostra que, entre Brasil, Colômbia e México, o aumento nos gastos em ferramentas de AI foi de 493.54% no período de início de janeiro de 2023 ao final de abril de 2024.
A empresa do segmento que concentra o maior volume de gastos é a OpenAI, que detém uma fatia de 64,9% do total (44,8% do ChatGPT e 20,1% entre as outras marcas da plataforma), seguida pela Midjourney (11,8%), conhecida pelas geração de imagens a partir de IA. Também aparecem na lista soluções como a Synthesia (3,64%), focada na criação de vídeos; Fireflies.ai (3,06%), que automatiza anotações e reuniões de videochamadas; Intercom (2,99%), para troca de mensagens com clientes; e Superhuman (1,85%), para a redação de e-mail e outros textos.
Entre essas, a que gera maior gasto médio por parte dos usuários da Clara é a Intercom, cujo ticket é de US$ 853,7 por usuário. O valor médio com ChatGPT é de US$ 26,9 dólares, enquanto que as outras plataformas da OpenAI têm ticket médio de US$ 84. O Midjourney é de US$ 27,5.
"Com o levantamento, conseguimos comprovar o que já suspeitávamos: as ferramentas de inteligência artificial têm sido adotadas pelas mais diversas áreas das empresas - do marketing, que utiliza para a criação de vídeos e imagens, ao atendimento do cliente, que automatiza uma série de processos. É fato que essas soluções vieram para ficar e a Clara, como empresa de tecnologia, quer tornar mais fácil o acesso a elas por meio de pagamentos descomplicados, além de lançarmos recursos que se baseiam na IA para oferecer insights valiosos ", explica Gerry Giacomám Colyer, co-fundador e CEO da Clara.
Sobre a Clara
Clara é a principal solução da América Latina para empresas realizarem e gerenciarem todos os seus pagamentos. A plataforma Clara inclui a emissão de cartões de crédito corporativos, pagamento de contas e transações internacionais, e software proprietário de gerenciamento de despesas em tempo real. Fundada em 2020, opera no Brasil, Colômbia e México. Como uma multinacional latino-americana, Clara conseguiu garantir investimentos de alguns dos VCs mais estratégicos da região, como Monashees, Kaszek e Canary, bem como investidores globais como Notable Capital, Coatue, DST Global Partners, ICONIQ Growth, General Catalyst e Goldman Sachs.
O propósito da Clara é empoderar as empresas para terem mais agilidade e clareza financeiras, ajudando-as a se tornarem mais eficientes e menos burocráticas por meio de uma plataforma que suporta todos os métodos de pagamento integrados à sua inovadora plataforma de gerenciamento de despesas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>