Brasil,

Sigmais lança solução IoT singular para o setor de alimentos e bebidas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Amanda Andrade
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

A solução foi desenvolvida através de investimento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES). O dispositivo já é usado por Sapore, Iza Foods, Sodexo e Zé Coxinha

A Sigmais, empresa capixaba especializada em soluções para Internet das Coisas (IoT), anuncia o lançamento de sensor de temperatura e umidade, com tecnologia IoT, especificamente voltada ao mercado de alimentos e bebidas. O projeto foi desenvolvido através do apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) pelo edital 10/2019 de apoio a projetos inovadores nas áreas de logística e alimentos e bebidas.

O setor de fornecimento de alimentação para as empresas – também chamado de cozinha industrial, alimentação em concessão, alimentação corporativa, alimentação coletiva e “alimentação não comercial” – tem crescido substancialmente nos últimos anos. Em 2021, esse tipo de food service faturou R$ 19,3 bi, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas (Aberc). De acordo com o Empresômetro de agosto de 2021, havia 2.442 cozinhas industriais no Brasil em 2017. Em 2020, o número saltou para 6.747 empreendimentos neste ramo.

Os processos manuais realizados em cozinhas industriais não são escaláveis, além de serem considerados inconsistentes, ineficientes e insatisfatórios. A lista de desvantagens ainda conta com redução da produtividade, aumento dos custos e ofertas de riscos à governança e aos colaboradores.

Com essa solução IoT, o objetivo da Sigmais foi desenvolver um dispositivo para leitura, transmissão e apresentação de dados a fim de monitorar as condições de armazenamento de alimentos e bebidas.

Em câmaras frigoríficas, por exemplo, os dispositivos conseguem monitorar parâmetros como temperatura, eventos detectados por meio de contato seco (aberturas de portas) e impactos. As leituras de dados são criptografadas e apresentadas em dashboard própria, que também permite a emissão de relatórios para atendimento a requisitos normativos de órgãos reguladores e gerenciais.

“Com a nossa solução IoT para cozinhas, conseguimos otimizar processos de controle, aumentando o domínio da operação através de dados assertivos e confiáveis de todo período. Quando os gestores desses espaços adotam o uso desses dispositivos que desenvolvemos, os profissionais da cozinha passam a focar na produção das refeições, entregando um serviço de excelência, evitando desperdícios e reduzindo custos", afirma Felipe Testolini, CEO da Sigmais.

Validação e testes do novo dispositivo

O projeto saiu do papel graças ao apoio da FAPES, que investiu R$246 mil no desenvolvimento do dispositivo. Além disso, a fundação realizou os testes em laboratório no IFES do campus de Serra (ES).

A solução IoT também foi testada pela empresa Iza Foods, que atua com o fatiamento de diversos frios, como queijos, embutidos e defumados. Atualmente, o dispositivo já é utilizado por empresas como Sapore, Sodexo e Zé Coxinha.

A tecnologia desenvolvida pela Sigmais conta com sensores digitais de mercado, de forma a estabelecer um sistema embarcado de hardware totalmente próprio. Para transmissão de dados, foi considerado o uso da tecnologia Sigfox e NB-IoT (Narrow Band – IoT), que é uma tecnologia de transmissão da categoria LPWAN, ou seja, com baixíssimo consumo de energia e longo alcance.

Com a adoção desta tecnologia de transmissão, foi possível o desenvolvimento de um hardware alimentado por baterias primárias de Li-Ion (Íon de Lítio). Desta forma, não é necessário o uso de alimentação externa e cabeamentos no local de instalação.

O diretor de inovação da Fapes, Elton Moura, comentou sobre o investimento do Governo do Estado na criação do dispositivo da Sigmais.

"Esse lançamento só reforça a importância do trabalho do Governo do Estado em investir na inovação capixaba. Um produto novo no mercado que vai impactar a economia do Espírito Santo e, principalmente, o ecossistema de inovação. Para nós da Fapes, que atuamos fortemente em ações de incentivo à inovação, é uma alegria saber que o projeto contemplado no edital lançado em 2019 hoje já está no mercado e com bons resultados", disse Moura.

Benefícios da solução

Uma cozinha industrial com processos manuais está sujeita a erros, fraudes, redução da produtividade e insatisfação. Com isso, a automação aumenta em 100% a capacidade de auditar dados e reduz em 40% o tempo do processo, além de possibilitar a gestão centralizada das operações e capacidade de escalabilidade.

Para a FAPES, a solução foi considerada muito interessante pelo potencial do projeto em conseguir manter o controle de qualidade em toda a cadeia de alimentos e bebidas, através da leitura em tempo real dos locais de armazenamento.

Além disso, o uso do dispositivo da Sigmais permite o atendimento às normas da Anvisa, com a geração de relatórios através da plataforma e com dados detalhados gerados por cada dispositivo associado a algum equipamento de refrigeração (geladeira, freezer, câmara fria, pass through, entre outros).

Com a solução, também foi possível detectar falhas em equipamentos de diversas maneiras, como a abertura de portas, mau funcionamento e temperaturas fora do padrão pré-estabelecido. Desta forma, conseguiu-se reduzir significativamente as perdas de alimentos e bebidas por armazenamento fora das devidas normas e aumentar a vida útil dos mesmos.

Sobre a Sigmais

Com atividades desde 2017 em Vitória (ES) e clientes no Brasil e América Latina, a Sigmais é uma empresa de tecnologia IoT com foco em oferecer soluções inovadoras para automatizar processos, facilitando o cotidiano de empresas e pessoas.

Os dados fornecidos pelos dispositivos criados e desenvolvidos pela Sigmais auxiliam no monitoramento em tempo real de ativos essenciais para o funcionamento das organizações, tornando possível aferir com precisão a dinâmica do uso ou funcionamento de um negócio no que diz respeito a pessoas ou máquinas.

Os setores que podem usar soluções com as facilidades da IoT são os mais variados como indústrias, empresas de saúde, cozinhas industriais, distribuidoras, logística, cidades (as chamadas “smart cities”), lojas autônomas, entre outros.

As demandas mais comuns por estas empresas que cogitam e contratam esse tipo de alternativa são para obter dados de forma prática e eficaz para resolverem desafios como otimização de operações, melhoria da gestão, garantia da qualidade dos produtos, redução de prejuízos, manutenções preditivas, produtividade humana, viabilização de vendas, segurança e vigilância, gestão de estoque, gestão de energia e desenvolvimento de produtos.

O trabalho da Sigmais em IoT conquistou a confiança de clientes que viram os resultados de indicadores decisivos de seus negócios melhorarem exponencialmente em razão dos dados fornecidos com os usos de seus dispositivos de fácil instalação e ótimo custo-benefício.

Por causa das soluções desenvolvidas, a Sigmais foi premiada em 2022 pela Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC) na categoria de Melhoria Operacional.

Entre os parceiros estratégicos que confiam nas entregas dessas soluções estão a ABINC, TIM, Sigfox, WND Brasil, Sonda, HT Micron, Arrow, Fuse IoT e Time Energy.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar