Yoface, primeira marca brasileira a produzir óculos impressos em 3D, traz inovação ao setor óptico e projeta faturamento de R$ 1 milhão em um ano
Por meio de inteligência artificial e manufatura aditiva, a marca oferece óculos exclusivos, unindo tecnologia, sustentabilidade, segurança e conforto aos seus clientes
Lançada com investimentos próprios, a Yoface é a primeira empresa brasileira a produzir óculos em impressão 3D e customizar peças através de inteligência artificial, com o intuito de unir tecnologia, inovação e sustentabilidade, além de investir no futuro do setor óptico. Fundada por Ivan Cavilha, executivo com experiência de mais de 18 anos no segmento, a marca oferece peças exclusivas, com design único, durabilidade, segurança e conforto aos seus clientes.
De acordo com o relatório Webshoppers, realizado pela Ebit , em 2020 as vendas online registraram o maior recorde de faturamento dos últimos vinte anos. Com um crescimento expressivo, o processo de compra virtual tornou-se uma marca do varejo e uma tendência para os próximos anos, o que mostra que é preciso adequar os modelos de negócios e fazer a integração para o digital para atender os novos perfis de clientes.
Buscando a disrupção do tradicional setor óptico, onde as pessoas precisavam ir até uma loja para provar uma armação, a startup chega ao mercado como uma solução extremamente inovadora e tecnológica. Através do e-commerce e com distribuição para todo o país, a empresa oferece óculos de sol e de grau, possibilitando uma experimentação e customização totalmente virtual, com peças pensadas para cada estrutura de rosto, por meio de inteligência artificial pelo seu próprio sistema, denominado YCS (Yoface Custom System).
Essa é a primeira rede neural produzida no Brasil para escanear um rosto e o sistema permite que os algoritmos de inteligência artificial extraiam os pontos da face, gerando uma máscara 3D. "Temos acesso ao processo de modelagem do rosto em tempo real, o que nos permite produzir um encaixe perfeito do óculos e uma impressão sob medida, proporcionando leveza e conforto para as peças", explica Ivan Cavilha, fundador e CEO da marca.
A startup atua em parceria com o SENAI CIMATEC - centro de excelência em pesquisa, desenvolvimento e inovação nas mais diversas áreas -, pois para o CEO da Yoface, Ivan Cavilha, as pesquisas são essenciais para o desenvolvimento dos produtos e a junção com a área da indústria gerará frutos importantes para todos. "Essa parceria é motivo de muito orgulho para nós, pois com acesso ao ecossistema do SENAI CIMATEC continuaremos levando sempre o melhor aos nossos clientes, com muita qualidade, conforto e segurança", comenta Cavilha.
Com expectativa de faturamento de R$ 1 milhão em um ano, a Yoface investe na manufatura aditiva, pois para o CEO representa um grande potencial para o segmento. "As principais características de um produto impresso se encaixam nas necessidades de quem utiliza óculos, como flexibilidade, resistência, possibilidades de designs e texturas, além de toda sustentabilidade envolvida na produção, com reaproveitamento total da matéria-prima. Por isso, acreditamos que há uma grande tendência de crescimento para o setor", afirma o fundador e CEO.
Considerada uma marca agênero, jovem, inovadora e tecnológica, os produtos seguem tendência em termos de formatos e cores, com traços urbanos e minimalistas, podendo ser usados por qualquer pessoa e em qualquer momento, pois são óculos atemporais com tons coringas, proporcionando, inclusive, conforto com o uso prolongado.
Sobre a Yoface
Fundada em 2018 por Ivan Cavilha, a Yoface é a primeira marca brasileira a produzir óculos impressos em 3D, customizados por meio de inteligência artificial e produzidos via manufatura aditiva. Com o objetivo de unir tecnologia e sustentabilidade, a marca oferece peças exclusivas e customizadas, com design único, leveza, durabilidade e conforto para seus clientes. A Yoface é a primeira marca brasileira a produzir uma rede neural para escanear um rosto virtualmente, e pretende massificar a customização através de seu sistema YCS (Yoface Custom System).
Sobre Ivan Cavilha
Formado em Gestão de Marketing, com MBA em Administração de Negócios pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Ivan Cavilha conta com mais de 18 anos de experiência no setor óptico, mais especificamente nas áreas de marketing e vendas de grandes empresas. O executivo foi responsável pelo desenvolvimento da startup Absurda, que atingiu o faturamento de R$ 32 milhões em dois anos, e foi gestor comercial do canal óptico da Chilli Beans, com foco em óculos de grau, onde alcançou um faturamento de R$ 10 milhões no segundo ano de projeto. Após viagens para diversos países e pesquisas para aprofundar ainda mais o seu conhecimento, Ivan uniu a experiência que conquistou ao longo de sua carreira e a vontade de empreender para liderar seu próprio negócio. Em 2018, criou a Yoface, primeira empresa a produzir óculos impressos em 3D no país, por meio de inteligência artificial e manufatura aditiva, com produtos altamente sustentáveis, peças exclusivas e customizadas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>