NTT DATA Research revela que empresas de seguros aceleraram transformação digital durante a pandemia de COVID-19
Os líderes do setor de seguros avançaram um ano no processo de transformação digital nos primeiros 90 dias da crise sanitária
A NTT DATA acaba de anunciar os novos resultados do estudo “As companhias de seguro de vida e renda vitalícia aceleram a transformação digital” (Título original: L&A Insurers Shift Their Digital Transformation Into High Gear), que analisou a transformação que vem ocorrendo na indústria da vida e da renda vitalícia e constatou que o setor avançou o equivalente a um ano durante os primeiros 90 dias da pandemia e indicou que os líderes aceleraram significativamente os planos em 2020 com a chegada da COVID-19.De forma impressionante, cerca de 99% dos executivos de seguros de vida e renda vitalícia (L&A) acreditam na necessidade de uma mudança digital transformadora, enquanto 72% das operadoras estão migrando os modelos de negócios para a distribuição digital de produtos e serviços de outras empresas a fim de oferecer uma melhor experiência ao cliente.
Em meio à mudança das expectativas dos consumidores, ao ambiente de negócios conturbado e à atividade agressiva de fusões e aquisições, a pesquisa prevê como a próxima década será definida pelos novos modelos de negócios e pela rápida aceleração digital para o mercado de seguros. “Se a imprevisibilidade de 2020 nos ensinou alguma coisa é que a transformação digital não é mais apenas uma vantagem competitiva - é uma necessidade comercial”, disse Matt Provencher, presidente de Serviços Financeiros e Seguros da NTT DATA Services.
Segundo Provencher, este novo estudo demonstra como a tecnologia é essencial para que as empresas superem desafios sem precedentes e define o cenário de como as companhias de seguros podem aproveitar as oportunidades digitais ao longo da próxima década para alcançar novos níveis de agilidade nos negócios, satisfação do cliente e capacidade tecnológica.
A aceleração da transformação digital é agora
Com as necessidades dos clientes em constante evolução, os executivos de seguros estão priorizando a transformação e adotando uma nova onda de inovação por meio de plataformas de negócios digitais e ecossistemas. Enquanto antes de 2019, muitas dessas iniciativas se concentravam em atualizações tecnológicas para simplificar as operações e aumentar a produtividade, em 2021 os líderes estão percebendo como a tecnologia digital é fundamental para a aceleração do crescimento de novos negócios - com ferramentas como análise em tempo real, inteligência artificial (IA) e aprendizagem de máquina para melhorar a força de mercado e a vantagem competitiva. Os destaques do estudo revelam isso:
42% das seguradoras criaram plataformas de negócios digitais, parciais ou completas;
56% estão no processo de planejamento e desenvolvimento destas capacidades;
38% estão incorporando tecnologias emergentes (Internet das Coisas, blockchain, IA e robótica);
38% estão utilizando Big Data e análises para alcançar melhores clientes.
Concorrência e demandas de clientes impactando as estratégias de negócios
A necessidade de impulsionar a transformação não é mais uma questão de se as empresas devem, mas sim uma questão de quando e, para muitos - por que agora? O estudo da NTT DATA também analisou as principais tendências que podem impactar as estratégias de negócios da liderança nos setores de seguros e serviços financeiros pelos próximos três anos. Veja algumas das principais respostas:
Ambiente competitivo em constante mudança (47%);
Mais investimento em tecnologias digitais, como as Plataformas de Negócios Digitais (46%);
Crescente instabilidade política e socioeconômica (37%);
Mudança de demanda e comportamento do cliente (35%);
Aumento das multas regulamentares (33%);
Maior foco na sustentabilidade (22%).
Desafios permanecem
Embora se constate um incrível progresso digital nos primeiros 90 dias da COVID-19, muitas seguradoras ainda estão nos estágios iniciais da maturidade digital. Os principais desafios permanecem em relação à transformação digital - incluindo a arquitetura tecnológica, o desenvolvimento de um caso de negócios atraente e questões organizacionais.
Os resultados demonstram que:
35% dos entrevistados realizaram investimentos em digital, mas sem qualquer estratégia abrangente ou roteiro;
Apenas 12% possuem um ecossistema de plataforma de negócios digital em funcionamento capaz de oferecer benefícios aos negócios.
Para que as empresas do setor possam tirar o máximo proveito de seus investimentos digitais, os líderes precisarão planejar e definir estratégias para aproveitar melhor as oportunidades de mercado e os avanços tecnológicos. O estudo da NTT Data deixa claro que a próxima década no setor de seguros será caracterizada por uma disrupção histórica e por uma reformulação completa dos modelos de negócios para acompanhar um cenário de consumo e competitividade em constante mudança.
O estudo apresenta uma visão detalhada de onde o progresso digital na indústria de seguros está sendo realizado - e onde não está. Com a pandemia de COVID-19 impactando os planos de muitas empresas em projetos digitais, a concorrência no mercado e as demandas dos clientes evoluíram, exigindo que os gestores de seguros reconsiderem e priorizem muitas iniciativas.
Faça o download do estudo aqui: “As companhias de seguro de vida e renda vitalícia aceleram a transformação digital” (Título original: L&A Insurers Shift Their Digital Transformation Into High Gear)”
Sobre a NTT DATA
A NTT DATA, parte do NTT Group, é uma prestadora de serviços de TI e parceira de inovação global líder de mercado, sediada em Tóquio, com operações comerciais em mais de 50 países. Nosso foco está no compromisso de longo prazo, combinando alcance global com intimidade local para fornecer serviços profissionais de primeira, que variam de consultoria e desenvolvimento de sistemas a terceirização.
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