Soluções Genetec ajudam empresas e instituições a enfrentar desafios durante e pós-COVID
Com a implementação ou atualização de sistemas de segurança física, organizações podem contar com ferramentas importantes para gestão de ocupação, filtragem, rastreamento de contatos e privacidade em tempos críticos como os atuais
Os fatores econômicos relacionados à pandemia continuam apresentando desafios para muitos setores este ano. O mercado de segurança, porém, continua se destacando no planejamento para o inesperado e é engenhoso em tempos de crise, especialmente nesse momento no qual os orçamentos estão apertados para muitas empresas, cidades, infraestruturas críticas e agências de transportes, que precisam implementar ou atualizar seus sistemas de segurança. "Diante do cenário atual, empresas e instituições precisam aproveitar, além das funções da segurança física, como os sistemas podem auxiliar no enfrentamento de desafios imediatos apresentados pela pandemia hoje e em como podem ter um papel estratégico, mesmo depois que a pandemia finalmente aparecer no espelho retrovisor", afirma Fabio Juvenal Ferreira, gerente do segmento de Cidades e Infraestruturas da Genetec.
Entre os desafios trazidos pela pandemia, o primeiro a ser percebido e que continuará sendo uma preocupação de empresas e instituições públicas e privadas é a gestão de ocupação, ou seja, a necessidade de saber exatamente quantas pessoas estão em um determinado local a qualquer momento. "No início, muitas organizações faziam a contagem manual de pessoas que, além de ser ineficiente, também aumentava o risco de transmissão entre o balcão e os visitantes do prédio, no caso de um edifício. Para obter uma leitura precisa de quantas pessoas estão em um edifício, é preciso contar todos que entram e saem dos diferentes ambientes, multiplicando assim a probabilidade de erros. Mas se já existe um sistema de segurança baseado em componentes de arquitetura aberta, a companhia está mais preparada para enfrentar esses desafios em evolução", explica Ferreira.
Em outras palavras, quando se trata de atender aos requisitos de saúde e segurança relacionados à COVID-19, uma solução de gerenciamento de ocupação pode ser facilmente adicionada a um sistema já existente para padronizar, digitalizar e automatizar Procedimentos Operacionais Padrão (SOPs) e, conforme o ambiente e a natureza da ameaça mudam, é só atualizar seus processos para oferecer suporte aos requisitos mais recentes. Esse é o caso da Pacote de Gerenciamento de Ocupação , que permite expandir os recursos existentes do Genetec ™ Security Center para que, por exemplo, empresas varejistas ou bancos possam contar as pessoas em tempo real, visualizar os dados e responder em conformidade com cada situação.
"Nosso sistema pode também ser configurado para entregar notificações quando a ocupação atinge um determinado limite para alertar as equipes de segurança para que intervenham antes que de ser atingida a lotação máxima ou autorizar processos de limpeza ou organização do espaço, entre outras atividades, indicando os melhores horários. Além disso, gera relatórios para demonstrar a conformidade com as medidas locais", detalha Ferreira.
Um segundo desafio é a triagem para garantir que os indivíduos mantenham uma distância constante de 1,5 metros devido à natureza das atividades. Isso porque para minimizar os riscos de surto, geralmente são estabelecidos pontos de verificação de triagem, nos quais funcionários e visitantes recebem perguntas para ajudar a determinar o risco de contágio que apresentam. Mas o rastreamento manual desacelera a triagem, interrompendo os negócios e, como a contagem manual, é altamente sujeita a erros. Por isso, organizações de vários setores, incluindo aeroportos, empresas de infraestrutura crítica e departamentos de segurança têm implantado o Genetec Mission Control ™ , sistema de gerenciamento de decisões do Security Center, que contribui para automatizar o processo de triagem das pessoas ao ingressarem nas instalações. "Usando o Misson Control, as organizações digitalizam facilmente o questionário de triagem e o sistema pode orientar o pessoal em cada etapa, identificando as pessoas que precisam de cuidados adicionais, além de centralizar os dados coletados e enviar notificações aos supervisores, levando a um processo mais rápido que minimiza a interrupção operacional", completa Ferreira.
É preciso ainda rastrear contatos de apoio, ou seja, saber quem estava, onde e quando, em todas as nossas instalações. Afinal se uma pessoa testar positivo para COVID-19, todos que tiveram contato próximo com ela devem ser avisadas e ter seus sintomas monitorados. Mas isso pode ser incrivelmente difícil, senão impossível, no caso de grandes edifícios ou locais, especialmente se o pessoal estiver contando apenas as pessoas na entrada principal. Uma plataforma de segurança unificada pode ajudar muito a resolver esse desafio ao reunir eventos de controle de acesso com metadados de várias fontes, incluindo LIDAR e análise de vídeo, e, em seguida, gerar relatórios com " Synergis Proximity Report" para ajudar a mitigar a disseminação do vírus.
Outra vantagem do uso de um sistema de gestão de segurança unificado é assegurar a privacidade pessoal, afinal muitas dessas medidas exigem a visualização e o compartilhamento de informações pessoais identificáveis. Isso é resolvido com um sistema de vigilância por vídeo que fornece a capacidade de automaticamente embaçar os rostos e objetos durante o vídeo ao vivo ou gravado. Ao usar esta ferramenta, as organizações podem dar acesso apenas ao pessoal autorizado para ver esses rostos quando for absolutamente necessário. Isso significa, por exemplo, que os operadores de segurança que monitoram as transmissões ao vivo ou analisam as imagens armazenadas veem as figuras, enquanto os supervisores ou outro pessoal autorizado veem as informações identificáveis.
Além disso, todas as evidências do sistema de segurança são compartilhadas na nuvem, evitando o contato físico, que é a chave para se manter saudável nos dias de hoje. O Genetec Clearance ™ possibilita a transferência on-line para parceiros e acelera a transferência de informações críticas.
Gerenciando a densidade de ocupação em espaços públicos e nas vias com ALPR
Para aderir às diretrizes de densidade de ocupação, empresas voltadas para o público, bem como parques, praias e instalações recreativas podem ajustar suas medidas de segurança usando a tecnologia de reconhecimento automático de placas veiculares (ALPR, da sigla em inglês). Uma solução baseada em ALPR pode medir a ocupação de um estacionamento e auxiliar na sua gestão, exibindo e notificando os colaboradores quando os limites são atingidos. Os relatórios também podem ser produzidos para demonstrar a conformidade do gerente de estacionamento com as medidas locais. Como muitas jurisdições ao redor do mundo implementaram o toque de recolher durante a pandemia, a tecnologia ALPR oferece uma maneira eficaz de garantir que apenas equipes médicas ou autoridades governamentais estejam nas estradas durante o horário de toque de recolher.
"A pandemia nos deu a oportunidade de mostrar nossa criatividade e eficiência ao exigir que adaptássemos aos modelos de negócios e aperfeiçoássemos nossas infraestruturas de segurança com análises de vídeo, como contagem de pessoas, gerenciamento de ocupação, garantindo que as diretrizes de lavagem das mãos e uso de máscaras estejam sendo observadas, e muito mais. Pudemos mostrar que investir em segurança física não é um custo, mas um valor estratégico agregado à organização", acrescenta Ferreira.
Sobre a Genetec
A Genetec Inc. é uma empresa de tecnologia inovadora, com um vasto portfólio de soluções nas áreas de segurança, inteligência e operações. O produto carro-chefe da empresa, o Security Center, é uma plataforma de arquitetura aberta que unifica o monitoramento por vídeo baseado em IP, controle de acesso, reconhecimento automático de placas automotivas (ANPR), comunicação e análise de dados. A Genetec também desenvolve serviços e soluções na nuvem, pensados para melhorar a segurança, e contribui com novos níveis de inteligência operacional para governos, empresas, transporte e as comunidades em que vivemos. Fundada em 1997, com sede em Montreal, Canadá, a Genetec atende seus clientes globais por meio de uma extensa rede de revendedores, integradores, canais certificados e consultores, em mais de 80 países.
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