Covid-19: pandemia gera aumento dos riscos cibernéticos para as empresas
Diante desse cenário, como evitar os prejuízos? A Mazars, auditoria e consultoria empresarial, apresenta algumas dicas como a instalação somente de programas autorizados, restringir os privilégios administrativos dos usuários aos computadores, servidores e banco de dados, entre outros
Ao mesmo tempo em que a Covid-19 acelerou o processo de digitalização das empresas, a pandemia também causou alguns prejuízos por conta de ataques cibernéticos que se multiplicam ao redor do mundo. De acordo com pesquisas realizadas pela IBM, o Brasil ocupa o terceiro lugar dos países que mais sofrem ataques de hackers, ficando atrás somente da China e dos Estados Unidos. Um fator muito preocupante é que, em média, as empresas levam aproximadamente oito meses para identificar ataques que não paralisam as operações, mas que agem como espiões, roubando informações de propriedade intelectual ou efetuando acessos indevidos a banco de dados.
"Para evitar prejuízos, as empresas devem concentrar esforços na análise de ameaças e possíveis ataques. Além disso, é importante constantemente realizar treinamentos internos, com todos os colaboradores, disseminando uma cultura de segurança da informação", afirma Heliézer Viana, sócio da Mazars e especialista em segurança cibernética.
Abaixo, Viana aponta cinco pontos-chaves para que as companhias não estejam vulneráveis:
• Permita que somente programas autorizados sejam instalados nos computadores da empresa;
• Mantenha atualizados todos os dispositivos que devem estar com atualização automática, como MS Office, Java, visualizadores de PDF e navegadores;
• Mantenha os sistemas operacionais atualizados;
• Restrinja os privilégios administrativos dos usuários aos computadores, servidores e banco de dados;
• Não deixe o backup na mesma rede, sempre que possível. Mantenha uma cópia em outro site ou na nuvem.
Sobre a Mazars
A Mazars é uma parceria internacionalmente integrada, especializada em Auditoria, Consultoria, Financial Advisory Services, Serviços Tributários e BPO.
Operando em 91 países e territórios ao redor do mundo, contamos com a experiência de 40.400 profissionais - 24.400 na parceria integrada da Mazars e 16.000 pela Mazars North America Alliance - para ajudar os clientes em todas as fases do seu desenvolvimento.
No Brasil, temos mais de 850 colaboradores em nossos seis escritórios (São Paulo, Barueri, Campinas, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro e Curitiba), que solucionam questões complexas de maneira inovadora. A busca contínua pela excelência é o que nos move.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>