Logo
Imprimir esta página

thyssenkrupp no caminho de se tornar uma empresa neutra em carbono

thyssenkrupp no caminho de se tornar uma empresa neutra em carbono

No Brasil, empresa investe em novas tecnologias sustentáveis para produção de hidrogênio verde e componentes automotivos mais leves

A thyssenkrupp trabalha para se tornar uma empresa neutra em carbono até 2050. A empresa definiu duas metas globais para a sustentabilidade ambiental dos seus negócios, baseadas no Acordo de Paris, a fim de reduzir as suas emissões de CO2 e ajudar os clientes a alcançarem a neutralidade em carbono. Até 2030, a companhia vai diminuir em cerca de 30% as emissões de gases de efeito estufa de sua produção e na compra de energia, bem como reduzir as emissões do uso de suas soluções em 16%.

Nas operações siderúrgicas na Alemanha, a empresa implantou um projeto inovador chamado Carbon2Chem, que converte os gases da produção de aço (ricos em CO2) em matérias-primas químicas valiosas que podem ser usadas para produzir, por exemplo, combustíveis e fertilizantes. A tecnologia foi financiada pelo governo alemão.

Outra tecnologia inovadora é a utilização do hidrogênio, em substituição ao carvão, para produzir aço neutro em carbono. No processo, injeta-se hidrogênio (H2), em substituição ao coque siderúrgico (produzido a partir do carvão), no fundo do poço de um em um dos altos-fornos para se produzir o ferro-gusa (matéria-prima para a fabricação do aço). A vantagem é que a injeção de coque carvão produz CO2, já o uso do hidrogênio gera vapor de água. Neste ponto do processo de produção é possível reduzir até 20% de CO2. O objetivo da thyssenkrupp Steel é expandir gradualmente a utilização do H2 a todos os seus altos-fornos na Alemanha.

Além da redução global das emissões nos processos produtivos, a empresa está trabalhando sistematicamente para tornar os seus produtos neutros em carbono, além de reduzir o consumo de recursos naturais em geral, como água, energia elétrica, entre outros insumos. No início deste ano, a empresa foi reconhecida pela quarta vez consecutiva como líder global em proteção climática pela entidade CDP, considerada uma referência no mercado de capitais.

Tecnologias sustentáveis no Brasil

No Brasil, a empresa segue o planejamento global e está implantando uma série de medidas para melhorar a eficiência energética e gestão de resíduos nas plantas. No entanto, a grande aposta está no desenvolvimento local de tecnologias sustentáveis para os setores automotivo e de plantas químicas.

"A mudança climática afeta a todos nós e é preciso mobilizar recursos e investimentos em pesquisa e desenvolvimento que sejam capazes de assegurar o sucesso sustentável também para os nossos clientes", afirma Paulo Alvarenga, CEO da thyssenkrupp na América do Sul.

Hidrogênio verde: a chave para matérias-primas verdes

A substituição dos combustíveis fósseis, como carvão, petróleo e gás, por fontes limpas de energia, como solar e eólica, é o caminho para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Neste cenário surgem novas tecnologias que permitem acelerar a participação das energias limpas na matriz energética, ao mesmo tempo em que suprem a demanda por matérias-primas verdes para diversas cadeias de produção na indústria química. É o caso do hidrogênio verde, que tem zero emissão de carbono e é um elemento-chave nessa evolução.

"No Brasil, enxergamos um grande potencial de aplicação do hidrogênio verde no setor petroquímico para a produção de fertilizantes à base de amônia com "pegada zero de carbono". A partir da nossa tecnologia de eletrólise da água, conseguimos usar energia elétrica de fontes renováveis com um investimento equivalente ao do processo tradicional, hoje realizado a partir de gás natural", complementa Alvarenga.

Atualmente, mais de 90% do hidrogênio produzido no mundo - equivalente a mais de 40 milhões de toneladas - é obtido a partir de fontes fósseis, principalmente o petróleo. Apenas 4% são originados a partir da eletrólise da água, o que reforça o grande potencial existente para a produção de hidrogênio verde a partir desse processo.

"Apesar do Brasil ser um grande exportador agrícola, cerca de 70% dos fertilizantes que utilizamos no país são importados. Temos uma grande oportunidade para garantir a autossuficiência sustentável desse insumo", conclui Alvarenga.

A produção em escala industrial de hidrogênio a partir da eletrólise da água é um grande atrativo da empresa para ajudar importantes setores brasileiros, como a indústria química, de fertilizantes e de energia a reduzirem a pegada de carbono.

O hidrogênio verde pode ser armazenado e depois usado para abastecer redes de gás e veículos movidos a células de hidrogênio ou empregado como matéria-prima na produção de amônia, metanol e gás natural sintético. Lembrando que o metanol é amplamente usado na fabricação do biodiesel, importante combustível para o transporte de cargas e mobilidade urbana no Brasil. Como funciona a tecnologia da thyssenkrupp de eletrólise da água .

Infográfico: potenciais usos do hidrogênio verde pela indústria brasileira

Veículos mais leves: menos emissões

A indústria automotiva, uma das três áreas de atuação da empresa no Brasil juntamente com plantas industriais e defesa naval, enfrenta uma série de desafios e novas regulamentações, sendo o maior deles a redução das emissões de CO2. A diminuição do peso de peças contribui muito para isso e tem impulsionado o desenvolvimento de novas tecnologias e componentes. "Ao longo dos últimos anos temos investido constantemente na redução do tamanho de componentes para motores e em novas tecnologias que tornem os veículos mais leves", afirma o executivo.

Na fábrica 4.0, localizada em Poços de Caldas, por exemplo, a empresa desenvolveu um processo exclusivo capaz de reduzir em até 30% o peso do eixo de comando de válvulas integrado dos veículos. Motores mais leves e eficientes possibilitam economias substanciais no consumo de combustível e consequente redução das emissões de poluentes na atmosfera.

As novas tecnologias vêm na esteira do desenvolvimento do conceito da Indústria 4.0 no Brasil - também foco de investimentos contínuos da thyssenkrupp. A empresa possui fábricas integradas ao redor do mundo (Alemanha, Brasil, China e Hungria), que operam com tecnologias digitais, como Internet das Coisas, sensores, computação em nuvem, QR Codes, entre outros.

Saiba mais no vídeo.

Sobre a thyssenkrupp

A thyssenkrupp é um grupo de tecnologia com vasta experiência em materiais. Mais de 162.000 colaboradores trabalham em 78 países com paixão e conhecimento tecnológico para desenvolver produtos de alta qualidade, processos industriais inteligentes e serviços para o progresso sustentável. Suas competências e empenho são a base do nosso sucesso. No ano fiscal de 2018/2019, a thyssenkrupp obteve o faturamento global de €42 bilhões.

Desenvolvendo negócios no Brasil desde 1837, a thyssenkrupp emprega mais de 8 mil colaboradores em todas as regiões do país nos segmentos automotivo, energia, infraestrutura, mineração, construção civil, química, petroquímica e defesa. Na América do Sul, a empresa contabilizou durante o ano fiscal 2018/2019 o faturamento de €1.1 bilhão.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto