Rakuten Digital Commerce divulga pesquisa sobre o perfil geek no e-commerce brasileiro
Estudo indica que apostar no comércio online é uma estratégia interessante para atingir esse público
O universo geek é extremamente fanático e fiel às suas preferências. Independentemente do assunto, seja tecnologia, jogos, histórias em quadrinhos, heróis, filmes, livros, séries ou cultura pop, esse público é aficionado e, normalmente, não mede esforços para se sentir mais próximos aos seus ídolos, seja os acompanhando ou adquirindo artigos, muitas vezes colecionáveis ou exclusivos, que o representam.
O mês de maio é importante para o mercado geek, pois são celebradas duas datas bastante representativas para o segmento: o Dia do Star Wars e o Dia da Toalha. Partindo dessa premissa, a Rakuten Digital Commerce, empresa que oferece um ecossistema completo de soluções para o e-commerce, realizou um estudo sobre os hábitos de consumo desses consumidores em sua plataforma.
A pesquisa, que considerou o período entre maio de 2018 a abril de 2019, fez as seguintes constatações:
- O ticket das compras online dos geeks (R$ 548) é superior à média nacional (R$ 329). Sendo que, os estados do Amapá, Maranhão e Pará, respectivamente, são os estados com os maiores tickets médios do Brasil;
- São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal são as regiões de maior representatividade para o setor;
- Diferentemente do que acontece no comércio eletrônico no País, onde as mulheres têm um consumo médio maior, no mundo geek, a prevalência nacional é dos homens;
- O público geek é predominantemente masculino, na faixa dos 20 a 30 anos; prefere o computador para fazer compras e utiliza o cartão de crédito como meio de pagamento.
"Esse tipo de levantamento é essencial para conhecer o seu público-alvo e, assim, traçar as melhores estratégias para alcançá-lo. Os geeks, por exemplo, são hiperconectados. Seja para realizar pesquisas, estudar, se entreter ou mesmo comprar, o mundo digital certamente é um dos ambientes prediletos deles. Partindo dessa premissa, o e-commerce se faz um canal de relacionamento e vendas extremamente eficaz, pois cria uma conexão direta entre o varejista e o consumidor", finaliza René Abe, CEO e presidente da Rakuten Brasil.
Geek deixou de ser um adjetivo para determinar um perfil de pessoa. Atualmente, é um estilo de vida com cada vez mais adeptos. Especialistas estimam que, atualmente, o mercado geek já movimenta mais de R$ 138 bilhões e as expectativas são que esses números continuem crescendo ao longo dos próximos anos. Essa conjunção de fatores faz com que o potencial de negócios geeks seja muito interessante, nacional e internacionalmente.
"Sem dúvida o segmento geek está crescendo. Com a popularização multimídia, a tendência é agregar mais clientes colecionadores. Devido ao sucesso do último lançamento dos Vingadores, tivemos uma busca maior por itens ligados à franquia. Porém, a procura por itens de outros segmentos não diminuiu. Por ser um mês, por exemplo, que recordamos os feitos do Ayrton Senna, houve também uma significativa maior procura por peças licenciadas disponíveis do ídolo", comenta Mauricio Zambon, gerente do e-commerce Iron Studios, primeira empresa brasileira a desenvolver produtos licenciados colecionáveis.
De acordo com Zambon, o número de reserva de lançamentos é crescente. Cada linha conta com a sua legião de fãs e seguidores. Porém, os produtos inspirados nas franquias Marvel e DC, principalmente modelos exclusivos e deluxe, costumam esgotar mais rápido.
Para mais informações sobre esse e outros assuntos, acesse: digitalcommerce.rakuten.com.br/.
Sobre a Rakuten Digital Commerce
A Rakuten Digital Commerce foi a primeira empresa no Brasil a fornecer lojas virtuais no país desde 1995. Em 2011, a Rakuten, Inc. adquiriu a companhia no Brasil, transformando em sua base para suas operações na região da América Latina. A companhia, com mais de 77 mil lojistas e 1 bilhão e 200 milhões de compradores cadastrados, alia o conhecimento do mercado local às suas soluções de alta performance em Comércio Eletrônico Omnichannel, Inteligência Artificial, Fintechs, Marketing Digital e Economia Compartilhada de suas propriedades em todo o mundo, sempre buscando a economia de escala e o compartilhamento dessa economia para o varejo, empreendedores e a sociedade. O Grupo Rakuten possui mais de 17 mil colaboradores e atua em 30 países, levando sua marca globalmente como o Patrocinador Global do time espanhol de futebol FC Barcelona, do atual time de basquete campeão da NBA nos Estados Unidos, o Golden State Warriors e da maior propriedade de corridas de aventura do mundo, a The Spartan Race. No Brasil, além de soluções para grandes operações de comércio eletrônico, a companhia beneficia também as pequenas e médias empresas, construindo histórias de sucesso e empoderando as pessoas e a sociedade através da Inovação, da Internet e da Tecnologia.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>