Faculdade Estácio aposta em tecnologia educacional
Pioneira no uso de recursos em ambientes virtuais, a Estácio investe em dispositivos e ferramentas digitais que vão muito além da sala de aula. Inovadora há mais de uma década utiliza games, conteúdos interativos, além de realidade virtual no ensino
Praticamente todos os procedimentos de ensino foram ou serão modificados pela tecnologia. A Estácio foi uma das primeiras a investir em uma biblioteca inteiramente virtual, por exemplo, além de criar eventos de estágios e oportunidades na web, sem contar com o Ensino a Distância, no qual adquiriu um know-how que influenciou o ensino presencial e a educação continuada.
O projeto Minha Biblioteca, ampliou o acervo virtual da entidade para mais de 14 mil exemplares. A plataforma, inaugurada recentemente, garante aos alunos, professores e pesquisadores maior mobilidade com acesso ilimitado 24 horas por dia de qualquer dispositivo conectado à Internet. Já o Rota das Carreiras é um assistente inteligente que mostra aos jovens - que ainda não decidiram suas profissões - situações cotidianas de 21 carreiras. Para os especialistas em tecnologia educacional entender e lidar com plataformas digitais é um letramento tão importante, quanto a matemática ou línguas.
“Se formos pensar nas competências mais desejadas no mundo do trabalho e quisermos promovê-las nos nossos cursos é preciso propor novas metodologias. A Estácio foi uma das primeiras a criar aplicativos educacionais para smartphones, games de aprendizagem, além de desenvolver soluções proprietárias como o Proenade, plataforma adaptativa que passou a ser adotada como ferramenta de exercícios e simulados em diversos cursos presenciais e em programas específicos”, afirma Roberto Ramos, diretor de tecnologias educacionais da Estácio. Os ambientes virtuais de aprendizagem deixaram de fazer parte apenas do universo do EaD e já são utilizados no ensino presencial. Um professor pode gravar um vídeo com a técnica que será aprendida no laboratório e disponibilizar como um estudo prévio antes da aula prática, permitindo o aluno possa rever a explicação prévia.
O uso de dados analíticos massivos (big data) já se mostra fundamental para compreender o comportamento do aluno e seu desempenho. A partir da performance do aluno em exercícios e atividades, aliada à coleta de dados de comportamento e de consumo de conteúdo, é possível desenhar trilhas personalizadas de aprendizagem. Alunos que têm facilidade em aprender a partir de vídeos, áudios, leituras, ou mais exercícios, poderão ter reforços acadêmicos customizados à sua realidade específica.
Outra tendência muito forte é a de intensificar o uso de smartphones ou mobile learning nos processos educacionais. Assistir a vídeos, realizar exercícios, a partir de algo que está ao acesso de suas mãos, já é uma realidade. Hoje muitos dos professores da Estácio já atuam em projetos que nunca fizeram parte de seu escopo, como preparar conteúdo para um game, gravar vídeos acadêmicos ou estruturar o conhecimento em um aplicativo para smartphone, por exemplo.
Na Educação a Distância surgiram soluções como a plataforma colaborativa em que alunos auxiliam os colegas em dúvidas diversas, tanto de administração acadêmica como também de conteúdo, o Zero Dúvidas. Também foi criado um serviço de organização dos estudos: o aluno aponta os dias e horários que possui para estudo e a ferramenta organiza uma agenda, enviando notificações cada vez que o aluno descumpre seu plano.
Sobre a Estácio
A Estácio, um dos maiores e mais respeitados grupos do setor educacional do Brasil, atua há 48 anos no segmento de ensino superior. Presente em 23 estados e no Distrito Federal, por meio do ensino presencial, e em todo o Brasil com o EaD, conta com mais de 500 mil alunos matriculados. Atuante em projetos que contribuem para o desenvolvimento social e cultural do País, a Estácio promove o Programa de Responsabilidade Social Corporativa Educar para Transformar. O programa, que apoia iniciativas em cinco pilares - Esporte, Escola, Cidadania, Cultura, Inovação e Empreendedorismo – reflete o compromisso do Grupo Estácio de oferecer uma educação acessível e de qualidade e, assim, gerar um impacto positivo para a construção de uma sociedade mais justa.
A partir da experiência inovadora proposta no ensino a distância, a Estácio adquiriu um know-how de uso de tecnologia educacional que influenciou o ensino presencial e a educação continuada, como a pós-graduação. Em 2009, construiu um modelo de ensino de graduação em um sistema virtual de gestão de conhecimento, permitindo que professores pudessem discutir, planos de ensino e de aula, as atividades acadêmicas, suas referências bibliográficas.
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