Museu Casa de Portinari celebra arte, memória e a cultura local no fim de dezembro; confira programação
Instituição terá horário especial de funcionamento nas semanas do Natal e do Ano Novo
O Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Brodowski (SP), convida o público a participar de uma série de atividades que celebram a arte, a memória e a cultura local. Destaques incluem a exposição de miniaturas “Casas e Casos” e o sarau musical “Cantigas de Minha Terra”, em homenagem aos 121 anos de nascimento de Candido Portinari.
Além disso, o público pode aproveitar a programação virtual “Portinari Por Ele Mesmo”, que explora a vida e a obra do artista a partir de sua própria perspectiva. Todas as atividades são gratuitas e buscam valorizar a história, a arte e os afetos que inspiraram o artista de Brodowski. Confira, abaixo, todas as informações.
Exposição de miniaturas “Casas e Casos”
O Museu Casa de Portinari convida o público para uma mostra que celebra o universo das miniaturas, sua riqueza de detalhes e o poder de narrar histórias por meio de pequenas obras de arte. A exposição reúne diversos cenários em miniatura, criados por diferentes artistas, cada um retratando espaços que evocam memórias, afetos e fragmentos da vida cotidiana.
Data: até 31 de janeiro
Horário: das 9h às 17h
Local: Galpão das Artes (rua João Brisotti, 128 - Centro - Brodowski/SP)
Gratuito
Sarau Musical “Cantigas de Minha Terra”
Em comemoração aos 121 anos de nascimento de Candido Portinari, o Museu apresenta o tradicional sarau em parceria com a dupla Ricardo e Tiago. A homenagem contará também com a participação de outros músicos sertanejos do município, celebrando a ligação entre a vida simples do interior paulista e a obra do grande artista de Brodowski.
Uma oportunidade única para vivenciar a cultura local e mergulhar no universo que inspirou tantas criações de Portinari, onde a música, a poesia e as tradições do campo se entrelaçam com as cores, formas e temas retratados em suas obras. Neste encontro, o público poderá sentir a atmosfera do interior que marcou a infância do artista e reconhecer, através das canções, os elementos que moldaram sua visão de mundo e sua paixão pela arte.
Data: 29 de dezembro
Horário: às 19h
Local: esplanada do Museu Casa de Portinari
Gratuito
Programação virtual
Portinari Por Ele Mesmo
O projeto Portinari por Ele Mesmo nasceu como uma adaptação das atividades do Núcleo Educativo durante o período de ações remotas. Atualmente, consolidou-se como uma dinâmica inovadora, fortalecendo a relação entre o museu e seus diversos públicos.
Trata-se de uma iniciativa que explora a vida e a obra do artista a partir de sua própria perspectiva. Essa abordagem oferece uma experiência enriquecedora e interativa, estimulando o interesse pela arte e incentivando uma conexão mais profunda com o legado do artista de Brodowski.
Datas: 26 de dezembro (quinta-feira)
Horário: às 10h
Gratuito
Confira nas redes sociais do Museu:
Instagram: @museucadeportinari
Facebook: /museucasadeportinari
Confira todas as informações sobre a programação do Museu Casa de Portinari no site da instituição.
Funcionamento no final do ano
O Museu informa seu funcionamento durante as datas comemorativas de Natal e Ano Novo:
Dia 23 (segunda-feira): fechado
Dia 24 (terça-feira): aberto das 9h às 13h
Dia 25 (quarta-feira): fechado
Do dia 26 ao dia 29: aberto normalmente, das 9h às 18h
Dia 30 (segunda-feira): fechado
Dia 31 (terça-feira): aberto das 9h às 13h
Dia 1º de janeiro (quarta-feira): fechado
A partir do dia 2 de janeiro de 2025: volta ao expediente normal, das 9h às 18h
Museu Casa de Portinari
Inaugurado em 14 de março de 1970, em Brodowski, o Museu Casa de Portinari é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, administrada pela ACAM Portinari - Organização Social de Cultura. Tem como edificação a antiga residência de Candido Portinari e representa a forte ligação do pintor com sua terra natal, origens e laços familiares.
É o local onde ele realizou suas primeiras experiências com pinturas murais e se aprofundou na técnica ao passar dos anos. Entre os ambientes que mais se destacam, estão o ateliê, com os objetos de trabalho do artista, e a “Capela da Nonna”, que Portinari pintou para sua avó.
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.
Entrada: gratuita
Endereço: Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP)
Informações: (16) 3664-4284
YouTube: /casadeportinari
Instagram: @museucadeportinari
Facebook: /museucasadeportinari
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>