Circulação do projeto Folcloreando chega a Timbó e Gaspar neste fim de semana
As ações ainda irão passar por Indaial no dia 13 de dezembro e todas são gratuitas e abertas à comunidade
Dança folclórica, histórias e indumentárias germânicas. Neste fim de semana, o projeto Folcloreando do Grupo Folclórico Germânia Blumenau chega aos municípios de Timbó e Gaspar. As ações contam com apresentações de dança e curiosidades sobre a cultura alemã como indumentária, repertório de danças, músicas e histórias. No dia 30 de novembro, às 16h, a apresentação ocorre no Pavilhão de Eventos Henry Paul, em Timbó; e no dia 01 de dezembro, às 13h15min, chega ao Clube de Bocha Belchior Alto, em Gaspar. A circulação segue até o dia 13 de dezembro, com última apresentação às 19h na Fundação Indaialense de Cultura (FIC), em Indaial. Todas as ações são gratuitas e abertas à comunidade.
O Grupo Folclórico Germânia surgiu em 1988, está sediado em Blumenau (SC), na Sociedade Recreativa Cultural Fortaleza, e tem como um dos objetivos manter a cultura da imigração alemã na região. Segundo o presidente do grupo, Lucas Schmitz, a circulação pelas cidades vizinhas de Blumenau tem a intenção de compartilhar conhecimentos com essas comunidades que não possuem grupo de dança folclórica alemã atuando e, no caso, de Timbó e Indaial, reforçar laços e divulgar o trabalho desenvolvido. “Com a participação de até 20 dançarinos, de duas categorias, denominadas Adulto e Master, e acesso gratuito, pretendemos levar ao público curiosidades sobre a indumentária e o repertório de danças, investindo assim em formação de público, além de demonstrar um pouquinho da diversidade das expressões artísticas brasileiras. A confecção de um novo figurino para a circulação, enriquecerá o trabalho e possibilitará o aperfeiçoamento de seus espetáculos coreográficos”, complementa Schmitz.
Para a circulação foram confeccionados novos figurinos para representar em especial a região de Hessen, na Alemanha. O figurino foi criteriosamente definido pelo coordenador artístico do grupo e proponente do projeto Gilberto Freitas, com supervisão de Jane Liesenberg, folclorista há 30 anos com grande experiência em estudo e confecção de trajes folclóricos.
O projeto cultural “Folcloreando” é viabilizado por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura e conta com o incentivo da Rede Cooper e Centraco Correias. “Como contrapartida, o projeto ainda levará duas apresentações a asilos de Blumenau, com o intuito de possibilitar o contato da música e dança tradicional, buscando reavivar a memória cultural desses cidadãos, possibilitando também a aproximação do artista e do público e o acesso desta faixa etária, que devido a suas condições físicas têm pouca mobilidade para prestigiar os eventos, possibilitando um momento de troca e de experiências”, acrescenta o vice-presidente do Grupo Folclórico Germânia, Valcir Schmitz. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/gfgermania
PRÓXIMAS APRESENTAÇÕES
Circulação projeto Folcloreando 2024
Dia 30 de novembro, às 16h
Pavilhão de Eventos Henry Paul, em Timbó (R. Prof. Július Scheidemantel, s/n, Centro)
Dia 01 de dezembro, às 13h15min
Clube de Bocha Belchior Alto, em Gaspar (R. Celso Theiss 200)
Dia 13 de dezembro, às 19h
Fundação Indaialense de Cultura - FIC, em Indaial (R. Dr. Blumenau, 05)
Todas as ações são gratuitas e abertas à comunidade
FICHA TÉCNICA PROJETO
Produtora cultural e supervisão de figurinos: Jane Liesenberg
Coordenador artístico, proponente: Gilberto Freitas
Costureiras: Rosângela Reisch e Marili de Oliveira Schmitz
Designer gráfico e social media: Heloísa Beckhauser
Assistente de acessibilidade: Mara Rubian Matteussi Garcia Kortelt
Divulgação Cultural/AI: Nane Pereira Comunicação e Arte.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>