Museu em Tupã (SP) tem um dos maiores acervos voltados a questões indígenas no estado
Mais de 38 mil objetos contam a história do município e do processo de colonização do oeste paulista
O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Tupã (SP), tem um dos maiores acervos voltados às questões culturais, históricas, arqueológicas e artísticas dos povos indígenas no estado. A instituição também é referência quando tratamos de história e meio ambiente no município de Tupã (SP).
O museu foi criado em 1966 no contexto de implantação da rede dos Museus Históricos e Pedagógicos do estado de São Paulo. Na época, os eixos temáticos do projeto abrangeram história local e etnografia.
Hoje, o museu conta com aproximadamente 38 mil objetos que registram a história da cidade e contam o processo de colonização do oeste paulista e a relação, no passado e no presente, entre indígenas e não indígenas de diferentes localidades do Brasil.
Para o final do mês de fevereiro, o museu conta com uma programação voltada para todas as idades. Confira!
Família no Museu - exposição “Tupã Plural”
A mostra leva o público a conhecer a exposição de longa duração “Tupã Plural” que, por meio de um jogo da memória temático, introduz a questão indígena nas discussões sobre a formação da sociedade brasileira.
No segundo módulo da exposição, chamado “Aldeia Indígena Vanuíre”, a equipe educativa do museu estimula os participantes a interagirem e a pensarem sobre a cultura dos povos indígenas do oeste paulista.
Datas: 24 e 25 de fevereiro (sábado e domingo)
Horário: das 10h às 17h
Projeto “Aguçando as Memórias”
O projeto “Aguçando as Memórias” tem como público-alvo os idosos. O objetivo é a valorização e a inserção dessas pessoas na sociedade, reconhecendo-os como cidadãos ativos e produtores de cultura. Neste encontro, os participantes farão uma reflexão sobre as atividades desenvolvidas em 2023 e as perspectivas para 2024.
Datas: 27 de fevereiro (terça-feira)
Horário: das 15h às 16h30
Ingresso voluntário
O Museu Índia Vanuíre convida o público a fazer parte da história da instituição e a contribuir para perpetuar as ações culturais e sociais desenvolvidas com a comunidade de Tupã e demais visitantes.
Uma das formas para promover sua sustentabilidade de maneira inclusiva foi a adoção de um o modelo de ingresso voluntário – conhecido no mundo todo como PWYW – do inglês “pay what you want” (pague o que quiser), que entrou em vigor em junho de 2017. A entrada ao equipamento continua sendo livre, mas, ao final da visita, o público é convidado a reverter para a instituição o valor que quiser, se puder.
A forma de arrecadação é uma maneira de remover a barreira da entrada e inspirar a generosidade das pessoas no sentido de contribuir com iniciativas culturais. Para a efetivação da doação, foi criado no museu um local específico que mostra ao interessado a diversidade de ações sociais e educativas realizadas pela unidade.
Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
Localizado em Tupã (SP), o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre é uma instituição do Governo do Estado administrada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo em parceria com a ACAM Portinari - Organização Social de Cultura.
Fundado em 1966 e instalado em um prédio construído especialmente para abrigá-lo, o museu possui acervo, com cerca de 38 mil peças, relacionado à história da região onde está localizado e com foco na cultura indígena. Possui uma das mais importantes coleções etnográficas do país que representam diferentes comunidades indígenas brasileiras.
Funcionamento: terças, quartas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 18h; quintas, das 9h às 20h.
Endereço: Rua Coroados, 521, Centro, Tupã – SP
Instagram: @museuindiavanuire
Facebook: /museuindiavanuire/
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>