Brasil,

Exposição Se Esse Patrimônio Fosse Meu, do Programa Conexão Comunidade, será lançada em Cubatão, na Baixada Santista (SP)

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  daniela galvão
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

ConexãoComunidade_Crédito Divulgação AIC ConexãoComunidade_Crédito Divulgação AIC

Os eventos, que celebram as referências culturais locais, contarão ainda com a participação de grupos culturais do município

Entre os dias 21 e 23 de novembro, cinco escolas da rede municipal de ensino de Cubatão, cidade localizada na Baixada Santista (SP), receberão a exposição Se Esse Patrimônio Fosse Meu, do Programa Conexão Comunidade 2023. Realizado pela VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – em parceria com a AIC - Agência de Iniciativas, ele promove educação patrimonial e cultura, por meio do incremento dos processos educativos nas escolas públicas de diversas cidades brasileiras e do fortalecimento de grupos comunitários.

O material expográfico inclui fotos, vídeos e trabalhos de estudantes; projetos de educação patrimonial idealizados e executados por professores, durante a formação do Conexão Comunidade; além do totem de um mestre popular, personagem que representa as tradições locais, construído com base no mapeamento das referências culturais dos territórios.

As produções que serão apresentadas foram feitas pelas escolas a partir da formação de professores e da aplicação do material didático junto aos estudantes. Os eventos de lançamento das exposições contarão, ainda, com a participação de grupos culturais dos municípios, também atendidos pelo Conexão Comunidade. Durante o processo formativo, as cinco escolas envolveram nas atividades 1.677 estudantes e 46 educadores.

Objetivos

Segundo a gerente-geral de Sustentabilidade da VLI, Francielle Pedrosa, com o Conexão Comunidade, a companhia promove o desenvolvimento de diversos locais onde atua, por meio da educação e cultura, bem como a transformação da vida da população brasileira. “Além de transportar riquezas produzidas no Brasil, a empresa reforça, com o Conexão Comunidade, seu papel de agente de transformação na sociedade. Entre os objetivos do programa estão o conhecimento e valorização dos patrimônios materiais e imateriais das localidades onde a VLI atua”.

Para o coordenador do programa pela AIC, Rogério Coelho, “a importância da formação e os resultados apresentados na exposição estão diretamente ligados à manutenção das memórias que as pessoas que trazem de suas vidas e das referências de um patrimônio cultural ainda não divulgado ou pensado como tal. As histórias de pessoas mais experientes daquele território, um costume passado de outras gerações e também aquilo que se apresenta como novidade fazem parte do relevante processo de repensar as identidades e construir novas aprendizagens sobre si e sobre o lugar”.

Educação patrimonial

O Conexão Comunidade, desenvolvido desde 2016, atua em dois eixos: fortalecimento dos grupos comunitários e incremento dos processos educativos nas escolas públicas. O viés patrimonial do programa busca contribuir para a valorização e o reconhecimento de elementos vinculados à cultura tradicional e aos saberes locais, diminuindo ações de degradação e ampliando sua referência para bairros e cidades que fazem parte do projeto.

Para isso, o programa promove a capacitação de professores da rede pública de ensino sobre como desenvolver o tema patrimônio em sala de aula e possibilita aos alunos conhecerem e redescobrirem os locais onde moram e que formam parte de sua história como cidadãos. Em março deste ano, os educadores iniciaram a formação juntamente com seus alunos nas cidades mineiras de Betim, Santa Luzia, Divinópolis e Itaúna, além de Cubatão, em São Paulo.

Serviço

O que: Lançamento da exposição Se Esse Patrimônio Fosse Meu, do Programa Conexão Comunidade 2023

Data - Horário - Escola
21 de novembro - Às 10h e às 16h - UME João Ramalho (Avenida 9 de Abril, 4.000, Bairro Vila Nova, Cubatão)
21 de novembro - Às 13h30 - UME Usina Henry Borden (Rua Amazonas, s/n, Bairro Vila Light, Cubatão)
22 de novembro - Das 13h30 às 15h30 - UME Padre Antônio Olivieri (Rua Maria do Carmo, 1350 - Casqueiro, Cubatão)
23 de novembro - Às 8h e às 14h - UME Rui Barbosa (Rua Vereador Luiz Pieruzzi Neto, 50, Bairro Jardim Caraguatá, Cubatão)
23 de novembro - Às 8h - UME Usina Henry Borden (Rua Amazonas, s/n, Bairro Vila Light, Cubatão)
23 de novembro - Das 14h às 15h30 - UME Jayme João Olcese (Rua Salgado Filho, 96, Bairro Jardim Anchieta, Cubatão)

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por quatro anos consecutivos entre as três companhias mais inovadoras do setor de Transporte e Logística no ranking do Valor Inovação, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Sobre a AIC

Promover o desenvolvimento humano pleno de sujeitos e comunidades é o horizonte que norteia o trabalho da AIC – Agência de Iniciativas Cidadãs, organização sem fins lucrativos que soma 30 anos de atuação em cinco grandes áreas: mobilização social, educação, cultura, juventudes e fortalecimento da sociedade civil.

Junto a uma rede de mais de 500 entidades parceiras, a AIC realiza variados projetos e programas sociais voltados para a construção da cidadania. Seu trabalho já obteve o reconhecimento de mais de 30 prêmios nacionais e internacionais, concedidos por organizações como ONU Cidades, Unicef e Unesco.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar