Funarte e UFRJ apresentam quatro óperas em junho
Apresentados entre os dias 22 e 25/6, os espetáculos “A Cartomante”, no Rio, e “O Machete”, em São Paulo, têm inspiração em contos de Machado de Assis e são estreias mundiais. Programação inclui ainda “O Ensaio de Ópera”, também no Rio, e “A Noite de São João”, no canal Arte de Toda Gente, no Youtube. Espetáculos fazem parte do Projeto Ópera e da Academia de Ópera do Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos, que integram o programa Arte de Toda Gente, parceria da Funarte com a UFRJ.
O inverno de 2023 começa com um verdadeiro festival de ópera. Entre os dias 22 e 25 de junho, o Projeto Ópera, apresenta quatro diferentes espetáculos, no Rio, em São Paulo e pela Internet. A Programação começa com uma montagem dupla, que coloca no palco do Salão Leopoldo Miguez, no Rio, apresentadas em sequência, “A Cartomante”, composta pelo brasileiro Eduardo Frigatti, com inspiração em um conto de Machado de Assis, em estreia mundial, e “O Ensaio de Ópera”, de Albert Lortzing (1801-1851). Já em São Paulo, também baseado em um conto de Machado e sendo encenado pela primeira vez, “O Machete”, de André Mehmari é a atração do Theatro São Pedro. Completando a série, o registro em vídeo de “Uma Noite de São João”, com música de Elias Álvares Lobo e libreto do escritor José de Alencar, considerada a primeira ópera em português, estreará no canal Arte de Toda Gente, no Youtube. O Projeto Ópera e o Sinos são parte do Programa Arte de Toda Gente, uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, através de sua Escola de Música.
Os espetáculos
No Rio
‘A Cartomante’, do brasileiro residente na Polônia Eduardo Frigatti, é baseada num conto de Machado de Assis e fará agora sua estreia mundial (primeira encenação). A peça foi uma das finalistas do concurso instituído em 2022 pelo Fórum Brasileiro de Ópera.
Já “O Ensaio de Ópera” é o que poderia ser chamado de uma “metaópera”. Composta pelo alemão Albert Lortzing (1801-1851), ela é um divertido singspiel (subgênero que alterna diálogos e trechos cantados) que, em clima de comédia, trata do próprio universo operístico. No palco, um nobre, apaixonado por esse gênero artístico, coloca seus empregados para encenar um espetáculo. A ópera de Lortzing foi traduzida para o português e passará a integrar o Repertório Sinos, ficando então disponível para as orquestras e companhias de ópera.
Com coordenação geral de Lenine Santos os espetáculos contam com a participação de um grande elenco de cantores e da Orquestra Sinfônica da UFRJ, com regência de Thiago Santos, Glauco Fernandes e André Cardoso.
Além das récitas no Salão Leopoldo Miguez, na Escola de Música da UFRJ – dias 22/06 (19h), 23/06 (19h), 24/06 (17h) e 25/06 (17h) – O par de espetáculos será também apresentado no Auditório Horta Barbosa do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ na Ilha do Fundão, no dia 03/07 (13h) e no Cine Theatro Central de Juiz de Fora, MG, no dia 26/08 (19h). Em todas as datas, a entrada é franca. As apresentações dos dias 24 e 25/6, serão também transmitidas pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube. https://www.youtube.com/@ArteDeTodaGente.
Mais informações sobre esses espetáculos e seu elenco completo em https://musica.ufrj.br/comunicacao/noticias/destaques/o-ensaio-de-opera-e-a-cartomante-projeto-opera-na-ufrj-leva-espetaculo-gratuito-duplo-aos-palcos-do-rio-de-janeiro-e-minas-gerais.
Em São Paulo
Também baseado num conto de Machado de Assis, “O Machete” foi composta por André Mehmari por encomenda do projeto Sinos, e também está estreando mundialmente.
“O Machado era um gênio em traduzir em literatura o momento artístico e social do Brasil”, diz André Mehmari. “E claro que ele estava atento ao que acontecia também na música e não é só nesse conto que ele relata brilhantemente esse cotidiano musical brasileiro”, afirma.⠀
A encenação reúne a Academia de Ópera e a Orquestra Jovem do Theatro São Pedro, com direção musical de Maíra Ferreira e direção cênica de Julianna Santos. O espetáculo fica em cartaz de 22, 23, 24 e 25 de junho, quinta a sábado às 20h, domingo às 17h, com entrada franca. As récitas dos dias 24 e 25 de junho serão, também, transmitidas ao vivo pela internet, pelo canal do Theatro -
O elenco completo e mais informações sobre a encenação de “O Machete” em https://theatrosaopedro.org.br/evento/?id=37936 .
A primeira ópera em português
Já “A Noite de São João” foi composta por Elias Álvares Lobo (1834-191) com libreto de José de Alencar por volta de 1857, e é a primeira ópera brasileira escrita em língua portuguesa por um brasileiro, mas teve sua partitura orquestral perdida, restando apenas um manuscrito de acompanhamento para piano. A nova orquestração foi realizada por Mateus Araújo, por meio de uma parceria do Conservatório de Tatuí com o Projeto Sinos, do programa Arte de Toda Gente. A ópera foi, então, encenada em dezembro de 2022, no Teatro Procópio Ferreira, em Tatuí, SP, e, a partir de 24/06, poderá ser assistida pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube - https://www.youtube.com/@ArteDeTodaGente.
Folhetim romântico, típico daquele período do século XIX, o espetáculo conta com a Orquestra Sinfônica e o Coro do Conservatório de Tatuí e os solistas Flavia Albano, Cecília Massa, Luciano Botelho e Isaque Oliveira. Também participam grupos de violão, viola caipira e artes cênicas do Conservatório. A direção cênica e artística é de Rosana Orsini Brescia, a direção de Coro de Marcos Baldini e a direção musical e regência ficam a cargo de Emmanuele Baldini.
Mais informações sobre essa encenação de “A Noite de São João” em https://www.conservatoriodetatui.org.br/noticias/conservatorio-de-tatui-apresenta-a-opera-brasileira-a-noite-de-sao-joao/
Programa Arte de Toda Gente – ATG, parceria Funarte-UFRJ
Em 2020, teve início a parceria Arte de Toda Gente entre a Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, para o desenvolvimento dos projetos Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos (www.sinos.art.br), Bossa Criativa (www.bossacriativa.art.br) e Um Novo Olhar (https://umnovolhar.art.br). A esse conjunto de projetos incluiu-se posteriormente o Arte em Circuito e a XXIV Bienal de Música Brasileira Contemporânea, o Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música e o Projeto Ópera. Todos com a curadoria da Escola de Música da UFRJ. Tal parceria atualmente viabiliza centenas de outras parcerias pelo Brasil, com as mais importantes instituições de arte, cultura e educação.
Serviço
Projeto Sinos apresenta quatro óperas em junho
“A Cartomante” e “O Ensaio de Ópera”
Quando: 22/06 (19h), 23/06 (19h), 24/06 (17h) e 25/06 (17h).
Onde: Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ - - Rua do Passeio, 98 - Centro, Rio de Janeiro.
O espetáculo também será apresentado no Cine Theatro Central de Juiz de Fora (raça João Pessoa, S/N, Juiz de Fora, MG), no dia 01/07 (19h) e no Auditório Horta Barbosa do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ na Ilha do Fundão, no Rio, dia 03/07 (13h).
“O Machete”
Quando: 22, 23, 24 e 25 de junho, quinta a sábado às 20h, domingo às 17h
Onde: Theatro São Pedro - Rua Barra Funda, 171, São Paulo - SP
“A Noite de São João”
Disponível em vídeo a partir de 24/06/2023 nos canais Arte de Toda Gente e no do Conservatório de Tatuí, no Youtube
Academia de Ópera e Sistema Nacional de Orquestras Sociais - SInos
Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Curadoria: Escola de Música da UFRJ
Informações sobre esse e outros programas da Funarte www.funarte.gov.br
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>