Projeto de arte circense circula por cinco cidades de Santa Catarina a partir de abril
"Volto Logo: Travessias e Travessuras da Palhaça Cachaça" irá percorrer pelas ruas de Ilhota, Luiz Alves, Guabiruba, Brusque e Gaspar com ações gratuitas e abertas à comunidade
Uma palhaça em uma bicicleta, intervenção urbana, e arte circense para a comunidade. A partir de abril, cinco cidades de Santa Catarina irão receber o projeto Volto Logo: Travessias e Travessuras da Palhaça Cachaça (interpretada pela atriz, palhaça e produtora cultural, Márcia Gonzaga). Serão seis (6) intervenções da palhaça em sua bicicleta pelas ruas dos municípios de Ilhota, Luíz Alves, Guabiruba e Brusque (com uma hora e meia de duração em cada intervenção). Como contrapartida social, o projeto ainda levará mais quatro (4) interações para a cidade de Gaspar, pelos bairros de Bela Vista, Santa Terezinha, Bateias e Sertão Verde; além de realizar uma live de debate sobre “Palhaçaria como Intervenção no Espaço Público: Como criar dispositivos de improviso?”, mediada pelo renomado artista Ricardo Puccetti (LUME - Campinas/SP), com uma hora de duração. Todas as ações são gratuitas e abertas a toda comunidade.
A atriz Marcia Gonzaga explica que nas cidades, a ação Volto Logo: Travessias e Travessuras da Palhaça Cachaça, envolvendo a palhaça e a bicicleta, favorece o acesso do público à arte circense, pois ela acontece no espaço urbano comum da circulação da população. “O formato da travessia é interessante no sentido de propagar a ação em diversos pontos da cidade, tornando a intervenção móvel e itinerante e alcançando diversos tipos de público e setores sociais. As travessuras permeiam a travessia, levando em consideração a palhaça usando a bicicleta como partner de jogo cômico, a pé, junto aos elementos cênicos nela agregados”, complementa.
Com orientação de Ricardo Puccetti, a intenção das ações é de também produzir uma intervenção urbana de cunho investigativo e criativo, desenvolvendo repertório cômico para continuidade e aprimoramento. “Criar recursos cênicos numa bicicleta, investigando possibilidades sonoras, visuais e utilitárias (com objetos) para desenvolver jogos com o público”, afirma Márcia.
A atriz, palhaça e produtora cultural Márcia Gonzaga, de Santos, São Paulo, é proponente do projeto, e pesquisa a palhaçaria desde 2016, ano em que veio morar em Santa Catarina, para fazer mestrado na UDESC em Florianópolis, e, estudar na Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica. Sua pesquisa acadêmica aborda a comicidade de mulheres, envolvendo a bufonaria e a palhaçaria. Em 2018, então, surge a Palhaça Cachaça, no espetáculo Manicômicas, dirigido por Karla Concá (RJ), apresentado em vários pontos da cidade e na sua residência, o qual serviu como espaço cultural e artístico (Morada Cênica).
Em 2021, Marcia Gonzaga se formou na Escola de Palhaços do Instituto Cultural Escola Livre de Palhaço – ESLIPA - (RJ), e que, devido a pandemia de Covid-19, ocorreu no formato online. Nesta formação, Márcia teve contato com o orientador Ricardo Puccetti, na direção do cabaré final da turma, onde mais tarde veio a convidá-lo a fazer parte deste projeto.
Ricardo Puccetti é ator do LUME (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP). O LUME é referência mundial em pesquisa de trabalho de atuação, sendo Ricardo Puccetti ator, palhaço e pesquisador desta arte. O espaço físico do grupo é um centro de pesquisa, em Campinas (SP), que acolhe atores e atrizes para o desenvolvimento de pesquisas práticas e oferta de cursos voltados para temas da atuação.
O projeto Volto Logo: Travessias e Travessuras da Palhaça Cachaça, é contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2022, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura. Processo FCC 2020/2022. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/palhacacachaca
SERVIÇO
Circulação do projeto “Volto Logo: Travessias e Travessuras da Palhaça Cachaça”
De abril a junho de 2023
Público: Transeuntes dos centros comerciais das cidades catarinenses de Ilhota, Luiz Alves, Guabiruba, Brusque. Transeuntes dos bairros periféricos de Gaspar (Jardim Primavera - Bairro Bela Vista; Loteamento do Cemitério - Bairro Santa Terezinha; Bairro do Bateias e Bairro Sertão Verde.
LIVE: Palhaçaria como Intervenção no Espaço Público: Como criar dispositivos de improviso?, mediada por Ricardo Puccetti (LUME - Campinas -SP), com 1 (uma) hora de duração. Em breve, as inscrições serão anunciadas nas redes sociais da Palhaça Cachaça
Todas as ações são gratuitas e abertas à comunidade
Classificação indicativa: Livre.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>