Mundo do Circo SP faz homenagem às mulheres em março
O programa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, com gestão da Amigos da Arte, apresenta diversas artistas mulheres todos os dias e ainda traz um treino coletivo de acrobacias com o grupo Mano a Mana; todas as atrações são gratuitas
O Mundo do Circo SP, novo programa cultural do governo de São Paulo, com gestão da Amigos da Arte, planejou todas as intervenções artísticas de março com atrações exclusivamente femininas, para celebrar o mês das mulheres. Quem for ao espaço vai poder curtir a apresentação das palhaças, malabaristas, mágicas e de outras artistas do universo do circo.
A exposição Mundo do Circo na Lona de Exposição exibe brinquedos populares, bonecos talhados em madeira e outros materiais, além de jogos e maquetes, que podem ser manipulados pelos visitantes. A mostra, com curadoria do ator, diretor e palhaço dos Parlapatões Hugo Possolo e do cenógrafo Zé Carratu, continuará aberta por tempo indefinido.
A dica é se entregar à interatividade que a exposição proporciona. Com movimentos do corpo, é possível colocar os trapezistas para balançar até se alcançarem. Muitas maquetes interativas mostram em miniatura um circo sendo erguido e as várias modalidades de circo/teatro. Uma delas, ensina a diferença entre corda bamba e arame alto. Vários bonecos representam acrobatas que exibem destreza e são acionados pelo público. Integram ainda o espaço, elefantes enfeitados, cavalos de madeira, macaquinhos acrobatas e, claro, mágicos espalhados pelo espaço temático.
Sábados e domingos, a Grande Lona receberá espetáculos, como o “Aqui até a Tristeza Pula de Alegria” do Imperius Circus, que se apresentará nos dias 4 e 5, às 17h, com números clássicos de circo - Bambolê, Equilibrismo, Palhaços, Arqueiro, Contorcionismo, Lira, Malabarismo com Formas Geométricas. “O Circo Chegou!”, do Circo Família Gelli, marca presença nos dias 18 e 19, às 17h, e traz um espetáculo com lira espacial, laços e chicotes. No dia 12, também às 17h, é a vez do Coletivo Mariás, com “Cálice”. São cinco mulheres em reverência ao feminino com elementos de circo, dança e música.
A Lona Multiuso receberá o Encontro de Mão a Mão, no dia 11 de março, das 14h às 17h, promovido pelo Grupo Mano a Mana para a realização de um treino coletivo com artistas dedicados a acrobacias.
Durante o mês, o local estará aberto de terça a domingo, sempre das 11h às 18h. Aos finais de semana, os espetáculos acontecem às 17h e a retirada dos ingressos deve ser feita diretamente na bilheteria com uma hora de antecedência. Todas as atrações são gratuitas. A programação completa do Mundo do Circo SP está disponível no site www.mundodocircosp.com.br .
Serviço Mundo do Circo SP
Lona de Exposição
Terça a domingo das 11h às 18h - Exposição Mundo do Circo
Picadeiro a Céu Aberto
Intervenções artísticas apenas com as mulheres circenses - terça a domingo das 11h às 18h
Grande Lona
4 e 5, às 17h, Imperius Circus
12, às 17h, Coletivo Mariás
18 e 19, às 17h, Circo Família Gelli
Lona Multiuso
11 de março, das 11h às 17h, Encontro de Mão a Mão
Sobre o Mundo do Circo SP
O Mundo do Circo SP foi criado a partir do desejo de valorizar a experiência lúdica e afetiva do universo circense. O local conta com três lonas – Grande Lona, Lona Multiuso e Lona Magia do Circo-, além do Picadeiro Aberto.
A Grande Lona vai apresentar circos itinerantes com espetáculos, mostras de números circenses, shows e outras atividades. A Lona Multiuso abrigará grupos, companhias, duplas e artistas individuais diversos, tanto para o desenvolvimento técnico de espetáculos como para apresentações. Um terceiro espaço, a Lona Exposição, abrigará exposição lúdica e interativa sobre o imaginário do circo, mostrando suas várias modalidades artísticas, enriquecendo a experiência sensorial proporcionada pelo espaço temático. O Picadeiro Aberto, por sua vez, ficará dedicado a espetáculos e números de rua.
Para além da realização de temporadas de circos itinerantes, o espaço vai sediar mostras, encontros, práticas, oficinas e ensaios, residências e iniciativas de capacitação.
O local contará com o Programa de Sustentabilidade do Circo, que tem por objetivo se tornar um modelo para o setor circense, com oportunidades para apresentação, qualificação técnica, estética, prática, capacitação e reciclagem.
A Vila dos Artistas receberá as caravanas circenses itinerantes nas temporadas da grande lona. Em uma segunda fase, há a previsão ainda da instalação de loja para venda de objetos relacionados ao universo circense e uma praça de alimentação.
O Mundo Circo SP conta com investimento de R$ 14,4 milhões do governo de São Paulo e vai ocupar um espaço de mais de 10 mil m2 do Parque da Juventude.
Com a ação, o Parque da Juventude, gerido pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e que completa 20 anos em 2023, passa a integrar um conjunto importante de ações estaduais, que inclui a Biblioteca de São Paulo com mais de 35 mil títulos e a Escola Técnica Estadual (ETEC).
Sobre a Amigos da Arte
A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Teatro Sérgio Cardoso, Teatro Sérgio Cardoso Digital e Teatro de Araras, além da plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 17 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 60 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>