Sarau “Roda de Fogueira” traz a música, a dança, as brincadeiras e os ensinamentos de uma das mais tradicionais casas de matriz africana do país, a Fanti Ashanti (MA), para o Sesc Avenida Paulista
Com a Mestra Graça Reis de Menezes e o Grupo Cupuaçu, a apresentação acontece no dia 16/12, sexta, às 19h, de forma aberta e gratuita, na praça da unidade
No dia 16 de dezembro, às 19h, o Sesc Avenida Paulista recebe, para a “Roda de Fogueira - afeto e cuidado nas manifestações populares” a Mestra Graça Reis de Menezes - familiar do Pai Euclides, fundador da primeira Casa de Candomblé do Maranhão - e o Grupo Cupuaçu - que mantem vivas as tradições maranhenses do Bumba-Meu-Boi e do Tambor de Crioula na cidade de São Paulo. Neste sarau, baseado na cultura popular maranhense, a dança e a música típicas são apresentadas, além de brincadeiras e ensinamentos populares. A atividade é aberta e gratuita, na praça da unidade (térreo).
Nesta roda, a fogueira está presente simbolicamente, em um circo de calor formado por mulheres, homens, crianças e idosos em torno da música e da dança. Graça Reis de Menezes usa seu conhecimento vindo dos terreiros, quintais e escolas de diferentes pedagogias e classes sociais, para manter vivas e transmitir as tradições maranhenses, uma vez que foi uma das primeiras mulheres a cantar nas rodas de Bumba Meu Boi e Tambor de Crioula, no Maranhão, que até então eram dominadas por homens e por ser parte da família de pai Euclides, fundador da casa Fanti Ashanti, a primeira de Candomblé de São Luís (MA) e uma das mais tradicionais do Brasil.
O Grupo Cupuaçu - Centro de Estudos de Danças Populares Brasileiras, criado em 1986, realiza desde 1990 a Festa do Bumba meu boi no Morro do Querosene. Composto por membros de famílias de diferentes regiões do Maranhão, além de migrantes de outras regiões brasileiras e imigrantes de diversas partes do mundo, nessa apresentação, o grupo, radicado em São Paulo, acompanha a mestra Graça nesse resgate das tradições maranhenses.
Essa programação é parte do projeto “Cuidar de Quem Cuida - Existências Negras”, que, na sua quinta edição, busca refletir o racismo estrutural nas várias camadas da sociedade e recuperar os diferentes modos de cuidados essenciais nas culturas afrodescendentes.
SERVIÇO
Sarau | Roda de Fogueira - afeto e cuidado nas manifestações populares
Com a Mestra Graça Reis de Menezes e o Grupo Cupuaçu
Quando: 16 de dezembro de 2022. Sexta, às 19h.
Onde: Praça - Térreo.
Classificação etária: Livre.
Duração: 60 minutos.
Capacidade: 50 lugares.
Gratuito. Sujeito à lotação.
___
SESC AVENIDA PAULISTA
Avenida Paulista, 119, São Paulo
Fone: (11) 3170-0800
Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m
Horário de funcionamento da unidade:
Terça a sexta, das 10h às 21h30.
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.
Horário de funcionamento da bilheteria:
Terça a sexta, das 10h às 21h30.
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30
Portal Sesc SP | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>