Equipe de São Paulo ganha medalha de prata na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG)
O Kombosa Rockets, grupo formado por alunos do Colégio Marista Arquidiocesano, conquistou o vice-campeonato no evento realizado no Rio de Janeiro
Os alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Marista Arquidiocesano, um dos mais tradicionais da capital paulista, Sarah Hellen Barbosa Lucas, Tuanny Fernandes dos Santos e Lucas Kin Murgel Shibasaki, orientados pelo professor Henrique Veiga Giannini conquistaram a medalha de prata na 16ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Eles formam a equipe denominada Kombosa Rockets.
O evento, realizado em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar foguetes obliquamente, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes.
Na atividade, a equipe contou sua trajetória de participação desde a OBA (Olimpíadas Brasileira de Astronomia) até a MOBFOG. Explicaram também todas as etapas de produção do projeto do foguete (desenhos e medições) até sua produção (construção de protótipo) e, ainda, como foram os testes de lançamento realizados na chácara do Arquidiocesano.
Passadas essas fases, refizeram seus projetos e cálculos para a construção dos novos modelos e alcançaram maior êxito nos lançamentos com a altura e distância. Em seu segundo lançamento, os foguetes feitos de garrafas PET e movidos a combustível feito com vinagre e bicarbonato de sódio do grupo do Arquidiocesano alcançaram a marca de 131,2 metros.
De acordo com o professor Henrique Veiga Giannini, a ciência, feita de forma prática, transforma os alunos em protagonistas. “Os alunos fazem experimentações e testes para desenvolver o projeto. São diversas dificuldades que são superadas, passo a passo, para que os objetivos sejam atingidos; um treino perfeito para desenvolver as habilidades do século XXI, como soluções para os problemas encontrados, trabalho em equipe na construção dos produtos e resolução de desafios por meio das negociações entre os membros do grupo”, explica.
A Mostra Brasileira de Foguetes é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, previamente cadastradas. O Colégio Marista Arquidiocesano participa há cerca de 10 anos da competição.
Sobre os Colégios Maristas
Os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 21 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>