Simpósio abordará suicídio nas escolas, empresas, famílias e já tem quase 200 inscritos com ingresso solidário
Evento é alusivo ao ‘Setembro Amarelo’, mês dedicado ao luto por suicídio; quase 120 mil brasileiros morreram por suicídio nos últimos dez anos
A Associação Se tem vida, tem jeito realiza nos dias 3 e 4 de setembro o simpósio com o tema “Entre dores e amores: prevenção dos processos autodestrutivos”. O evento marca o início de atividades da entidade, beneficente, cujo objetivo é levar atendimento em psiquiatria e psicoterapia a enlutados por suicídio, em todos os estratos sociais, além de ampliar o debate sobre suicídio em escolas e empresas.
Fundadora e diretora da nova associação e coordenadora do evento, a suicidologista Karina Okajima Fukumitsu é pós-doutora em psicologia pela USP e mestre em Psicologia Clínica pela Michigan School of Professional Psychology (EUA). Ela assinala que o simpósio, aberto ao público, alude ao Setembro Amarelo, campanha de entidades de saúde na prevenção ao suicídio
No dia 3, o simpósio será presencial, na Unibes Cultural, das 12h às 20h, no bairro Sumaré, na capital. O programa abrange palestras, mesas redondas e um encontro com as autoras do livro “Revés de um parto: luto materno”. No dia 4, no formato online, começa às 10h e prossegue até 20h00, com mais de 20 profissionais reunidos em palestras, debates e interações com a audiência.
Os organizadores pedem aos interessados no evento presencial 1 quilo de alimento não perecível, 1 carretel de linha barroco número 6, destinada à confecção de toucas para crianças com câncer ou 1 pacote de absorvente feminino. Todos os itens serão doados a entidades assistenciais.
Números - Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, o suicídio constitui um problema crônico de saúde pública. Trata-se da quarta maior causa de mortes de jovens na faixa de 15 anos a 29 anos de idade. Os números da OMS dão conta de que 700 mil pessoas morrem no mundo, anualmente, por suicídio. Já no Brasil, entre 2010 a 2019 ocorreram 112.230 mortes por suicídio, com alta de 43% no período: de 9.454, em 2010, para 13.523 (Ministério da Saúde).
Em 2021, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado nos últimos dias, 14.353 brasileiros morreram por suicídio (+ 7,4% ante 2020).
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>