Empreendedorismo e inovação mobilizam lideranças municipais na XXIII Marcha dos Prefeitos
O programa Cidade Empreendedora e seus dez eixos estratégicos de atuação foram apresentados durante o evento. Ganharam destaque os resultados práticos da iniciativa, como a melhoria do ambiente de negócios e a desburocratização
O programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae voltada a impulsionar o desenvolvimento territorial local através do empreendedorismo e da inovação, foi tema de painel realizado, nesta quarta-feira (27), na XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, mais conhecida como Marcha dos Prefeitos. O evento prossegue até esta quinta-feira (28), reunindo prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e demais lideranças políticas da esfera municipal para debates com autoridades estaduais e federais, em torno das pautas municipalistas.
Com objetivo de apresentar os principais resultados do Cidade Empreendedora, o diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick, elucidou os dez eixos de atuação nos quais programa é focado. “Já atendemos mais de 1.500 cidades no país inteiro e, em todas elas, alcançamos a melhora no ambiente de negócios, o fortalecimento do empreendedorismo e o dinamismo da economia local. Costumo dizer que esse programa é como uma caixa de ferramentas ou um caminhão de delivery cheio de soluções. Chegamos, estacionamos e oferecemos suporte para o desenvolvimento econômico-social das cidades”, declarou.
Sala do Empreendedor, Compras Públicas, Educação Empreendedora, Desburocratização, Inovação, Sustentabilidade são algumas verticais estratégicas do Cidade Empreendedora, que, de acordo com o diretor, vêm transformando a realidade de diversos municípios Brasil afora. “A iniciativa é voltada para a disseminação de boas práticas. Nós reunimos o que pesquisadores, gestores, empreendedores e estudiosos estavam fazendo de melhor e empacotamos para que prefeituras colocassem em prática. Inovação, pesquisa e empreendedorismo podem mudar nosso país e o Sebrae está junto com vocês nessa”, incentivou o diretor.
Plano de governo pronto
O Superintendente do Sebrae em Rondônia e ex-governador do estado, Daniel Pereira, comemorou o índice de 100% de adesão dos municípios ao programa. “Quando conheci o Cidade Empreendedora, vi ali um plano de governo pronto. Entregamos e aplicamos os eixos e enxergamos as mudanças na prática. Se querem um plano de governo diferenciado, voltado ao desenvolvimento, procurem o Sebrae”, indicou.
Júnior Weiller, presidente da Associação de Municípios do Paraná, destacou algumas transformações que o Cidade Empreendedora gerou nos municípios paranaenses. Segundo ele, já são mais de 60 Salas de Empreendedores no estado, destinadas a cidades com menos de 10 mil habitantes. “Sou testemunha da grande revolução do Cidade Empreendedora. Para se ter ideia, antes, para abrir uma empresa, demorava cerca de cinco meses; hoje, com 26 horas, temos o processo concluído”, completou.
Governo e inovação
De acordo com o secretário de inovação do Ministério da Economia, Bruno Portela, o empreendedorismo e a inovação são pautas prioritárias para o governo federal. Portela lembrou que a melhoria do ambiente de negócios, a liberdade econômica e o investimento em inovação estão presentes em diversas leis e projetos apoiados e executados pela pasta. “Iniciativas como o Marco Legal das Startups, o Inovativa, Brasil Mais, entre tantas outras mostram o compromisso do governo com o tema”, observou.
O secretário de governo digital do Ministério da Economia, Fernando Coelho, apresentou a plataforma Rede Gov.br, solução integrada para elaboração de diagnósticos dos principais desafios municipais, que possibilita a construção de planos de ações voltados à transformação digital. A ideia é que por meio de uma infraestrutura nacional de dados, as cidades possam realizar atendimentos, criar programas e políticas públicas que beneficiem os cidadãos. “Já somos mais de 130 milhões de brasileiros com uma conta no Gov.br. O cidadão não quer mais balcão, ele exige inovação, agilidade e qualidade nos serviços públicos”, frisou.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>