Agenda Tarsila destaca três eventos em São Paulo
O feriado de 21 de abril está repleto de atividades, de exposições a espetáculo de dança que remetem à Semana de 22
Em celebração aos cem anos da Semana de Arte Moderna de 1922, a Agenda Tarsila, lançada em setembro de 2021, já conta com mais de 500 eventos realizados no Brasil e até no exterior, como Estados Unidos, Portugal e Argentina, e que celebram um dos momentos mais importantes da arte no Brasil. A plataforma conta com entrevistas, vídeos exclusivos, linha do tempo especial sobre os modernistas e eventos culturais para quem deseja se aprofundar ainda mais no tema. E indica três eventos que começam nesta semana: a exposição “Contramemória”, a exposição “Adriana Varejão: Suturas, fissuras, ruínas” e o espetáculo “Vila Tarsila”.
Vila Tarsila, em curtíssima temporada no teatro Cacilda Becker, 23 e 24 de abril. É um espetáculo da Cia. Druw de Dança Contemporânea que transporta o espectador ao mundo antropofágico de Tarsila do Amaral. A companhia busca remontar sua trajetória criativa e mergulha na imaginação viajante de Tarsila.
A exposição Adriana Varejão: Suturas, fissuras, ruínas, que fica em cartaz até 1 de agosto na Pinacoteca, é a mostra mais abrangente do trabalho da artista e reúne mais de 60 obras, de 1985 a 2022. Ela ocupa sete salas do espaço, além do Octógono e a curadoria traz desde as primeiras produções, quando Adriana ainda estudava na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, como as pinturas A Praia e O Fundo do Mar, até as recentes pinturas tridimensionais de grande escala da série Ruínas de Charque.
Já o Theatro Municipal de São Paulo abre a exposição Contramemória. Com curadoria de Jaime Lauriano, Lilia Moritz Schwarcz e Pedro Meira Monteiro, é uma releitura e tradução crítica da Semana de 22 e seu ambiente cultural e político. Assim, até 5 de junho será possível conhecer obras contemporâneas, como rever aquelas pertencentes ao Acervo Modernista do Centro Cultural São Paulo (CCSP). Entre os modernistas presentes na exposição, estão Anita Malfatti, Alfredo Volpi, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti e Flávio de Carvalho. Já os artistas contemporâneos são Ailton Krenak, Denilson Baniwa, Daiara Tukano, Adriana Varejão, Mídia Ninja e Val Souza.
Sobre a Agenda Tarsila
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo lançou, em setembro do ano passado, a Agenda Tarsila, um braço fundamental do projeto “Modernismo Hoje”, concebido pela pasta para celebrar o legado da Semana de Arte Moderna de 1922. A iniciativa é um guia especial e único sobre a temática. Além de acompanhar a programação, o público poderá conferir a história do movimento modernista, curiosidades, galerias de fotos, entrevistas exclusivas com familiares, artistas contemporâneos e pesquisadores dos principais personagens que lançaram tendência no Movimento Modernista. O projeto também disponibiliza conteúdo nas redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook, TikTok e Youtube) com diversas novidades envolvendo o centenário. Toda a gestão e produção da Agenda Tarsila é realizada pela Organização Social Amigos da Arte.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>