Agenda Tarsila indica ação histórica no Theatro Municipal de São Paulo: a exposição Contramemória
Após 100 anos, o palco da Semana de Arte Moderna volta a exibir uma exposição de grande porte, a partir de 18 de abril
Lançada em setembro de 2021 para celebrar os cem anos da Semana de Arte Moderna de 1922, a Agenda Tarsila já conta com mais de 500 eventos realizados no Brasil e até no exterior, como Estados Unidos, Portugal e Argentina, que celebram um dos momentos mais importantes da arte em nosso país. A plataforma conta com entrevistas, vídeos exclusivos, linha do tempo especial sobre os modernistas e eventos culturais para quem deseja se aprofundar ainda mais no tema. Na próxima segunda, dia 18 de abril, o Theatro Municipal de São Paulo abre a exposição “Contramemória''.
Com curadoria de Jaime Lauriano, Lilia Moritz Schwarcz e Pedro Meira Monteiro, “Contramemória” traz uma releitura e tradução crítica da Semana de 22 e seu ambiente cultural e político. Assim, até 5 de junho será possível conhecer obras contemporâneas, como rever aquelas pertencentes ao Acervo Modernista do Centro Cultural São Paulo (CCSP).
Entre os modernistas presentes na exposição, estão Anita Malfatti, Alfredo Volpi, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti e Flávio de Carvalho. Já os artistas contemporâneos são Ailton Krenak, Denilson Baniwa, Daiara Tukano, Adriana Varejão, Mídia Ninja e Val Souza.
Sobre a Agenda Tarsila
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo lançou, em setembro do ano passado, a Agenda Tarsila, um braço fundamental do projeto “Modernismo Hoje”, concebido pela pasta para celebrar o legado da Semana de Arte Moderna de 1922. A iniciativa é um guia especial e único sobre a temática. Além de acompanhar a programação, o público poderá conferir a história do movimento modernista, curiosidades, galerias de fotos, entrevistas exclusivas com familiares, artistas contemporâneos e pesquisadores dos principais personagens que lançaram tendência no Movimento Modernista. O projeto também disponibiliza conteúdo nas redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook, TikTok e Youtube) com diversas novidades envolvendo o centenário. Toda a gestão e produção da Agenda Tarsila é realizada pela Organização Social Amigos da Arte.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>