Agenda Tarsila indica “A Semana de 22 em Debate”
A Casa Fernando Pessoa, em Lisboa (Portugal) promove Simpósio Internacional com o intuito de discutir as interações artísticas entre os dois países
Lançada em setembro de 2021 para celebrar os cem anos da Semana de Arte Moderna de 1922, a Agenda Tarsila já conta com mais de 500 eventos realizados no Brasil e até no exterior, como Estados Unidos e Argentina, e que celebram um dos momentos mais importantes da arte em nosso país. A plataforma conta com entrevistas, vídeos exclusivos, linha do tempo especial sobre os modernistas e eventos culturais para quem deseja se aprofundar ainda mais no tema. Agora, em Portugal, A Casa Fernando Pessoa promove no próximo dia 13 A Semana de 22 em Debate.
Após 100 anos, a iniciativa da professora e escritora da Universidade Federal de Ouro Preto, Guiomar de Grammont, reúne investigadores, escritores, professores e estudantes universitários para aprofundar o debate sobre esse tema e apresentá-lo ao público europeu.
Entre as propostas do encontro, está a discussão se terá havido trocas com a produção cultural brasileira, durante o período modernista de Portugal, além de discutir as interações artísticas entre os dois países.
Além da professora Guiomar, participam do Simpósio a escritora brasileira Marcia Camargos, autora do livro Semana de 22: Entre Vaias e Aplausos e também Luísa Coelho, portuguesa, mestre em Filosofia Política e doutora pela Universidade de Utrecht, na Holanda, com moderação do escritor português Jacinto Rego de Almeida, autor de As palavras e os atos e Mistérios da Amazônia - Cadernos de uma expedição nas Guianas e no Brasil, com Carlos Cáceres Monteiro, entre outros.
Sobre a Agenda Tarsila
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo lançou, em setembro do ano passado, a Agenda Tarsila, um braço fundamental do projeto “Modernismo Hoje”, concebido pela pasta para celebrar o legado da Semana de Arte Moderna de 1922. A iniciativa é um guia especial e único sobre a temática. Além de acompanhar a programação, o público poderá conferir a história do movimento modernista, curiosidades, galerias de fotos, entrevistas exclusivas com familiares, artistas contemporâneos e pesquisadores dos principais personagens que lançaram tendência no Movimento Modernista. O projeto também disponibiliza conteúdo nas redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook, TikTok e Youtube) com diversas novidades envolvendo o centenário. Toda a gestão e produção da Agenda Tarsila é realizada pela Organização Social Amigos da Arte.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>