Sesc São Paulo apresenta quinta edição do Inspira, com ações de incentivo à saúde e bem-estar
De 5 a 17 de abril, o Sesc oferece mais de 100 atividades voltadas para a reflexão sobre os diversos conceitos relacionados à qualidade de vida. Série de bate-papos, palestras, exibições, oficinas, cursos e vivências acontece nas 40 unidades de todo o estado e nas plataformas digitais da instituição. Programação reúne profissionais, coletivos, instituições e ativistas com trabalhos de destaque nas áreas da saúde, nutrição, atividade física, esporte e meio ambiente. Todas as atividades são gratuitas.
Entre os destaques, estão o psicanalista Christian Dunker, que fala sobre qualidade de vida no trabalho; o médico e pesquisador Paulo Saldiva explica como o convívio em sociedade interfere em nossos sentimentos, emoções, expectativas e comportamentos; e o ativista socioambiental e de defesa dos direitos indígenas Ailton Krenak apresenta os caminhos possíveis de recriar o mundo por meio da arte. O coletivo formado por psicanalistas e psicólogas Margens Clínicas convida pessoas negras, LGBTQI+, indígenas e da periferia para uma conversa sobre o enfrentamento à violência de Estado; e o projeto de educação ambiental Mato no Prato e a iniciativa Vi Verde Amor de trabalho artesanal de terrários e minijardins dividem com o público as práticas associadas à promoção da saúde preventiva e integrativa em feira montada no Sesc Guarulhos
No Sesc Santos, destaque para a aula aberta e gratuita de yoga ‘Saudação ao Sol’ (Surya Namaskar), uma sequência de 12 posturas que contribuem para o bem-estar físico e mental.
No mês de celebração do Dia Mundial da Saúde (7 de abril), o Sesc São Paulo promove a quinta edição do projeto Inspira – Ações para uma vida saudável, com programação especial dedicada ao tema que transcende o trabalho desenvolvido pela instituição: suas 40 unidades no estado recebem, de 5 a 17 de abril, mais de 100 atividades que dialogam com o conceito de estímulo a hábitos saudáveis e a importância da promoção da saúde para o bem-estar.
Este ano, as atividades buscam promover reflexões sobre a qualidade de vida em seus diversos contextos e significados das relações humanas, em especial sob o tripé indivíduo-sociedade-trabalho. Para isso, o Sesc promove uma série de bate-papos, palestras, exibições, oficinas, cursos e vivências com diversos especialistas, instituições e coletivos, em encontros presenciais e virtuais. Temas como bem-estar espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, relacionamentos sociais, com a família, amigos e colegas de trabalho ou de estudos, além de saúde e educação, serão abordados. Tudo de graça e para o público de todas as idades.
Destaques em São Paulo, capital
No Sesc Pinheiros acontecem três atividades de destaque – uma delas on-line. Abrindo a programação da quinta edição do Inspira – Ações para uma vida saudável, haverá um bate-papo com o psicanalista Christian Dunker sobre Qualidade de vida no trabalho. O professor titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), reconhecido por pesquisas em psicanálise, sofrimento e política, provoca reflexões sobre as influências do trabalho na saúde mental e qualidade de vida dos indivíduos. Uma conversa a partir de aspectos positivos, como a realização pessoal, e aspectos nocivos (e muitas vezes velados), como o assédio, o preconceito e o bullying. Dia 5/4, terça-feira, das 19h30 às 21h30, no YouTube do Sesc Pinheiros.
Para falar sobre Qualidade de Vida e Sexualidade, a médica de família e comunidade Thais Machado Dias, integrante de coletivos de sexualidade positiva, explica a importância do tema que remete a um universo onde tudo é relativo, pessoal e muitas vezes paradoxal, e não está relacionado somente ao ato sexual, para uma melhor qualidade de vida e sua relação com a sociedade em que vivemos. Dia 6/4, quarta-feira, das 19h30 às 21h30. Atividade presencial no Sesc Pinheiros, Sala de Oficinas, 2º andar. Retirada de ingressos na Bilheteria a partir das 18h30. Não recomendado para menores de 16 anos.
Outra conversa marcada para ocorrer no Sesc Pinheiros é com o médico e pesquisador Paulo Saldiva. O professor titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP vai abordar o tema Viver com qualidade de vida. Ele vai explicar como o convívio em sociedade, na qual construímos um conjunto de relações, quer seja com pessoas, com a cidade, com os lugares que frequentamos, moramos e trabalhamos, interfere em nossos sentimentos, emoções, expectativas e comportamentos, interferindo em nossa qualidade de vida. Dia 12/4, terça-feira, das 19h30 às 21h30. Atividade presencial no Sesc Pinheiros, Sala de Oficinas, 2º andar. Retirada de ingressos na Bilheteria a partir das 18h30. Não recomendado para menores de 16 anos.
No Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, o Sesc Santana oferece um roteiro terapêutico multissensorial para conectar as pessoas consigo mesmas em meio à coletividade. A vivência auto sensível Rito de mim será ministrada pelo coletivo Preto Império, da Brasilândia, e propõe aos participantes uma reflexão sobre o amor-próprio e projetos de futuro que nos atravessam, por meio das culturas tradicionais brasileiras e das artes performáticas. Dia 7/4, quinta-feira, das 17h30 às 21h30. Atividade presencial.
O Sesc Avenida Paulista será o ponto de encontro de pessoas negras, LGBTQI+, indígenas e periferizadas, com o coletivo Margens Clínicas, formado por psicanalistas e psicólogas, dedicado a pensar o sofrimento psíquico com as patologias do social. A partir do relato das pessoas ali reunidas e interessadas em pensar as possibilidades de (r)existência às violências da colonialidade, os profissionais do coletivo irão elaborar insumos para o enfrentamento à violência de Estado. A atividade Aquilombar para o Bem Viver - sobre vivências e re-xistências será um espaço de cuidado. A partir da escuta da experiência singular de cada participante, bem como daquilo que acontece em cada serviço ou instituição, como por exemplo o racismo estrutural, é que o coletivo estabelece a criação de redes e de alianças por meio do resgate dos saberes originários e tecnologias ancestrais. De 7/4 a 5/5, quintas-feiras, das 18h às 20h, exceto dia 21/4.
A unidade da Paulista também oferece a atividade Como escutar o outro? Módulo I - Qualidade de vida e a produção do fracasso, com o coletivo Margens Clínicas formado por psicanalistas e psicólogas. O grupo de trabalho vai abordar a construção do discurso da qualidade de vida e seus efeitos nos chamados terceiros mundos, buscando pensar junto aos participantes a ideia de fracasso como possibilidade revolucionária para transformar as estruturas de saber-poder que oprimem, sobretudo, o cotidiano da classe trabalhadora. De 12 a 26/4, terças-feiras, das 19h às 21h. Atividade on-line. Recomendado para maiores de 18 anos.
O Sesc Vila Mariana reúne o ativista do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas Ailton Krenak e a mineira Julia Rocha, médica defensora do SUS, cantora, compositora, escritora e colunista para um bate-papo on-line sobre as possibilidades de recriar o mundo por meio da arte. Em Sonhar mundos, produzir saúdes: caminhos possíveis para daqui adiante, os convidados comentam sobre a capacidade de alimentar nossa imaginação e desejos, e sobre experiências reais desses sonhos no cuidado em saúde de uma médica, cantora e compositora no SUS. A conversa será mediada por Silvana Bahia, coordenadora da PretaLab iniciativa de estímulo às mulheres negras nas tecnologias e inovação. Dia 12/4, terça-feira, das 19h às 20h30, no Youtube do Sesc Vila Mariana.
A partir da obra do filósofo sul-coreano contemporâneo Byung-Chul Han (1959-), o mestre em filosofia e psicossociologia Leandro Chevitarese traz reflexões sobre os desafios ocasionados pelas novas formas de violência neuronal na sociedade contemporânea e as influências da era digital neste cenário. Oferecido pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, ao todo serão quatro aulas do minicurso on-line Sociedade do Desempenho: uma reflexão sobre os desafios da era digital. De 7 a 18/4, segundas e quintas-feiras, das 15h às 16h30.
Destaques na Grande São Paulo
O Sesc Santo André oferece a vivência Mindfulness e trabalho: controle suas emoções, com o administrador de empresas especializado em Neurociência e Neurobiologia pela Universidade de São Paulo (USP) Fernando Rios. Trata-se de uma atividade com técnica de meditação focada na atenção plena que pode ser praticada em diferentes situações e locais, inclusive no trabalho. Utiliza a concentração no momento presente, no reconhecimento dos sentimentos, emoções e ambiente, permitindo afastar as preocupações e ansiedade sobre questões passadas e futuras, com a finalidade de se obter maior controle sobre suas emoções. Dia 9/4, sábado, das 14h às 16h. Atividade presencial. Inscrições gratuitas no local com 30 minutos de antecedência.
No Sesc Guarulhos será montada uma feira de experimentação em práticas associadas à promoção da saúde preventiva e integrativa. É o Roda da saúde: descobertas e escolhas saudáveis, que tem por objetivo incentivar a autonomia para o autocuidado e atenção plena. Os participantes poderão vivenciar práticas relacionadas à atividade física e movimento, equilíbrio mental, alimentação saudável e nutrição, natureza, relacionamento interpessoal e espiritualidade. Estarão presentes o projeto de educação ambiental Mato no Prato, a iniciativa Vi Verde Amor de trabalho artesanal de terrários e minijardins, o serviço de saúde alternativo e holístico Viva Alecrim, a psicóloga Márcia Rodrigues e os Educadores de Atividades Físico-Esportivas e Agentes de Educação Ambiental do Sesc Guarulhos. Dias 16 e 17/4, sábado e domingo, das 10h às 14h.
Destaques no interior
O Sesc Sorocaba oferece uma vivência pela Floresta Cultural, área verde urbana de 257 m2 que forma um mosaico de Mata Atlântica com manchas de cerrado e mata ciliar. Ligada a cinco nascentes, afluentes do rio Sorocaba, e com uma fauna catalogada de mais de 120 espécies de aves, borboletas e pequenos mamíferos, o local é um refúgio em meio a casas, prédios e condomínios do Parque Três Meninos, em Sorocaba. Preservado por voluntários, o projeto é resultado da iniciativa civil pública que vem transformando, desde 2016, esta área antes degradada, com lixo e entulho, através da mobilização de voluntários da comunidade. Nesta atividade, os guardiões da floresta convidam os participantes a praticar o repouso e o lazer consciente. A atividade Em cantos de Sorocaba: Floresta Cultural ocorre antes da abertura do Inspira. Dia 2/4, sábado, das 7h30 às 10h30. Atividade presencial.
No Sesc Jundiaí, a voz será tema da oficina Quem escuta bem, se expressa bem!, que será ministrada pela cantora, compositora, poeta e professora de canto Giselle Maria. Tendo a voz como a ferramenta mais primária e mais imediata de que dispomos para interagir na sociedade, é por meio dela que revelamos nossas emoções, sensações e intenções. Esta oficina proporcionará vivências práticas e abordagem teórica sobre os temas relacionados a: Voz (definição/aspectos); Projeção (vocal/articulação); Diferenças entre ouvir e escutar; Diferenças entre voz, fala e linguagem; Relaxamento; Meditação visualizada para ativar as sensações; Sensibilização e percepção (escuta de canções). Dia 6/4, quarta-feira, das 14h às 17h.
Destaque no litoral
O Sesc Santos convida o público para uma aula aberta e gratuita de yoga. A sequência escolhida para esta atividade é uma das práticas mais conhecidas da arte meditativa: a Saudação ao Sol (Surya Namaskar). São 12 posturas do yoga que contribuem para o bem-estar físico e mental. A aula será aberta a todos os públicos e não precisa ter experiência. Necessário trazer, apenas, canga ou tapete. Dia 14/4, quinta-feira, às 17h30. A partir de 12 anos. Ginásio.
Serviço
Inspira – Ações para uma vida saudável
5 a 17 de abril de 2022
Mais de 100 atividades on-line e presenciais em todas as unidades do Sesc São Paulo
Gratuito
Mais informações: www.sescsp.org.br/inspira
Sobre o Sesc São Paulo
Com 75 anos de atuação, o Sesc – Serviço Social do Comércio conta com uma rede de 45 unidades operacionais no estado de São Paulo e desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio, serviços, turismo e para toda a sociedade. Mantido pelos empresários do setor, o Sesc é uma entidade privada que atua nas dimensões físico-esportiva, meio ambiente, saúde, odontologia, turismo social, artes, alimentação e segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania. As iniciativas da instituição partem das perspectivas cultural e educativa voltadas para todas as faixas etárias, com o objetivo de contribuir para experiências mais duradouras e significativas. São atendidas nas unidades do estado de São Paulo cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas. Mais informações, clique aqui.
Orientação para acesso às unidades do Sesc SP:
Para ingressar nas unidades do Sesc SP é necessário apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19 (físico ou digital) e um documento com foto:
- Maiores de 12 anos devem apresentar o comprovante contendo as duas doses ou dose única da vacina.
- As crianças de 5 a 11 anos devem apresentar o comprovante evidenciando UMA dose (conforme calendário do município).
Recomendável o uso de máscara.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>