Agenda Tarsila indica 8 eventos para ficar por dentro da Semana de Arte Moderna de 1922
Confira as melhores programações que acontecem esta semana
Até hoje, a Semana de Arte Moderna é um marco cultural no país. A Agenda Tarsila, pioneira e maior plataforma dedicada ao movimento modernista, já reúne os principais e melhores eventos sobre o Modernismo que ocorrem pelo país, até o momento foram mapeados mais de 500 programações sobre o marco cultural.
Na plataforma, os interessados terão a chance de conhecer um vasto calendário de eventos que trazem obras, fatos históricos, trajetórias e curiosidades ligadas à Semana de Arte Moderna em diferentes lugares do país que podem ser visitados tanto de maneira online quanto presencial.
A Agenda Tarsila também possui entrevistas exclusivas com parentes dos modernistas, pesquisadores e artistas contemporâneos como Tarsilinha, sobrinha-neta de Tarsila do Amaral, Rudá K. Andrade, neto de Oswald de Andrade, o diretor de teatro Zé Celso, o estilista Ronaldo Fraga, entre outros.
Além disso, a plataforma possui curiosidades sobre a semana que revolucionou o curso da arte e da cultura brasileira. Um verdadeiro guia sobre o modernismo e a Semana de Arte Moderna.
Confira a programação indicada para esta semana!
Exposição no Museu Afro Brasil mostra o extraordinário Mário de Andrade
O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, realiza até 30 de junho, a exposição ``Esse Extraordinário Mário de Andrade”, uma homenagem ao intelectual e em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna.
A mostra conta com curadoria do diretor geral do Museu Afro Brasil, Emanoel Araujo, e da equipe da instituição, traz diferentes aspectos da atuação de Mário de Andrade, poeta, cronista, romancista e pesquisador, além de crítico de arte e de literatura, musicólogo e fotógrafo. Um dos destaques é a Missão de Pesquisas Folclóricas, expedição organizada por Mário de Andrade para investigar as manifestações culturais presentes em diferentes regiões do Brasil. Para mais informações, acesse Agenda Tarsila.
Farol Santander realiza a exposição ‘Identidades – 22&22&22’
O Farol Santander SP reverencia a história e a contemporaneidade ao realizar a grandiosa exposição Identidades – 22&22&22. A mostra é apresentada em três andares e no hall de entrada do icônico centro de cultura, lazer, empreendedorismo e gastronomia.
Com obras emblemáticas do Acervo Artístico-cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo e da Coleção Santander Brasil, mais de 140 trabalhos estão exibidos em um total de 867m² de área expositiva. Sob curadoria de Ana Cristina Carvalho e Carlos Augusto Faggin, e concepção de projeto visual e arquitetônico de Fernando Brandão, a mostra apresenta um recorte sobre três séculos de produções artísticas no Brasil, com trabalhos de artistas fundamentais para a criação e desenvolvimento da identidade cultural do País.
Entre os grandes destaques, está o imponente mural Tiradentes (1948-1949), considerado uma das principais obras de Candido Portinari, que será pela primeira vez exibido fora do Memorial da América Latina. A obra de grandes dimensões (309×1767 cm) será instalada no hall do Farol Santander SP.
Tarsila do Amaral, uma das maiores artistas brasileiras, terá sete obras exibidas, entre elas, Autorretrato I (1924); e A Samaritana (1911). Outras figuras fundamentais como Anita Malfatti e Alfredo Volpi também terão diversos trabalhos expostos na mostra. A mostra fica disponível até 22/05. Para mais informações, acesse a Agenda Tarsila.
Exposição ‘Portinari Sonoro’ pode ser escutada no MIS
A Universidade São Judas promove a exposição Portinari Sonoro no MIS (Museu da Imagem e do Som). É uma paisagem sonora para nove telas de Cândido Portinari, que estarão na exposição Portinari Para Todos, no MIS Experience. Esses áudios serão ouvidos com o escaneamento de QR codes em cada reprodução de telas. A entrada é gratuita e a exposição irá até o dia 30 de junho. Para mais informações, acesse Agenda Tarsila.
Estação Sé do Metrô tem exposição com releituras de Portinari
Painéis com onze releituras das obras de Candido Portinari estão sendo expostos na estação da Sé do Metrô. A ação inédita é uma parceria entre o MIS Experience – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo –, o Museu do Catavento e o programa Fábricas de Cultura. Os trabalhos assinados por grafiteiros da capital paulista permanecerão em exibição até 24/04. Com o apoio da Companhia do Metropolitano de São Paulo, sob gestão da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM), a proposta é que a exposição circule por outras estações nos próximos meses. Para mais informações, acesse Agenda Tarsila.
Paço das Artes faz a exposição ‘Modernismo Desde Aqui’
Coerente com a vocação do Paço das Artes, instituição dedicada à pesquisa, educação e promoção da arte na cidade e no país, a exposição Modernismo Desde Aqui, com curadoria de Claudinei Roberto da Silva, pretende através de uma seleção de obras de arte contemporâneas e modernas apresentar uma narrativa que revele do movimento de 1922 um dos seus desdobramentos na história recente da arte no país. A exposição investiga como certa fração da produção do polímata Mário de Andrade criou condições para o estabelecimento do diálogo descolonizante entre várias vertentes da arte brasileira, notadamente daquele que justamente valoriza produções de caráter dito popular a partir da qualidade e potência das suas invenções formais. A mostra fica disponível até 03/07. O local fica na Rua Albuquerque Lins, 1.331 - Higienópolis. Mais informações, acesse Agenda Tarsila.
Exposição imersiva com obras de Van Gogh chega a São Paulo
Vivida por milhões de pessoas ao redor do mundo, a experiência Beyond Van Gogh usa tecnologia de projeção de ponta para criar uma viagem sensorial extraordinária, apresentando mais de 300 obras-primas do pintor que, livres de molduras, ganham vida, aparecem e desaparecem, fluem por múltiplas superfícies, projetadas no chão e nas paredes que se envolvem em luz, cor e formas para revelar flores, cafés, paisagens. Em 2022, ano em que o Brasil celebra o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, o público poderá vivenciar uma exposição multimídia do gênio holandês que é um Patrimônio Mundial da Arte. A mostra fica disponível até 03/07, das 10h às 21h. Para mais informações, acesse Agenda Tarsila.
Exposição ‘Raio-Que-O-Parta’ pode ser vista no Sesc 24 de Maio
O Sesc 24 de Maio está com a exposição Raio-que-o-parta: Ficções do Moderno no Brasil, aberta até 7 de agosto de 2022. Com curadoria dos pesquisadores Aldrin Figueiredo, Clarissa Diniz, Divino Sobral, Marcelo Campos, Paula Ramos, Raphael Fonseca e consultoria de Fernanda Pitta, a mostra integra a ação em rede do Sesc São Paulo, Diversos 22 – Projetos, Memórias, Conexões, em razão das efemérides do centenário da Semana de Arte Moderna e do Bicentenário da Independência do Brasil. Com o objetivo de refletir criticamente sobre essas datas, analisando-as em contextos históricos sobre a modernização do território brasileiro, o que simbolizaram no passado e o que mobilizam no presente em projeto para o futuro, a mostra traz cerca de 600 obras de 200 artistas, como Lídia Baís, Mestre Zumba, Genaro de Carvalho, Anita Malfatti, Tomie Ohtake, Raimundo Cela, Pagu, Alberto da Veiga Guignard, Rubem Valentim, Miguel Bakun, Mestre Vitalino, dentre outros. A mostra fica disponível até 03 de julho. Para mais informações, acesse Agenda Tarsila.
Rádio MEC faz série especial sobre a Semana de Arte Moderna
A série Semana de Arte Moderna e o modernismo no Brasil, feita pela Rádio MEC, mostra como essa manifestação cultural se originou, passando pelas influências europeias e o cenário artístico nas principais cidades brasileiras no período que antecedeu o evento; os principais destaques e como a crítica recebeu a semana; o nacionalismo e a relação com o modernismo; e o trabalho de alguns dos principais artistas que participaram e como o movimento influenciou a arte nos anos seguintes. Ao todo são cinco episódios, com 50 minutos de duração cada. Mais informações em Agenda Tarsila.
Sobre a Agenda Tarsila
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo lançou, em setembro do ano passado, a Agenda Tarsila, um braço fundamental do projeto “Modernismo Hoje”, concebido pela pasta para celebrar o legado da Semana de Arte Moderna de 1922. A iniciativa é um guia especial e único sobre a temática. Além de acompanhar a programação, o público poderá conferir a história do movimento modernista, curiosidades, galerias de fotos, entrevistas exclusivas com familiares, artistas contemporâneos e pesquisadores dos principais personagens que lançaram tendência no Movimento Modernista. O projeto também disponibiliza conteúdo nas redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook, TikTok e Youtube) com diversas novidades envolvendo o centenário. Toda a gestão e produção da Agenda Tarsila é realizada pela Organização Social Amigos da Arte.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>