Evento que reúne estudantes brasileiros recebe prêmio do Alto Comissariado da ONU para Refugiados
Com o tema “Promoção, proteção e garantia dos direitos humanos de mulheres e meninas em situações humanitárias”, simulação brasileira foi uma das vencedoras do desafio internacional
O FAMUN (FACAMP Model United Nations), conferência promovida pela FACAMP desde 2013, organizada por estudantes e professoras do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Relações Internacionais (NUEPRI) recebeu hoje o prêmio de melhor vídeo no Desafio do Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR) 2021. O desafio contou com a participação de mais de 300 simulações presentes em 70 países, e o FAMUN esteve dentre as 9 conferências premiadas na categoria de comunicação. Os estudantes da FACAMP participaram do desafio simulando o Conselho de Direitos Humanos da ONU, com o tema “Promoção, proteção e garantia dos direitos humanos de mulheres e meninas em situações humanitárias”.
Além das simulações, os estudantes usaram as redes sociais do FAMUN para trazer informações sobre a inclusão dos refugiados no Brasil, por meio de posts informativos, depoimentos e entrevistas. “Nossa campanha nas redes sociais foi bastante elogiada pela oficial de comunicações do ACNUR, que participou da cerimônia de encerramento do evento”, conta a professora Roberta Machado, do curso de Relações Internacionais da FACAMP e uma das organizadoras do FAMUN. Os três vídeos, disponíveis no instagram da conferência (@famunfacamp), que contam sobre a trajetória de refugiados da Angola e da Síria, foram premiados na categoria Melhor Vídeo.
“O reconhecimento do ACNUR, por meio dessa premiação, é o resultado do trabalho dos alunos e alunas do FAMUN, que aceitaram novamente o desafio de se engajar na promoção dos direitos dos refugiados. Nosso intuito, em 2021 foi, por um lado, mostrar a importância da inclusão das pessoas refugiadas nas sociedades, e, por outro, divulgar, por meio das redes sociais do FAMUN, histórias e experiências de inclusão de refugiados que vivem no Brasil”, enfatiza. É o segundo ano que o evento da FACAMP se destaca, sendo que em 2020, recebeu o prêmio de menção honrosa de resolução mais inovadora, nesse mesmo desafio promovido pela ACNUR.
Em 2021, o FAMUN reuniu, em formato online, mais de 300 participantes de todo o país, que se dividiram entre os mais variados papeis, como chefes de Estado e de governo e diplomatas. A participação no FAMUN é aberta a alunos matriculados no Ensino Médio, cursos pré-vestibulares e ensino superior de qualquer universidade, inclusive, internacionais. A organização é dos alunos da FACAMP, com a gestão de uma equipe de professoras do curso de Relações Internacionais, são elas: Patrícia Rinaldi, Roberta Machado, Patricia Borelli e Rúbia Pontes.
FAMUN 2022
A edição 2022 do FAMUN já tem data para acontecer: de 2 a 5 de setembro. As inscrições serão abertas em breve, pelo site. O evento da FACAMP participará pelo terceiro ano consecutivo do desafio ACNUR.
Edições anteriores
O FAMUN (FACAMP Model United Nations) foi criado em 2013 com o objetivo de proporcionar a estudantes brasileiros uma experiência acadêmica inovadora. Nos anos de 2020 e 2021 o evento aconteceu na modalidade remota.
Os participantes simulam diferentes órgãos e agências da ONU: a Assembleia Geral, o Conselho de Segurança, o Conselho de Direitos Humanos, a Assembleia Mundial da Saúde, a Organização Internacional do Trabalho e a Corte Internacional de Justiça. No início da simulação, funcionários da ONU, especialistas nos temas discutidos, participam de um diálogo interativo com os estudantes, fornecendo informações, dados e os principais insights de cada tópico.
O FAMUN é a única simulação brasileira afiliada ao WIMUN (WFUNA International Model United Nations) da Federação Mundial das Associações das Nações Unidas (WFUNA, na sigla em inglês). Isso significa que as regras de procedimento simuladas no FAMUN seguem as mesmas da ONU, assim como as práticas de negociação e a tomada de decisões. A FACAMP é pioneira e a única na América do Sul a adotar a abordagem WIMUN.
O material produzido pelos participantes da simulação compõe um documento oficial chamado “Resolução”, escrito coletivamente após um processo de negociação por consenso. A equipe organizadora do FAMUN publica um e-book para cada edição da conferência, que serve como material de estudo e pesquisa aos participantes. Em 2021, foi publicado o livro e-book trilíngue “Right to development -- rise for all”, que pode ser baixado no site do FAMUN.
Sobre a FACAMP - Faculdades de Campinas
Fundada em 1999 pelo empresário Eduardo da Rocha Azevedo, ex-presidente da BOVESPA e da Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), e pelos professores João Manuel Cardoso de Mello, Luiz Gonzaga Belluzzo e Liana Aureliano, economistas brasileiros reconhecidos e, também, criadores da UNICAMP.
Desde então, a FACAMP se estabeleceu como uma das principais faculdades de formação de executivos do Brasil. Já formou mais de 5 mil alunos, sendo que mais de 97% deles estão empregados em grandes empresas do Brasil e do mundo, ou comandam seus próprios negócios.
Além dos cursos de graduação, a instituição oferece também programas de pós-graduação lato sensu e educação executiva internacional, em parceria com diversas universidades nos Estados Unidos, Europa, Ásia e Oceania
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>